TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese do KNO3 através do processo de solubilidade e cristalização.

Por:   •  28/3/2016  •  Seminário  •  1.353 Palavras (6 Páginas)  •  962 Visualizações

Página 1 de 6

Síntese do KNO3 através do processo de solubilidade e cristalização.

Resumo:

Foi realizado em laboratório a síntese do nitrato de potássio (KNO3) através da técnica de solubilização de sais de cloreto de potássio (KCL) e nitrato de sódio (NaNO3), com filtração à quente e posteriormente o teste para verificação do KNO3.

Introdução:

O Nitrato de Potássio (KNO3) é um composto químico inorgânico encontrado na natureza como nitro, é um sal inodoro, incolor ou branco, solúvel em água e com densidade igual a 2,109 g.cm-3. É formado a partir da ligação entre metais alcalinos, alcalino terrosos e cátion amônio com o ânion monovalente. Além de sua obtenção natural, ele pode ser obtido também em laboratório através de alguns processos de sintetização, nessa prática foi utilizado para a sintetização do composto processos de: solubilidade, aquecimento, filtração e cristalização.

Comercialmente é muito utilizado, ele é um poderoso agente oxidante o que faz com que na indústria ele tenha uma vasta aplicação, é utilizado principalmente em: fertilizantes, na fabricação da pólvora, como conservante na fabricação de alguns alimentos, dentre outras aplicações.

O nitrato de potássio pode gerar riscos a natureza e a vida humana, ele é nocivo se ingerido, inflamável ou explosivo em contato com materiais combustíveis, em contato com substâncias redutoras causam explosão. Os principais sintomas de uma contaminação por nitrato de potássio é dores abdominais, diarreia, tontura, convulsões, dores de cabeça, irritações dificuldade de respirar, irritações e vermelhidão na pele.

As técnicas abordadas nesse experimento utilizam a solubilidade para dissolver a substância. A temperatura para aquecimento que vai influenciar a solubilidade, a filtração para a separação a fase líquida da fase sólida (cristalina), onde os cristais obtidos são usados para a finalidade da prática que é o teste para a presença de nitrato, no qual o mesmo apontou para o positivo.

Objetivo:

Sintetizar e verificar a presença do nitrato de potássio (KNO3).


Parte experimental:

MATERIAIS

REAGENTES

EQUIPAMENTOS

02 Béquer de 25 ml

KCl sólido

Chapa aquecedora

G P

01 Béquer de 100 ml

NaNO3 solido

Bomba a vácuo Prismatec

01 Proveta de 50 ml

H2SO4 P.A

Capela

01 Tubo de ensaio

Solução de FeSO4 0,1 mol/L

Balança analitica

01 Kitassato de 500 ml

Balança semi-analitica

01 Funil de Buchner

01 Bastão de vidro

01 Pipeta graduada de 2 ml

01 Papel de filtro

Espátula

Vidro de relógio


Metodologia:

Foi separado toda vidraria que seria utilizada na realização da aula, pesou-se 3g de cloreto de potássio e 4g de nitrato de sódio em béqueres de 25ml, os reagentes pesados foram transferidos para um béquer de 100 ml e adicionou-se 20 ml de agua destilada, com o auxílio de um bastão de vidro foi dissolvido os reagentes. Em seguida pesou-se 2,5g de cloreto de potássio e 3,5g de nitrato de sódio e adicionou a solução, com constante agitação, dissolveu-se os reagentes adicionados, pesou-se novamente 2g de KCl e 3G de nitrato de sódio que foram adicionados na solução, notou-se que mesmo agitando bem, com o bastão de vidro, os reagentes adicionados não se dissolviam, o béquer contendo a solução foi levado ao banho-maria até atingir uma temperatura que tornasse possível a dissolução dos reagentes, em seguida pesou-se 1,5g de KCl e 2,5g de NaNO3 que novamente foram adicionadas a solução contida no béquer de 100ml, agitou-se bem, foi levado a banho Maria, no entanto não se dissolveu, a solução estava supersaturada.

O béquer contendo a solução foi mantido em aquecimento até a mesma entrar em ebulição reduzindo assim seu volume total. Em seguida resfriou-se a solução naturalmente, houve formação de cristais.

Pesou-se o papel de filtro, o peso foi anotado, o mesmo foi levado ao funil de buchner, que estava junto de todo sistema necessário para realização de uma filtragem a vácuo.  O funil foi aquecido com agua quente antes da filtração, foi realizada a filtração, lavou-se os cristais com um pouco de agua destilada, pesou-se o papel de filtro contendo os cristais.

Em seguida foi realizado um teste no solido, foi colocado uma pequena quantidade em um tubo de ensaio e adicionado 1 ml de agua destilada, agitou-se até a dissolução. Na capela, foi adicionado 500 µl da solução de FeSo4 0,1 mol/L e, lentamente pelas paredes do tubo, 500 µl de H2SO4 P.A, formou um anel amarelo na superfície do liquido contido no tubo.


Resultados e discussão:

Na adição dos sais inorgânicos KCL e NaNO3 em etapas que ocorreram no experimento , verificamos  que os dois sais são bastante solúveis de acordo com o coeficiente de solubilidade, como ocorreram  4 etapas de adições dois sais , a solução ficou saturada na quarta etapa , formando assim um precipitado , supostamente KNO3 , na filtração a vácuo separamos o precipitado da solução ,entendendo assim, que o produto  que passou o filtro tem o valor do kps menor que o produto que ficou retido no papel de filtro (KNO3) sendo um dos sais com sua curva de solubilidade mais acentuada entre os sais inorgânicos. Usando uma 500 uL o FeSO4 como indicador na solução e adicionando o H2SO4 Levemente pela parede do tubo, obtivemos uma cor amarelada confirmando no teste um resultado positivo para NO3, sua coloração e devido a oxidação de Fe2+ para Fe3+ alterando assim a cor da solução que indica positivo para NO3

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (205.2 Kb)   docx (62.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com