TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO ÁREA DE INTEGRAÇÃO

Por:   •  24/9/2020  •  Relatório de pesquisa  •  915 Palavras (4 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 4

União Europeia e o que proporcionou

[pic 1]

Professor Manuel Serrano

Nome: Bárbara Gimenez  n°6 , Gabriely Silva   n°13, Lettícia Costa  n°23                                           Turma:  11°CPTAL

Índice

História da UE

A União Europeia foi criada com o objetivo de cessar as frequentes guerras sangrentas entre países vizinhos, que culminaram na Segunda Guerra Mundial.

A partir de 1950, começa a unir económica e politicamente os países europeus. Os seis países fundadores foram  a Alemanha, a Bélgica, a França, a Itália, o Luxemburgo e os Países Baixos. 

A década de sessenta é um bom período para a economia, favorecida pelo facto de os países da União Europeia terem deixado de cobrar direitos aduaneiros sobre as trocas comerciais realizadas entre si.

A Dinamarca, a Irlanda e o Reino Unido aderem à União Europeia em 1 de Janeiro de 1973. A queda do regime de Salazar em Portugal, em 1974, e a morte do General Franco em Espanha, em 1975, põem fim às últimas ditaduras de direita na Europa. O Parlamento Europeu aumenta a sua influência na UE e, em 1979, pela primeira vez, os cidadãos elegem diretamente os seus deputados.

Em 1981, a Grécia torna-se o 10° Estado-Membro da UE, seguindo-se-lhe a Espanha e Portugal cinco anos mais tarde. Em 1987, é assinado o Ato Único Europeu, um Tratado que prevê um vasto programa para seis anos destinado a eliminar os entraves que se opõem ao livre fluxo de comércio na UE, criando assim o «Mercado Único». Com a queda do Muro de Berlim em 9 de novembro de 1989, dá-se uma grande convulsão política: a fronteira entre a Alemanha de Leste e a Alemanha Ocidental é aberta pela primeira vez em 28 anos o que leva à reunificação das duas Alemanhas.

A década de noventa é também marcada por dois Tratados: o Tratado da União Europeia ou Tratado de Maastricht, de 1993, e o Tratado de Amesterdão, de 1999. Em 1995, a União Europeia acolhe três novos Estados-Membros: a Áustria, a Finlândia e a Suécia. Uma pequena localidade luxemburguesa dá o seu nome aos acordos de «Schengen», que, gradualmente, permitirão às pessoas viajar sem que os seus passaportes sejam controlados nas fronteiras. Milhões de jovens estudam noutros países com o apoio da UE. Torna-se mais fácil comunicar à medida que cada vez mais pessoas começam a utilizar o telemóvel e a Internet.

As divisões políticas entre a Europa Ocidental e a Europa Oriental são finalmente sanadas quando dez novos países aderem à União Europeia em 2004, seguidos pela Bulgária e a Roménia em 2007. A economia mundial é abalada por uma crise financeira em setembro de 2008.

Em 2012, a União Europeia recebe o Prémio Nobel da Paz. Em 2013, a Croácia torna-se o 28.º Estado-Membro da UE.

Vantagens e desvantagens da existência da UE

Sendo uma união económica e política, fazer parte da União Europeia traz imensos benefícios, como por exemplo:

-Mesma moeda usada em alguns países, isso faz com que seja mais fácil transitar de um país para o outro, uma vez que não é necessário trocar de moeda;

-Custo de vôos reduzidos, o que incentiva a exploração de outras culturas existentes na UE;

-A criação do espaço Shengen que é composto por  26 países da Europa (sendo destes, 22 da UE) autorizam livre tráfego de cidadãos europeus através das fronteiras, sem a necessidade de visto ou restrições que são impostas a cidadãos de fora da Europa;

-Surgimento do programa Erasmus+, um programa europeu que apoia a educação, a formação, a juventude e o desporto. O seu orçamento dá a milhões de europeus a oportunidade de estudar, seguir uma formação e adquirir experiência no estrangeiro;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (160.5 Kb)   docx (101.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com