TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NORMALIZAÇÃO (NaOH)

Abstract: NORMALIZAÇÃO (NaOH). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2014  •  Abstract  •  1.371 Palavras (6 Páginas)  •  720 Visualizações

Página 1 de 6

PADRONIZAÇÃO DO (NaOH)

Cleiciane Silva Novais1, Luis Fernando da Fonseca1, Mateus Rodrigues Rocha Duarte1, Nathila Silva Amaral1, Thatiana Carneiro1.

1Graduando em Licenciatura Química, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Rodovia BR 415, Km 03, S/N, 45700-000, Itapetinga-BA, Brasil.

RESUMO

Este trabalho apresenta o método de padronização de uma solução de hidróxido de sódio (NaOH) através de uma solução de biftalato de potássio (C8H5KO4) contendo fenolftaleína. O preparo e padronização de soluções são muito importantes para um bom procedimento de uma análise quantitativa. A determinação da concentração de uma solução (solução problema) a partir de sua reação quantitativa com uma quantidade conhecida de uma substância que é pura (padrão primário) é chamada de titulação de padronização, ou simplesmente padronização. Neste caso, após ter sua concentração determinada, a solução problema passa a ser uma solução padronizada. Como se pode perceber a padronização de uma solução tem por finalidade determinar a concentração real de um soluto em uma solução.

Palavra chave: Solução, Padronização, padrão primário, concentração.

INTRODUÇÃO

O conceito de padronização, em Química Analítica Quantitativa, é a titulação, mediante a utilização de uma solução de concentração conhecida, preparada com substância primária adequada, de grau P.A. (Pureza Analítica), que possa ser submetida à secagem e que, depois de resfriamento em dessecador, apresente estabilidade de composição até o fim da pesagem.

Segundo Skoog,( 2005) a determinação da concentração de uma solução (solução problema) a partir de sua reação quantitativa com uma quantidade conhecida de uma substância que é pura (padrão primário) é chamada de titulação de padronização, ou simplesmente padronização. Neste caso, após ter sua concentração determinada, a solução problema passa a ser uma solução padronizada.

O padrão primário que utilizaremos nessa prática é o Biftalato de Potássio (KHC8H4O4). Um padrão primário é um composto com pureza suficiente para permitir a preparação de uma solução padrão mediante a pesagem direta da quantidade da substância, seguida pela diluição até um volume definido de solução. A solução que se obtém é uma solução padrão primária. De acordo HAGE, David S(2012) Um padrão primário deve atender às seguintes condições: Deve ser de fácil obtenção, purificação, secagem e preservação em estado puro; Deve permanecer inalterada ao ar durante a pesagem. Durante a estocagem, a composição do padrão deve permanecer invariável; A substância deve proporcionar testes de impurezas mediante ensaios qualitativos ou de outra natureza, com a sensibilidade conhecida (O total de impurezas não deverá exceder, em geral, 0,01 a 0,02%); Deve ter uma massa molecular relativamente elevada, a fim de que os erros de pesagem possam ser desprezíveis; A substância deve ser facilmente solúvel nas condições em que será empregada.

Na prática, é difícil obter um padrão primário ideal, e usualmente se faz um compromisso entre as exigências ideais mencionadas. Os sais hidratados, como regra, não constituem bons padrões em virtude da dificuldade de secagem eficaz. No entanto, sais que não eflorescem, como o tetraborato de sódio, Na2B4O7 • 10H2O, e o sulfato de cobre, CuSO4 • 5H2O, mostram-se, na prática, padrões secundários satisfatórios.

O biftalato (C8H5KO4) é normalmente utilizado na normalização de NaOH como sendo um padrão primário. Ele é diluído em água fervida e resfriado à temperatura ambiente (eliminação de CO2 dissolvido).

A água funciona como solvente do biftalato, e a quantidade de água adicionada dependem de dois fatores: deverá ser o suficiente para dissolver o biftalato e baixa o suficiente para que se possa ver a mudança de cor do indicador utilizado.

MATERIAIS E MÉTODOS

No experimento foram utilizados os seguintes materiais:

Solução de NaOH a 0,1 mol;

Biftalato de Potássio (C8H5KO4)

Agua Destilada

Fenolftaleína;

Erlenmayer

Balança Analítica;

Béquer;

Balão Volumétrico

Bastão de Vidro

Picete;

Pipeta;

Bureta;

Suporte universal.

No experimento foram utilizados os seguintes métodos:

De inicio mediu a massa de NaOH calculado em um béquer de 250 mL. Dissolveu-se o NaOH em água destilada agitando com o auxílio de um bastão de vidro. Transferiu-se a solução para um balão volumétrico de 1000 mL, seguindo a orientação do professor. Completou-se o balão com água até a marca da aferição. Fechou-se o balão, homogeneizou a solução e a identificou.

Após a secagem do biftalato de potássio em uma estufa. Deixou esfriar no dessecador, Em seguida calculou-se a massa de biftalato de potássio necessária para reagir com 40-45mL da solução de NaOH recém preparada. Pesou-se em triplicata exatamente a massa calculada e transferiu-se para erlenmeyas de 250 mL. Adicionou-se 30 mL de água destilada, 3 gotas de fenolftaleína e titulou-se com uma solução recém preparada de NaOH, até a viragem. Calculou-se a concentração exata do NaOH.

RESULTADO E DISCUSSÃO

PREPARAÇÃO DE SOLUÇÃO DE NaOH 0,1M

Como hidróxido de sódio não é um padrão primário fez-se necessário preparar uma solução de concentração próxima à desejada, e em seguida determinar a verdadeira concentração da solução por meio de uma titulação com o reagente padrão primário biftalato de potássio.

A massa necessária para preparar 1000 mL de solução de NaOH 0,1 M foi calculada da seguinte maneira:

M=m/(PM.V) , arrumando a formula ficou m=PM.V.M m=40.1.0,1 m=4g de NaOH

Em seguida, pesou-se 4 g de NaOH e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com