TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Solubilidade

Por:   •  23/3/2016  •  Dissertação  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 3

   

         

 

 BIOTECNOLOGIA

DISCIPLINA: QUÍMICA ANALÍTICA QUALITATIVA

TURMA: VENCE

TEMA: SOLUBILIDADE

INTEGRANTES:

 

 

Campinas, Março de 2016.

RESULTADOS

Os resultados aqui descritos nesse laudo foram feitos em um laboratório estudantil, no qual encontramos algumas dificuldades em executar o procedimento e serão debatidos no final da conclusão.

Esse experimento foi realizado para observarmos o produto de solubilidade e suas condições sendo elas: 0°C, 25°C, 40°C. Adicionando os tubos de ensaio em gelo, temperatura ambiente e banho Maria, para obtenção de temperaturas necessárias para o experimento.

Colocamos uma quantidade do sal (NaCl  e CaCO3), em seis tubos - marcando X0, para os tubos de 0,5g e X2 para os de 2,0g; e observamos a reação de acordo com o tempo e a temperatura de cada.

   SAL

     0°

SOLUBILIDADE

25°

SOLUBILIDADE

40°

SOLUBILIDADE

NaCl

   0,5

Dissolveu

   0,5

Não dissolveu

   0,5

Não dissolveu

NaCl

   2,0

Dissolveu

   2,0

Dissolveu

   2,0

Dissolveu

CaCO3

   0,5

Não dissolveu

   0,5

Não dissolveu

   0,5

Não dissolveu

CaCO3

   2,0

Dissolveu

   2,0

Dissolveu

   2,0

Dissolveu

Aos quais não se dissolveram falamos que houve precipitação com corpo de fundo- pois cada substância reage na sua temperatura adequada para a formação de produtos.

DISCUSSÃO

Quando adicionamos pequenas quantidades de sólidos a um líquido no qual ele seja solúvel e se agita a mistura heterogênea por algum tempo, a mistura se se transforma em homogênea, ou seja, o sólido dissolveu no líquido produzindo uma solução. Adicionando mais sólido em novas pequenas quantidades, o processo de dissolução pode ser repetido algumas vezes, produzindo soluções de concentração cada vez maior, mas esse valor não pode continuar indefinidamente. Chega-se sempre a um ponto de adição de novas quantidades de sólido onde não produz uma solução de maior concentração, por mais que se agite. Ao invés disso, o sólido adicionado permanece não dissolvido, formando uma mistura heterogênea (presença de corpo de fundo).

Solubilidade (de um sólido em um líquido, em determinadas condições) é o nome que se da á concentração da solução saturada. As condições são principalmente, temperatura e pressão. A temperatura tem influência muito pronunciada sobre a solubilidade na maioria dos casos. A pressão tem importância menor para trabalhos comuns de laboratório, porque geralmente se trabalha em pressão de aproximadamente 1 atmosfera e as variações que ocorrem não alteram substancialmente a solubilidade.

Mas ao seguir dos procedimentos podemos observar que houve algumas diferenças no experimento ao ser comparado com o resultado geral da sala, o qual foi:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (102.9 Kb)   docx (173.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com