TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tema Obordado: Oralidade, alfabetização, arte e lúdico em sala de aula.

Por:   •  10/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 2

Aluna: Thalita de Castro Soares

RGM: 20379986

Curso: Pedagogia

Tema abordado: Oralidade, alfabetização, arte e lúdico em sala de aula.

Durante minha vivência em sala de aula, ao acompanhar o professor nos anos iniciais do ensino fundamental, pude observar que o professor trabalhava a todo momento a questão da oralidade nas crianças do 1° ano do ensino fundamental, como também os diversos gêneros textuais.

A todo tempo, ele introduzia na rotina das crianças, histórias em quadrinhos  e  figuras com temas atuais, folclóricos e datas comemorativas, com o intuito de desenvolver em seus alunos a questão da oralidade.

Ao abordar as histórias em quadrinhos, o professor contava as histórias e mostrava aos alunos as tiras, logo após, os próprios alunos passavam a contar as histórias aos colegas, sempre do seu ponto de vista.

Os alunos eram sempre muito participativos, e usavam de sua criatividade para contar aos colegas as melhores histórias.

Logo após esse primeiro momento, o professor dividia os alunos em grupos de 5 crianças, e cada grupo se reunia para montar uma história e contá-la aos demais colegas de classe. Nesse momento, era possível obervar os diferentes pontos de vista das crianças acerca de uma mesma história em quadrinhos, contada incialmente pelo professor.

Nessa dinâmica, o professor trabalhava nas crianças questões fundamentais como a oralidade, a criatividade, o lúdico e o desenvolvimento do senso crítico de cada um.

Ao decorrer da dinâmica proposta, o professor incentivava muito os alunos e iniciava discussões como: o por quê das histórias contadas por eles serem diferentes?

Fazendo com que os alunos argumentassem entre si e defendessem suas histórias e pontos de vista.

E mais, com isso o professor montrava aos seus alunos que os diferentes pontos de vista apresentados por eles, podem se tornar muito interessantes quando debatidos e aceitos entre si.

Ao final da dinâmica foi possível notar que mesmo sendo alunos do 1° ano do ensino fundamental, eles se mostravam totalmente seguros em defender suas próprias histórias. Porém, ao mesmo tempo, acabavam por concluir que existem inúmeras outras formas de se ver e entender sobre uma mesma história.

Por fim, eu acredito que essa temática em questão, utilizada pelo professor em sala de aula, seja fundamental para o desenvolvimento do senso crítico de seus alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (90.8 Kb)   docx (27.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com