TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sintese acetanilida

Por:   •  29/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.177 Palavras (5 Páginas)  •  780 Visualizações

Página 1 de 5

Relatório de Química

Características e Propriedades dos Compostos Orgânicos

Titulo: Características e Propriedades dos Compostos Orgânicos

Objetivo: Observar o comportamento dos compostos orgânicos em determinadas condições em comparação com compostos inorgânicos.

Introdução:

Os compostos orgânicos tem grande importância na vida cotidiana de todos. Isso acaba por deixá-los em grande evidência sendo alvo de muitos estudos e pesquisas. Estes compostos têm uma forte tendência para formar ligações covalentes, resultando em cadeias de carbono, ramificadas ou anéis. Estas estruturas são as responsáveis pelas propriedades que caracterizam os diferentes grupos de compostos. As ligações covalentes de tais estruturas têm relações diretas com sua reatividade; suas reações; entre outras propriedades que os distinguem de outro tipo de compostos químicos como inorgânicos, iônicos ou compostos metálicos.

As propriedades físicas dos compostos orgânicos estão intrinsecamente ligadas à estrutura molecular e às interações entre as moléculas. São consideradas propriedades físicas: a solubilidade, o ponto de fusão, o ponto de ebulição, combustibilidade, polaridade, etc.

O ponto de fusão depende das forças existentes entre as moléculas da substância sólida. Quanto mais fortes forem, mais energia devera ser empregada e, portanto maior a temperatura para dispô-las em uma nova forma de organização. O mesmo princípio é aplicado no caso do ponto de ebulição.

Em ligações formadas por átomos que possuem eletronegatividade diferentes, o compartilhamento pelo par de elétrons da ligação covalente ocorrerá de modo desigual. O átomo com maior eletronegatividade exercerá maior atração sobre o par de elétrons, desenvolvendo uma carga parcial negativa. Como consequência, o átomo menos eletronegativo possuirá uma carga parcial positiva. Neste caso, a ligação é denominada covalente polar. Em casos de compartilhamento de elétrons na ligação covalente ocorrerem de modo igual ou muito parecido, visto que não há diferença significativa de eletronegatividade entre os átomos, a ligação é denominada covalente apolar. Essa propriedade também influencia bastante a solubilidade que tem como regra prática geral: compostos se dissolveram bem em solventes com polaridade semelhante, ou seja, compostos polares tendem a se dissolver bem em solventes polares e, compostos com pouca polaridade tendem a se dissolver bem em solventes pouca polares.

Experimental:

  • Vidrarias: Becheres; vidro de relógio; pipetas; capsulas de porcelanas buretas; tubos de ensaio; bastões de vidro;
  • Reagentes: Cloreto de sódio; óleo vegetal; sacarose; parafina; naftaleno; metanol; heptano; ciclo hexano; acido sulfúrico; amido; glicose; benzeno; carbonato de sódio; iodo; éter etílico; acetato de etila; água;
  • Equipamentos: manta térmica; capela;
  • Outros: pinça de madeira; fósforo; flanela; caneta

Desidratação por ácidos:

Adicionaram-se gotas de H2SO4 numa porção de amido, Sacarose, pedaços de papel, madeira, cloreto de sódio e carbonato de sódio.

Combustibilidade:

Aproximo-se  um fósforo acesso de 0,5 ml de Benzeno e ciclo hexano.

Identificação do oxigênio:

Acrescentou-se um cristal de iodo para cada 2 ml de metanol, éter etílico, benzeno, acetato de etila e ciclo hexano e agitou-se.

Ponto de fusão:

Aqueceu-se uma porção de coreto de sódio, parafina, sacarose, sulfato de cobre.

Polaridade:

Aproximar um caneta atritada de um fio de água,metanol, éter etílico e ciclo hexano.

Solubilidade:. Utilizando a bureta colocou-se água no primeiro tubo, ate mais ou menos um terço, no segundo álcool e no terceiro heptano na mesma proporção. Colocaram-se duas gotas de óleo vegetal em cada tubo, agitou-se bem. Repetiu-se o experimento com Cloreto de Sódio, parafina e naftaleno ao invés de óleo.

Resultado e Discussão:

Desidratação por ácidos:

Ao ser colocado ácido sulfúrico nos compostos orgânicos( Amido, madeira, Sacarose, papel, Glicose) todos eles adquiriram coloração preta, pois o ácido sulfúrico retirou H e O em forma de água, sendo assim desidratados e formando como produto final o carvão. Processo chamado de carbonização.

No caso dos compostos inorgânicos como não há água, não ocorre a desidratação.

Combustibilidade:

Observou-se que benzeno sofreu combustão, pois este composto é inflamável. Não havendo combustão completa, pois gerou fuligem. Ao contrario do ciclo hexano, que também é inflamável, mas sua combustão foi completa, não deixando resíduos. A combustão do benzeno foi mais rápida pois seu ponto de fusão é mais baixo, 5,5 °C, enquanto o do ciclo hexano é de 6,5 °C.

Identificação do oxigênio:

Ao adicionar um cristal de iodo em benzeno e ciclo hexano ambos adquiriram coloração lilás, indicando a ausência de Oxigênio em suas estruturas. Já metanol, éter etílico e acetato de etila adquiriram coloração num tom acastanhado por possuírem oxigênio em sua constituição.

Ponto de fusão:

Tanto a Sacarose quanto a parafina fundiram rapidamente por apresentarem pontos de fusão baixos, 186 °C e entre 50 e 57 °C respectivamente. Os pontos de fusão destes compostos são baixos, pois as forças intermoleculares são fracas necessitando de pouca energia para a movimentação das moléculas. Os compostos inorgânicos (Cloreto de Sódio e Carbonato de Sódio) não fundiram, pois os pontos de fusão são altos. Como tanto o Cloreto de Sódio quanto o Carbonato de Sódio possuem cadeias pequenas e elementos muito eletronegativos, Cloro e Oxigênio respectivamente, suas forças intermoleculares são fortes, necessitando assim de muita energia para movimentar as moléculas e assim poder  passar de um estado para o outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (124.3 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com