TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

Por:   •  6/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.337 Palavras (6 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR EM

TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

EMERSON DA SILVA OLIVEIRA

[pic 1]

PRÉ- PROJETO ACADÊMICO

[pic 2]


EMERSON DA SILVA OLIVEIRA

Pré-projeto apresentado como requisito para execução do Trabalho de Conclusão de Curso à Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Manutenção Industrial da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Medianeira[pic 3][pic 4]

Orientador: Ismael Burgardt


SUMÁRIO

2.        PROBLEMA        4

3.        JUSTIFICATIVA        5

4.        OBJETIVOS        6

4.1        OBJETIVO GERAL        6

4.2        OBJETIVOS ESPECÍFICOS        6

5.        REVISÃO DE LITERATURA        7

5.1        NORMA UTILIZADA        7

5.2        AERADORES DE FLUXO        7

5.3        MOTORES DE INDUÇÃO TRIFÁSICOS        8

5.4        ARDUINO        8

6.        METODOLOGIA        9

7.        CRONOGRAMA        10

8.        ORÇAMENTO        11

REFERÊNCIAS        12


  1. PROBLEMA

O painel de acionamento e controle do aerador de fluxo da estação de tratamento de efluentes da cooperativa agroindustrial está localizado dentro de uma subestação de energia elétrica o que impossibilita o seu acionamento pelos operadores, que constantemente solicitam à equipe de manutenção que enviem eletricistas para realizar tal procedimento. Conforme a NR 10 quaisquer trabalhos realizados em instalações elétricas devem ser realizados exclusivamente por profissional capacitado e autorizado tendo recebido os devidos treinamentos de acordo com o item10.8.8 da NR10. Os trabalhadores autorizados a intervir em instalações elétricas devem possuir treinamento específico sobre os riscos decorrentes do emprego da energia elétrica e as principais medidas de prevenção de acidentes em instalações elétricas, de acordo com o estabelecido no Anexo II desta NR. 

Já foi solicitado a instalação de um acionamento externo, porém a dificuldade de encontrar caminhos disponíveis para a passagem dos novos cabos barrou o projeto. Como alternativa e possível solução para este e outros problemas do mesmo tipo propõe-se o acionamento através de um sistema de contatores controlados remotamente por botoeiras interfaceado por arduinos o que viria a solucionar o problema possibilitando os operadores realizarem o acionamento do equipamento sem a necessidade de solicitar a equipe de eletricistas, além de eliminar a necessidade de instalação de eletrodutos e calhas.


  1. JUSTIFICATIVA

O painel de acionamento remoto contendo as botoeiras será fabricado em conformidade com a NR 10 sendo aplicada tensão de segurança possibilitando mais segurança aos operadores e à instalação.

Com a readequação pretende-se aumentar a disponibilidade da equipe de eletricistas considerando que não será mais necessária sua solicitação para executar este serviço, além da eliminação de possíveis gastos futuros com instalação de eletrocalhas, passagens de cabos e com mão de obra. 


  1. OBJETIVOS

  1. OBJETIVO GERAL

Readequação do acionamento e sistema de partida, modificando o comando elétrico criando um sistema paralelo de acionamento remoto por radiofrequência através do arduino e acionamento manual para garantir sua funcionalidade em possíveis falhas.

  1.  OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Dimensionar novo circuito de acionamento manual em 24 Vdc.
  • Dimensionar painel e sistema de acionamento remoto por radiofrequência.
  • Eliminar o risco de operação em zona controlada.
  • Adequar sistema de acordo com a NR 10.
  • Montar o diagrama elétrico e realizar a programação do arduino.
  • Montar o quadro elétrico de comando.

  1. REVISÃO DE LITERATURA

  1. NORMA UTILIZADA

Para a realização do projeto será utilizada a norma NR10. A Norma Regulamentadora NR10 estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.

 

  1. AERADORES DE FLUXO

        O Aerador de fluxo descendente foi projetado para trabalhar nas mais diversas estações de tratamento de efluentes líquidos industriais ou sanitários utilizado no processo de tratamento biológico aeróbio, onde o ar atmosférico é injetado em forma de microbolhas nos tanques ou lagoas de aeração, o Aerador de fluxo proporciona um ambiente favorável para o desenvolvimento de micro-organismos que decompõem a matéria orgânica. Além disso, o Aerador de fluxo forma uma mistura excelente em todo o seu espaço de aplicação, o que impede a sedimentação do efluente em determinados pontos, é composto por um motor de indução trifásico acoplado a uma hélice, e este conjunto é   apoiado por uma boia que possibilita a flutuação sobre a superfície a ser aerada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (133.4 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com