TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Água Mineral

Por:   •  24/12/2023  •  Trabalho acadêmico  •  815 Palavras (4 Páginas)  •  46 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Universidade Federal do Maranhão

CCET

Curso: Química Industrial

Disciplina: DETE0200 - Tecnologia de bebidas

Docente: Profa. Dra. Djavania Azevêdo da Luz Silva

Discente: Giovane Chagas Brito Filho

Atividade Assíncrona – Tecnologia de água mineral

São Luís - MA

2023

A água mineral é um tipo de água que é obtida diretamente de fontes naturais ou por extração de águas subterrâneas. Ela é caracterizada pelo conteúdo definido e constante de determinados sais minerais, oligoelementos e outros constituintes considerando as flutuações naturais. A água mineral pode ser sem gás (sem bolhas) ou com gás (também conhecida como gaseificada ou efervescente). Existem vários tipos de água mineral, cada um com suas próprias características. Alguns dos principais tipos de água mineral são: água mineral alcalina, água mineral sulfurosa, água mineral gasosa, água mineral ferruginosa e água mineral bicarbonatada. Cada tipo de água mineral tem suas próprias propriedades e benefícios para a saúde.

A água mineral alcalina é caracterizada por ter um pH maior que 7 e é rica em minerais alcalinos, como cálcio, magnésio e potássio. De acordo com o Água Mineral Hydrate, a água mineral alcalina pode ajudar a aliviar a acidez estomacal. Além disso, a água mineral alcalina pode ajudar a hidratar o corpo e melhorar a digestão. A água mineral sulfurosa contém enxofre e é conhecida por suas propriedades terapêuticas. De acordo com o InfoEscola, a água mineral sulfurosa pode ajudar no tratamento de doenças de pele, como psoríase e eczema. Além disso, a água mineral sulfurosa pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea e reduzir o estresse. Em minha opinião, a melhor água mineral depende das necessidades individuais de cada pessoa. Se você está procurando uma água que ajude na digestão e hidratação, a água mineral alcalina pode ser uma boa escolha. Se você está procurando uma água que ajude no tratamento de doenças de pele ou melhore a circulação sanguínea, a água mineral sulfurosa pode ser uma boa escolha. É importante lembrar que cada pessoa é diferente e pode ter necessidades diferentes.

De acordo com a legislação brasileira para rotulagem de água mineral, o rótulo deve conter as seguintes informações: Nome do produto (água mineral natural ou água mineral natural adicionada de gás carbônico), nome e endereço do produtor ou envasador. Localização da fonte, volume líquido do conteúdo, data de envase ou validade número do registro no Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), composição química completa da água, incluindo a concentração de cada elemento químico presente na água. Instruções para armazenamento e consumo. Além dessas informações obrigatórias, o rótulo também pode conter outras informações, como: Informações nutricionais: algumas marcas de água mineral fornecem informações nutricionais sobre a água, como a quantidade de sódio e outros minerais presentes na água. Informações sobre o processo de produção: algumas marcas de água mineral fornecem informações sobre o processo de produção da água, como a profundidade da fonte e o método de extração. Informações sobre a sustentabilidade: algumas marcas de água mineral

fornecem informações sobre suas práticas sustentáveis, como o uso de energia renovável e a conservação da biodiversidade.[pic 2][pic 3][pic 4]

Infelizmente, existem muitas denúncias relacionadas à qualidade da água mineral no Brasil. Algumas das denúncias mais recentes incluem:

Em janeiro de 2020, houve um aumento nas vendas de água mineral no Rio de Janeiro após denúncias sobre a qualidade da água fornecida pela Cedae.

Em 2019, o Procon-RJ apurou denúncias de preços abusivos da água mineral.

Em 2018, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização de quatro marcas de água mineral por apresentarem irregularidades na qualidade e na rotulagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (183.5 Kb)   docx (395.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com