TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Tecnologia em Mecatrônica Industrial

Por:   •  12/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.167 Palavras (13 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 13

ANHANGUERA EDUCACIONAL[pic 1]

FACULDADE DE SANTO ANDRÉ

Curso de Tecnologia em Mecatrônica Industrial

Planejamento, Programação e Controle da Produção

Nome: Adenilson Silva Nazaré                 RA: 8206960377

Nome: Danilo Ap. da Silva dos Anjos         RA: 8060798952

Nome: Deferson Santos Souza                 RA: 8409159271

Nome: Cleison Macedo da Silva                 RA: 8095896176

Nome: Fábio da Silva Lopes                         RA: 8408135324

Nome: Jonatas Pereira dos Santos                 RA: 8405105631

Nome: Wesley Wagner Fernandes                 RA: 8205968042

Nome: William dos Santos Mota                 RA: 9902009077

TRABALHO DE PCP NO CONTEXTO ESTRATÉGICO

Professor: José Bernardo

Santo André

2014

Introdução

Ao final deste trabalho nós teremos uma compreensão sobre como o PCP se insere no contexto estratégico, além de conhecer os diferentes níveis hierárquicos do planejamento e controle da produção.

O processo de globalização iniciado nos anos 90 alterou a concorrência de local para mundial. Isso torna necessário o pleno atendimento de expectativas e necessidades dos clientes, sob pena de a empresa não sobreviver em um ambiente de intensa competição.

Por outro lado, o avanço tecnológico proporcionou acréscimo nos cinco objetivos de desempenho da produção, que são: qualidade, confiabilidade, velocidade, flexibilidade e custos.

Outro fenômeno recente é o crescimento do número de pequenas empresas, elas sugiram, entre outros motivos, devido às novas oportunidades de mercado, como conseqüência da crescente exigência dos consumidores. As pequenas empresas atendem necessidades específicas, denominadas “nichos” de mercado, não explorados pelas grandes empresas, o que garante sua sobrevivência.

Alguns exemplos são: processos de re-manufatura, logística reversa, reciclagem de produtos, inerentes ao momento atual em que se encontra nosso planeta, perante exigências de adaptação dos sistemas produtivos à fatura escassez de recursos não-renováveis e às alterações do clima.

Adicionalmente, fornecedores devem ser desenvolvidos, e a matéria-prima proveniente de recursos naturais não-renováveis deve ser substituída por recursos renováveis. Também é necessário implantar uma produção mais limpa, para atender às demandas de adesão das empresas aos princípios do desenvolvimento sustentável, ou “sustentabilidade empresarial.” As recomendações internacionais para políticas de gestão do ambiente interno nas organizações influenciam e é impactada pelos métodos do Planejamento e Controle da Produção.

Nesse contexto, as empresas têm de adaptar seus sistemas para a melhoria contínua da produtividade, criando sistemas flexíveis, sustentáveis, com rapidez de projeto e desenvolvimento de novos produtos, e estoques reduzidos objetivando o atendimento das necessidades do cliente.

Esses aspectos trazem como conseqüência o aumento da importância de aperfeiçoamento dos sistemas de produção. Assim, percebe-se a influencia de três funções do PCP: Planejamento, Programação e o Controle. Ao comandar, coordenar e controlar o processo produtivo tais funções são imprescindíveis para a sobrevivência da empresa.

A figura apresentada a seguir, ilustra o “mapa das funções” de planejamento, programação e controle de um sistema de produção, além de dar uma visão geral de todo PCP. Através desse “mapa de funções” podemos observar os diferentes aspectos do PCP de forma mais abrangente e estratégica:

Exemplo para fixação: O papel do PCP para o negócio da organização

A lógica organizacional do PCP no contexto estratégico indica a busca da melhoria dos resultados, ou seja, maior lucro. A formula/expressão do lucro é: lucro = receitas - despesas, as tabelas abaixo permite visualizar alternativas para melhoria de resultados (maior lucro).

Tabela de demonstração de resultados:

 [pic 2]

A estratégia da empresa para aumentar os lucros possui duas alternativas principais: aumentar a receita ou reduzir o custo de produção.  

Constando que a tabela de demonstração de resultados seja de uma empresa fictícia, vemos que o lucro bruto (antes do pagamento de impostos e outras despesas) é de $100.

Utilizando a primeira alternativa que é aumentar a receita para maior lucro, temos duas opções para isso:

1ª Majorar (aumentar) o preço de venda do produto ou serviço;

2ª Aumentar a quantidade de produtos vendidos aos consumidores;

Para a 1ª opção temos o problema de possível não aceitação do cliente assim induzindo-o a procurar outro fornecedor com o preço menor.

Para 2ª opção temos que conforme maiores quantidades vendidas aumentaram igualmente o custo de produção do produto em 20%. Porém o resultado final é de 40% de lucro da organização.

A tabela a seguir mostra um exemplo de maior quantidade de produtos vendidos (2ª opção) com base na tabela anterior.

Demonstrativo de resultados(aumento do faturamento em 20%)

 [pic 3]

Para a alternativa que é reduzir o custo de produção, temos que reduzindo em 10% os custos, ocasionamos uma melhoria de resultados (lucro bruto) de 80%.

A tabela a seguir demonstra o reduzi mento do custo da produção e aumento do lucro sendo que temos como base inicial a 1° tabela que é demonstração de lucro normal (sem nenhuma utilização de estratégia para melhoria) assim pode comparar qual a melhor estratégia.

Demonstrativo de resultados(reduçao de custo,10%)

 [pic 4]

Comparando as duas alternativas fica claro que a melhor é a redução de custos da produção buscando assim a melhor produtividade de recursos (mão-de-obra, matéria-prima, tempo de produção, etc.). Assim, procuramos sempre compreender o processo produtivo para busca de soluções para redução de custo, tempo ou até incremento da produtividade dos recursos permitindo desenvolver aprendizagem das pessoas envolvidas e uma melhoria continua na produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (858.1 Kb)   docx (866.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com