TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO PREPARAÇÃO DE SOLUÇÕES DILUIDAS DE ÁCIDOS E BASES FORTES

Por:   •  24/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.633 Palavras (7 Páginas)  •  1.476 Visualizações

Página 1 de 7

PREPARAÇÃO DE SOLUÇÕES DILUIDAS DE ÁCIDOS E BASES FORTES

Conteúdo

Resumo        3

Introdução ........................................................................................................................................4

Objetivos ..........................................................................................................................................5

Procedimento Experimental        6

Resultados e Discussão        7

Conclusão        15

Referências        16


Resumo

        Ao inicio deste experimento deve-se prestar atenção às orientações do professor para que possamos preparar duas soluções de 0,1 mol/L. A primeira com um soluto líquido pipetada, pelo professor, dentro da capela, e a segunda soluto adicionado e pesado pelo professor dentro da balança de precisão. Todas as soluções preparadas neste experimento levarão como solvente a água destilada. O que se espera destas experiências é a obtenção de soluções corretamente concentradas, e após o preparo devemos entregá-las ao professor para o armazenamento correto num local onde serão colocadas todas as soluções, de todos os alunos, misturadas, uma vez que, devido ao número de alunos, não será possível o armazenamento em balões volumétricos de fundo chato.


Introdução

        Para o completo entendimento de todos os termos e procedimentos que foram realizados neste experimento serão necessárias algumas apresentações de conceitos químicos. Uma definição muito importante para o entendimento do que será feito neste relatório é a explicação do termo solução dentro da química. Solução é, de acordo com o livro "A Química", uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias. A composição das soluções é baseada em soluto e solvente: Soluto é a fase dispersa e solvente a fase dispersante. Um bom exemplo de uma solução é o açúcar dissolvido na água, onde a água é o solvente e o açúcar é o soluto, a formação dessa solução é chamada de dissolução do açúcar em água. E essa propriedade do açúcar é chamada de solubilidade. Solubilidade é, de acordo com o livro "Fundamentos de Química Experimental Vol.53", o nome que se dá à concentração de uma solução saturada. A principal influência que a solubilidade sofre é em relação á temperatura, que na maioria das vezes é necessária uma temperatura elevada para a dissolução do soluto no solvente. Outro destes conceitos é a relação, e a diferença das definições que envolvem molaridade e molalidade: Molaridade é, de acordo com o livro "Princípios Físico-Químicos em Farmácia", a relação entre o número de moles do soluto em 1 litro de solução. Já a molalidade é o número de moles do soluto em 1 kg de solvente. Ou seja, molaridade é a relação entre mol e solução e molalidade é a relação entre mol e solvente. A unidade de concentração de uma solução mais usada é a molalidade já que ela não depende do volume (que varia de acordo com a temperatura e pressão), essa unidade depende apenas da massa (que é constante quando há diferença de pressão e temperatura). Dois conceitos complementares importantes para este experimento são os de ácidos e bases: Ácido é, de acordo com o conceito do livro "Princípios da Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente", é um composto que contém hidrogênio e reage com a água para formar íons hidrogênio. Já uma base é um composto que produz íons hidróxido na água. Outra definição que foi introduzida por Bronsted-Lowry para estes compostos é de que um ácido seria um doador de prótons e uma base uma aceitadora de prótons. Outro aspecto em relação a este assunto é a propriedade de bases e ácidos poderem ser fortes ou fracos. Um ácido forte é aquele que está completamente desprotonado em solução, um ácido fraco é aquele que está incompletamente desprotonado em solução. Uma base forte é aquela que está completamente protonada em solução e uma base fraca é aquela que está incompletamente protonada em solução. Onde o termo desprotonação é a perda de um próton e protonação é o ganho de um próton, e "completamente desprotonado" significa que todas as moléculas transferiram como próton, seu átomo de hidrogênio para molécula de solvente. E "completamente protonado" significa que cada espécie básica ganhou um próton.

        

Objetivos

         Neste experimento, temos o objetivo de preparar uma solução aquosa que tem como solvente a água destilada e um soluto ácido. Além dos objetivos principais de experimentação tem-se, como em todo experimento, objetivos secundários como o aprendizado do correto manuseio da pipeta graduada, transferindo as substâncias de um recipiente ao outro de forma segura e correta. Neste experimento, temos o objetivo de preparar uma solução aquosa que tem como solvente a água destilada e um soluto ácido. Além dos objetivos principais de experimentação tem-se, como em todo experimento, objetivos secundários como o aprendizado do correto manuseio da pipeta graduada, transferindo as substâncias de um recipiente ao outro de forma segura e correta.

        


Procedimento Experimental

1º Experimento

Teste 1.0

        1.1 - Materiais Utilizados:

            1.1.1 - Pêra de Sucção;

            1.1.2 - Balão Volumétrico de Fundo Chato;

            1.1.3 - Pipeta graduada;

            1.1.4 - Funil;

            1.1.5 - Pisseta;

        1.2 - Procedimento de dissolução de HCl:

            1.2.1 - Adicionar aproximadamente 20 ml de água destilada no balão volumétrico identificado como "HCl";

            1.2.2 - Na capela, o Professor deve adicionar 1,6 ml, ou 6 M, de HCl com o pipeta graduada;

            1.2.3 - Com a pisseta e o funil completar 100ml na marcação do balão volumétrico;

            1.2.4 - Homogeneizar 5 vezes, com o balão fechado, a mistura para que possa ser definido como uma solução; (Fig. 1.1)(Fig. 1.2)

            1.2.5 - Após homogeneizar levamos o balão com a solução de HCl à mesa do professor.

Teste 2.0

        2.1 - Materiais Utilizados:

            2.1.1 - Béquer;

            2.1.2 - Balão Volumétrico de Fundo Chato;

            2.1.3 - Bagueta de Vidro;

            2.1.4 - Funil;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (314.3 Kb)   docx (200.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com