TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Tamanho Da Fonte: -A A +A Car@ Estudante, Seja Bem-vind@ à Disciplina Oferecida No Ambiente Virtual De Aprendizagem (AVA). Esta é Sua Sala De Aula! A Cada Aula-tema Você Tem Diversos Itens à Sua Disposição. Estude E Realize As Atividades.

Monografias: Resumo Tamanho Da Fonte: -A A +A Car@ Estudante, Seja Bem-vind@ à Disciplina Oferecida No Ambiente Virtual De Aprendizagem (AVA). Esta é Sua Sala De Aula! A Cada Aula-tema Você Tem Diversos Itens à Sua Disposição. Estude E Realize As Atividades. . Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  1.116 Palavras (5 Páginas)  •  1.075 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo

Tamanho da Fonte:

-A A +A

Car@ estudante,

Seja bem-vind@ à disciplina oferecida no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Esta é sua sala de aula!

A cada aula-tema você tem diversos itens à sua disposição. Estude e realize as atividades. Caso tenha dúvidas, acesse o ícone Por onde começar ou entre em contato com seu tutor.

Para realizar o download do conteúdo a seguir, clique em "Download PDF".

Ao terminar a leitura, clique em "Avançar" para acessar o próximo item.

Bons estudos!

Aula-tema 01: Os sistemas de informações empresariais na sua carreira

A evolução dos sistemas de informação nas empresas começou com uma proposta para automatização de processos rotineiros e repetitivos, mas atualmente esses sistemas influenciam nas decisões, criam e agregam valores para os clientes.

A Tecnologia da Informação é uma das principais ferramentas disponíveis aos gestores para melhorar a produtividade e a eficiência. Para as empresas isso significa que a Tecnologia da Informação é um fator importante na redução de custos e pode permitir o desenvolvimento de uma vantagem estratégica que contribui para a que a empresa se destaque no mercado, assim como a possibilidade de novos modelos de negócios e serviços.

A verdadeira vantagem estratégica não está na simples utilização de Tecnologia da Informação, mas sim no modo que ela é implementada e aplicada. Inovações em processos de negócios, gestão e organização não são tão fáceis de serem copiadas. Um exemplo disso é a Google, que se tornou a maior empresa de serviços online, mudando o modo de busca por informação na internet, conquistando essa vantagem por oferecer serviços cada vez mais personalizados para seus clientes.

O desenvolvimento do comércio e de negócios no meio eletrônico utilizados pelas empresas é crescente e é possível perceber essas inovações quase que diariamente.

Uma empresa está envolvida em um ambiente que possui elementos externos, como fornecedores e clientes, os órgão e agências reguladores de mercado, os compromissos com seus acionistas e os concorrentes. Nesse cenário temos o sistema de informação, composto por três funções básicas: a entrada, a reunião e a coleta de dados; o processamento, a conversão e transformação dos dados de acordo com objetivos; e a saída, a transferência de informação útil na forma de relatórios. São funções adicionais de um sistema: o feedback, ou retorno, que fornece dados sobre o desempenho do sistema; e o controle, que monitora e avalia o feedback, verificando se o sistema está de acordo com os objetivos propostos.

Os principais desafios relacionados com os sistemas de informação nas organizações, analisando o aspecto gerencial, envolvem avaliar as situações, problemas e necessidades, tomar decisões corretas em tempo adequado, planejar, criar novos produtos e serviços.

A aplicabilidade dos sistemas de informação destaca-se principalmente nas áreas de:

Vendas e marketing: no acompanhamento de pedidos, campanhas publicitárias, análise de vendas por região, definição do perfil de clientes e relacionamento, previsão da tendência de vendas.

Produção: no controle de maquinário, programação industrial, controle de movimentação de materiais, controle de estoque e programação da produção.

Financeiro e contábil: no gerenciamento de caixa, folha de pagamento, contas a pagar/receber, análise de custos, orçamento anual.

Recursos humanos: no recrutamento e seleção, remuneração, treinamento, análise de realocação, análise de contratos, planejamento de pessoal.

São diferentes níveis em termos de hierarquia e responsabilidade dos usuários. A diretoria é responsável por definir e planejar as estratégias de negócio, e se utiliza do apoio dos gerentes nas tomadas de decisões. Os supervisores são os gestores de conhecimento operacional que, com a orientação dos gerentes, elaboram e controlam os projetos, que são executados pelos operários.

A implantação desses sistemas implica em integração de processos de toda a empresa, ultrapassando as fronteiras entre vendas, marketing, pesquisa e desenvolvimento, financeiro e manufatura, reunindo os funcionários de diferentes departamentos funcionais para realizar um trabalho específico.

Os sistemas que apoiam a integração de processos e melhoram o desempenho das empresas são denominados sistemas integradores de processos e são conhecidos também como aplicativos empresariais. Os quatro principais são: os sistemas corporativos, em inglês Enterprise Resource Planning, ou ERP; os sistemas de gestão da cadeia de suprimentos, ou Supply Chain; os sistemas de gestão de relacionamento de clientes, normalmente chamado de Customer Relationship Management, ou CRM; e os sistemas de gestão de conhecimento.

Os sistemas corporativos fornecem uma solução, por meio de um único sistema, para a coordenação e integração dos principais processos de negócios para toda a organização, provendo informações comuns para os diferentes níveis funcionais, desde operacionais até os estratégicos. Eles buscam integrar todos os aspectos relacionados ao negócio da empresa, agem como uma espécie de sistema operacional, único, composto por uma família de módulos de softwares, que apoia as atividades internas vitais da empresa. Em termos de tecnologia, existe a vantagem de reunir esses módulos de softwares em uma única plataforma.

Conceitos Fundamentais

Dados: são os fatos brutos que representam eventos que ainda não foram organizados para serem entendidos e utilizados.

Hardware: conjunto de componentes eletrônicos, computadores, monitores de vídeo, unidades de disco, impressoras, scanner.

Informação: é a apresentação dos dados, tornando-os compreensíveis e úteis aos usuários do sistema.

Sistema de Informação: um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam, processam e armazenam esses dados para depois disponibilizar informações para auxiliar na tomada de decisão e controle dentro de uma organização.

Software: conjunto de componentes lógicos ou sequência de instruções a serem seguidas e executadas no tratamento de um dado ou informação, como sistemas operacionais, planilhas eletrônicas, processadores de textos entre outros.

Referências

ALECRIM, Emerson. O que é Tecnologia da Informação (TI)? InfoWester, 15 ago. 2004. Disponível em: <http://www.infowester.com/col150804.php>. Acesso em: 28 jul. 2010.

BENTES, Amaury. TI Update: a tecnologia da informação nas grandes empresas. Rio de Janeiro: Brasport, 2008.

CAIÇARA JÚNIOR, C. Sistemas integrados de gestão – ERP: uma abordagem gerencial. Curitiba: IBPEX, 2006.

DE OLIVEIRA, A.; CARREIRA, M.; MORETI, T. Aprimorando a Gestão de Negócios com a utilização de Tecnologia de Informação. Revista de Ciências Gerenciais, Brasil, v. 13, n. 17, p. 141-160, 2009. Disponível em:

<http://sare.anhanguera.com/index.php/rcger/article/download/806/642>. Acesso em: 22 ago. 2010.

HARBERKORN, E. Teoria do ERP – Enterprise Resource Planning. São Paulo: Makron Books, 1999.

LAUDON, Kenneth; LAUDON, Jane. Sistemas de informações gerenciais. (Tradução: Luciana do Amaral Teixeira). 9.ed. São Paulo: Pearson, 2011.

MARTINS, R.; DA CRUZ, R. Sistemas de informação: a assimilação e aceitação desta tecnologia por alunos de terceiro grau da área de gestão de negócios. Anuário da Produção Acadêmica Docente, Valinhos/SP, v. 2, n. 2, p. 39-52, 2008. Disponível em:

<http://sare.anhanguera.com/index.php/anudo/article/download/466/453>. Acesso em: 21 ago. 2010.

O’BRIEN, James A. Sistemas de informação e as decisões gerenciais na era da Internet. (Tradução: Célio Knipel Moreira e Cid Knipel Moreira). 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2004.

RODRIGUES, R. O processo de inteligência competitiva organizacional e as tecnologias de informação e comunicação. Revista de Ciências Gerenciais, Valinhos/SP, v. 12, n. 14, p.59-68, 2008. Disponível em:

<http://sare.anhanguera.com/index.php/rcger/article/download/112/110>. Acesso em: 28 jul. 2010.

STAIR, Ralph M.; REYNOLDS, George W. Princípios de sistemas de informação: uma abordagem gerencial. (Tradutor: Alexandre Melo de Oliveira). 4.ed. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2002.

...

Baixar como  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »