TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia em Gestão da Produção Industrial. Química Geral V. Modelo de Relatório

Artigo: Tecnologia em Gestão da Produção Industrial. Química Geral V. Modelo de Relatório. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/1/2015  •  Artigo  •  843 Palavras (4 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 4

Tão importante quanto trabalhar em segurança é trabalhar ordenadamente, com consciência da seqüência a ser realizada. Leia atentamente o procedimento experimental certificando-se de que todos os materiais e reagentes necessários estão disponíveis. Anote os resultados obtidos, relacionado-os à teoria da prática.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Campus Nilópolis

Tecnologia em Gestão da Produção Industrial

Química Geral V

Modelo de Relatório

Os relatórios devem ser redigidos pelos alunos considerando que outras pessoas, além do professor, estão interessadas em obter informações sobre os fatos observados. Esses leitores não conhecem, a princípio, o resultado previsto de cada experiência e precisam ser convencidos da validade das conclusões tiradas. Desta forma, é importante que todas as etapas do experimento sejam descritas e discutidas de modo claro e conciso.

O relatório deve conter:

Identificação. Contendo o nome da Instituição de Ensino, o nome do aluno (turma, período), a data da realização da prática e a data da entrega do relatório ao professor.

Título da aula prática

Introdução. Parte inicial do texto, que contém a delimitação do assunto tratado e outros elementos necessários para situar o tema de trabalho. Onde é feita a apresentação do assunto, procurando demonstrar sua importância e interesse.

Objetivo. Descrição sucinta dos objetivos da experiência.

Parte Experimental. Nesta etapa, o importante é organizar os eventos ocorridos durante a aula, descrevendo, de modo resumido, os procedimentos executados e as observações feitas. Os reagentes devem ser relacionados, colocando-se a marca e a concentração. Os materiais devem também ser listados, indicando-se o tipo e a capacidade de cada um, além da quantidade necessária para o experimento. Este item pode, portanto, ser dividido em duas partes :

(a) Reagentes e Materiais

Reagentes, Vidrarias e Equipamentos

(b) Procedimentos

Procedimento (mostrar as etapas do que foi feito na aula prática)

Caracterização

Resultados e Discussão. Apresentação dos resultados obtidos experimentalmente com a discussão dos resultados (o que foi observado, as reações relacionadas, discussão e análise do que foi observado).

Deve ser dada atenção especial à redação dos relatórios para que o conteúdo seja compreendido. Para tanto, é necessário que seja objetiva, clara e concisa, como convém a trabalhos de natureza científica evitando-se as frases introdutórias, prolixidade, repetições e descrições supérfluas. Deve-se ainda observar que a linguagem e a terminologia sejam corretas e precisas, coerentes quanto ao tempo de verbo adotado e uso do vocabulário técnico padronizado, evitando-se neologismos e estrangeirismos.

Conclusão. Parte final do texto, que contém as conclusões correspondentes aos objetivos ou hipóteses.

Referências bibliográficas. Elemento obrigatório, que consiste na relação das obras consultadas e citadas no texto, de maneira que permita a identificação individual dos documentos. As referências devem ser organizadas em ordem alfabética, caso as citações no texto obedeçam ao sistema autor-data, ou conforme aparecem no texto, quando utilizado o sistema numérico de chamada.

Livros:

SOBRENOME(S) DO(S) AUTOR(ES), Prenome(s) (iniciais ou por extenso). Título da obra: subtítulo. Edição. Local de publicação (Cidade), Editora, ano da publicação. Paginação.

SKOOG, D. A.; LEARY, James J. Principles of instrumental analysis. 4. ed.Philadelphia, Saunders, 1992. 802 p.

Artigos:

SOBRENOME(S) DO(S) AUTOR(ES),Prenome(s) (iniciais ou por extenso). Título do artigo: subtítulo. Título da publicação, Local de publicação (Cidade), volume,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com