TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Titulação de ácido, NaOH

Resenha: Titulação de ácido, NaOH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/1/2014  •  Resenha  •  1.759 Palavras (8 Páginas)  •  803 Visualizações

Página 1 de 8

Resumo

Neste experimento empregamos as técnicas de titulação usada para determinar a concentração de uma determinada substância, no caso da nossa pratica fizemos o teste da porcentagem de acido contido no vinagre minhoto obtivemos uma porcentagem de 4,05%, um bom resultado , já que espera-se que a quantidade de acido presente seja de 4%.paara a obtenção desse resultado tivemos que padronizar o NaoH e só após utilizarmos como titulante da solução, obtendo assim valores mais confiáveis.

Palavras chaves: Titulação, ácido, NaOH;

Sumário

Resumo 1

Introdução 1

Procedimento Experimental 2

Resultados e Discussão 3

Cálculos Erro! Indicador não definido.

Conclusão 4

Referências 4

Anexo1(cálculos)....................................... 5

Questões 6

Introdução

Neste experimento utilizamos a técnica de titulação que tem como definição :

A titulação é uma técnica analítica, que tem como finalidade determinar a concentração exacta de uma solução.

Na análise volumétrica, a solução de concentração conhecida é designada por solução titulante e aquela cuja concentração se pretende determinar a designada por solução titulada.

O titulante é adicionado ao titulado até que se atinja a quantidade estequiométrica. A titulação termina quando se atinge o ponto final da reação ou ponto de equivalência da reação. O ponto final é detectado pela variação de uma propriedade física ou química da solução a ser titulada, utilizando indicadores ou instrumentalmente. Quando se utilizam os indicadores, esta variação é facilmente detectada, pois corresponde a uma alteração de cor.

Numa titulação ideal, o ponto final visível coincidirá com o ponto final estequiometrico. Na prática, há sempre uma pequena diferença, que constitui o chamado erro de titulação.

Titulação ácido-base

[1]Neste processo faz-se reagir um ácido com uma base para que se atinja o ponto de equivalência. À medida que é adicionado o titulante ao titulado, o pH da solução (titulante + titulado) vai variar, sendo possível construir um gráfico desta variação, ao qual se dá o nome de curva de titulação. O ponto de equivalência pode variar dependendo da concentração incial do titulante e da solução a ser titulada.

Indicador ácido/base

Os indicadores ácido-base são substâncias químicas que quando adicionado à uma solução indica se ela é ácida ou básica de acordo com seu pH. Geralmente os indicadores são ácidos ou bases fracas que ao se unirem aos íons H+ ou OH- mudam de cor devido uma alteração em sua configuração eletrônica. Os indicadores ácido-base são recomendados para verificações rigorosas do pH.

Ponto de equivalência, ponto estequiométrico ou ponto final teórico:

[2]Onde ocorre o equilíbrio da reação. Idealmente, é o ponto onde todo ácido e base (ou, genericamente, quaisquer reagentes) adicionados se neutralizaram. Genericamente os reagentes são totalmente convertidos ao produto final. Usam-se medidas de pH para determinar o ponto exato onde ocorre o equilíbrio. Se o ácido e a base forem eletrólitos fortes o pH será igual a 7. No entanto, quando ácidos ou bases fracos estão envolvidos, estes geram significativos desvios devido ao efeito de hidrólise do ânion ou do cátion, conforme o caso. Consequentemente no ponto de equivalência (P.E.) a solução se apresenta ligeiramente alcalina ou ligeiramente ácida.

O Cálculo do pH, neste caso, será a partir da constante de ionização do ácido fraco ou da base fraca e da concentração da solução.

Figura1. Método Titulação

Uma das aplicações para a titulação é o que nós desenvolvemos nesta pratica, determinar a porcentagem de acido no vinagre é um procedimento industrial e controla a qualidade do produto. De modo geral a titulação pode ser aplicada ao controle de qualidade.

Como dito acimo tivemos como objetivo empregar as técnicas de titulação para determinação da acidez no vinagre .

Procedimento Experimental

Primeiramente precisamos realizar a padronização do NaOH.

Fazemos o calculo para o quanto de massa de NaOH precisamos para preparar uma solução de 250 ml de solução 0,1M e logo em seguida pesamos a massa.(em uma balança semi-analitica)

Transferimos a massa para um béquer dissolvemos em 50 ml de água destilada e em seguida transferimos para um balão volumétrico, completado o volume até chegar em 250 ml.

Como para a padronização precisamos de uma substancia de padrão primário, nós utilizamos o KHP e assim medimos a massa(em uma balança Analítica) de KHP necessária para reagir com 20 ml da solução de 0,1M de NaOH. Transferimos para um erlenmeyer de 250 ml e dissolvemos em 70 ml de água destilada não esquecendo de colocar as duas gotas de fenoftaleina. utilizando a bureta, enche-a com a solução de NaOH e comece a gotejar a solução , não esquecendo de agitar,.o fim da titulação ocorrerar quando uma mudança de cor para um tom bem claro de rosa.

Na segunda etapa do experimento fizemos a titulação do vinagre, colocando cerca de 10 ml de vinagre em um béquer , lavamos previamente béquer com um pouco de vinagre. Medimos 2ml de vinagre em um béquer e foi feita a transferência para um erlenmeyer e 250 ml, adicionamos 50 ml de água e 2 gotas do indicador de fenoftaleina e procedemos a titulação igualmente como a primeira parte do experimento. Repetindo mais duas titulações e tomando como resultado final as medias.

Resultados e Discussão

Como relatado no procedimento experimental previamente calculamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com