TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEMA: ADULTERAÇÃO DA GASOLINA NA VIVÊNCIA EM SALA DE AULA

Por:   •  11/2/2022  •  Artigo  •  768 Palavras (4 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

ADULTERAÇÃO DA GASOLINA COMO TEMA QUÍMICO

SOCIAL PARA DISCUSSÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS CONCEITOS QUÍMICOS NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA EM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Alana Pereira da Silva¹;

Júlia Daniela Ferreira Ramos¹;

Lígia Emanuele Alves de Macedo. ¹

Edna Santos da Silva²

José Carlos de Freitas Paula³

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Matemática, Universidade Federal de

Campina Grande, Campus Cuité –PB.

RESUMO        

Palavras-chave: Gasolina Adulterada. Experimento. Álcool.  

1 Graduanda do Curso de Licenciatura em Química  (alanabsr5@gmail.com; juliiadaniela15@gmail.com; ligiae49@gmail.com).

2 Supervisora do PIBID-Química na Rede Estadual de Ensino da Paraíba (ednasantos12008@hotmail.com).

3 Coordenador de área do subprojeto Química (jcfpaula07@hotmail.com).

INTRODUÇÃO

Nos dias de hoje ainda é prevalecente os métodos tradicionais, os professores passam os conteúdos de forma demonstrativa, apresentando conceitos, exercícios e exemplos que incentiva o desenvolvimento dos alunos. Expõe informações de forma dividida e sem coerência da realidade, as atividades experimentais levadas ao cotidiano contribuir na construção de conceitos a partir de elaborações e até suposições dos próprios discentes. Nessa perspectiva o uso de temas químicos sociais desempenha papel fundamental no ensino de química para formar o cidadão, pois propiciam a contextualização do conteúdo químico com o cotidiano do aluno, condição essa enfatizada pelos educadores como sendo essencial para o ensino em estudo.

A contextualização do ensino busca trazer o cotidiano para a sala de aula, ao mesmo tempo em que procura aproximar o dia a dia dos alunos do conhecimento cientifico. Tais ações, em disciplinas complexas como a química, são extremamente importantes. (LIMA et al, 2000).

A aprendizagem se torna mais significativo quando o aluno atribui conceitos a um determinado assunto no sentido de retratar a relevância desse conteúdo em sua vida. Hoje as redes socias oferece várias ferramentas metodológicas por vídeos e artigos. A temática da adulteração da gasolina abordada é muito interessante para ser discutido na Educação Básica visto que possibilita relacionar a experiencia com a contextualização, ou seja, através dela pode-se propor aos alunos atividades experimentais e também com esse tem abordado proporciona um ensino contextualizado que permitem o aluno aprender com a integração de diferentes saberes, da interdisciplinaridade.

Além disso, os temas químicos permitem o desenvolvimento das habilidades básicas relativas à cidadania, como a participação e a capacidade de tomada de decisão, pois trazem para a sala de aula discussões de aspectos sociais relevantes, que exigem dos alunos posicionamento crítico quanto a sua solução. (SANTOS & SCHNETZLER, 1996, p. 30).

Tema esse que autoriza uma discussão incluindo componentes curriculares além da química, como também a biologia, geografia e sociologia. A escolha deste tema “Adulteração da Gasolina” para o artigo foi feita porque é notável que mal se abordar esse tema no ensino médio, mesmo sendo de grande importância para a formação educacional, e social dos alunos, porque temas como esse estão presentes no cotidiano da sociedade, afetando principalmente grande parte da população e meio ambiente. Usando a experimentação investigativa levará a uma estratégia didática capaz na criação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (229.2 Kb)   docx (174.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com