TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Solubilidade Experiência

Projeto de pesquisa: Solubilidade Experiência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 2

1. Introdução

A solubilidade pode ser definida como a máxima quantidade possível de um soluto que pode ser dissolvida em certa quantidade de solvente a uma dada temperatura.

Essa quantidade máxima que pode ser dissolvida é também conhecida por coeficiente de solubilidade ou grau de solubilidade. Mas, a solubilidade de qualquer substância depende, entre outras coisas, do tipo de solvente no qual o soluto está disperso.

Uma solução é uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias. A substância em menor quantidade e que se dissolve é o soluto; A substância em maior quantidade é o solvente. A solubilidade pode ser expressa em g de soluto/100 g de solvente, onde podem ser classificadas como solúveis pouco solúveis ou insolúveis e com isso é possível testar a solubilidade de alguns solutos em certos solventes.

2. Experimento

Com o auxilio de uma colher foi coletado certa quantidade de paracetamol (soluto), sendo colocado em um recipiente de vidro, reservando (figura 1). Na capela com o auxilio de um pipeta foi coletada 6 ml de cinco substancias diferentes que são os solventes (figura 2), cada uma colocada em seu respectivo béquer, resevando. Na bancada foi separado cinco tubos de vidro, numerando de um a cinco, onde foram colocados os solventes um em cada tubo e em seguida acrescentando o soluto e homogeneizando e logo após deixando repousar para obter a sua solubilidade (figura3).

3. Resultado

Após realizar o experimento com todas as substâncias dadas, podemos observar que o paracetamol como soluto apresentou diferentes resultados de acordo com os solventes apresentados onde mostra na tabela abaixo.

Substancias Solventes Solubilidade

Água destilada Insolúvel

Álcool etílico Pouco solúvel

Acetona Bastante solúvel

Éter etílico Pouco solúvel

Clorofórmio Insolúvel

4. Conclusão

A partir dos experimentos realizados, foi possível concluir que algumas substâncias são solúveis entre si, enquanto outras substâncias são insolúveis. Uma substância polar tende a dissolver em um solvente polar, e uma substância apolar também num solvente apolar, ou seja, semelhante dissolve semelhante. Então para essa solubilidade acontecer depende da polaridade das substâncias envolvidas, suas interações intermoleculares, bem como da temperatura do sistema. Portanto são diversos os fatores que influenciam na solubilidade de um composto, podendo separar substâncias ou até mesmo criar novos compostos.

5. Referências

MCMURRY, J. Química orgânica. 6º edição São Paulo: Thomson Learning, 2005.

Solubilidade. Disponível em: http://nautilus.fis.uc.pt/bl/conteudos/42/pags/videosdivulgcientifica/solubilidade.html Acessado em: 04 de Abril de 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com