TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Química: Propriedades do Alumínio

Seminário: Trabalho de Química: Propriedades do Alumínio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  Seminário  •  1.177 Palavras (5 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 5

Anhanguera Educacional

Pamela M Sueli Garcia

Fabio Garcia

Nilson Souza da Silva

Jessica Fernanda Teixeira Cardoso

Leonardo Teraçan

Trabalho de Química: Propriedades do Alumínio.

Santa Barbara D’Oeste- SP

18 Setembro 2013.

Anhanguera Educacional

Pamela M Sueli Garcia

Fabio Garcia

Nilson Souza da Silva

Jessica Fernanda Teixeira Cardoso

Leonardo Teraçan

Química: Propriedades do Alumínio

Trabalho de Química apresentado ao professor Jean

Do curso de engenharia 1 semestre da faculdade

Anhanguera Educacional (unidade Santa Barbara)

Santa Barbara D’Oeste

2013

Sumario

4. Introdução

5. Propriedades do Alumínio

6. Obtenção do metal

7. Suas Aplicações

8. Comparação com aço

9. O Aço

10. Referencias

11. Conclusão

Introdução

O trabalho a seguir tem por finalidade uma análise do alumínio

Assim como, suas características físicas químicas suas obtenções como o material é encontrado na natureza e sua forma mais abundante, suas principais aplicações e por fim a comparação do alumínio com outros produtos que utilizam em sua matéria prima o aço, e também descreveremos algumas características do aço.

Propriedades Física e química do alumínio.

O alumínio, de símbolo químico Al, é um elemento químico metálico trivalente, leve, sólido cristalino, de cor branca - prateada e sem odor característico. Este metal é incluído no conjunto dos metais representativos, com número atômico igual a 13 (grupo do boro) e uma assa atômica relativa de 26,98 1.

Com poucas exceções , encontra-se nos compostos químicos na forma de Al 3+. São conhecidos nove isótopos do alumínio, com números de massa entre 23 e 30, ocorrendo naturalmente, apenas, os isótopos 27Al e 26Al, sendo o primeiro o mais abundante e o segundo o mais estável2.

O alumínio é uma das espécies mais reativas que se conhece. A temperaturas elevadas, cerca dos 180ºC, reage com a água, produzindo hidróxido de alumínio (Al(OH)3) e hidrogênio (H2), e com outros óxidos metálicos, produzindo o respectivo metal e óxido de alumínio (Al2O3). Ele pode também complexar com espécies ricas em elétrons, como o flúor e o cloro. O seu caráter anfotérico permite-lhe reagir com ácidos inorgânicos e bases fortes3.

Outra característica importante deste metal é a sua excelente resistência à corrosão. Quando exposto ao oxigênio, à água e a outros oxidantes, forma-se rapidamente à sua superfície uma película contínua, fina, resistente e protetora, de óxido de alumínio (alumina), conferindo-lhe alta resistência à corrosão. Esta película é dissolvida por soluções alcalinas e por alguns ácidos, como o ácido sulfúrico3.

Quais são as fontes de obtenção do metal

O ferro é um elemento químico de número atômico igual a 26, massa molar de 55,845 g/mol, ponto de fusão de 1535 ºC e ponto de ebulição de 2862 ºC.O ferro já é usado desde os tempos mais remotos, cerca de 4000 a 3500 a.C. Nessa época, o ferro era obtido por meio de meteoros e era considerado extremamente raro. Apesar de ser o quarto elemento mais abundante na crosta terrestre, não se encontra o ferro isolado na natureza, mas somente em minérios, sendo que os principais são: hematita (Fe2O3 ), magnetita (Fe3O4), siderita (FeCO3), limonita (Fe2O3.H2O) e pirita (FeS2).

A partir desses minérios, é possível produzir o metal ferro. Essa obtenção de um metal por meio de seus minérios é feita com vários elementos, tais como o alumínio, o cobre, o titânio e o manganês; e esse processo é estudado pela área da metalurgia. Um ramo da metalurgia que cuida somente da obtenção do ferro e do aço é a siderurgia, e o principal minério utilizado é a hematita.

Nas siderúrgicas, o aço tem maior prioridade que o ferro na produção, porque essa liga pode ser trabalhada na forja, na laminação e na extrusão, enquanto com o ferro isso é difícil. O aço também possui maior dureza e elevada resistência mecânica. Para melhorar ainda mais, esses materiais (o ferro e o aço) têm um custo ainda menor do que outros metais e ligas de alta resistência.

Suas aplicações

São aplicados em nosso cotidiano, principalmente na construção civil. Por exemplo, para se construir prédios de vários andares como vemos hoje nos grandes centros urbanos, usa-se o concreto armado, que é o concreto com estruturas em aço. É o aço que fornece a resistência que a estrutura precisa ter para aguentar forças perpendicular, como os ventos.

O aço carbono e o alto-carbono são mais duros, sendo que se tornam muito quebradiços à medida que são temperados. No entanto, estes são utilizados em peças de grande atrito, já que não se desgastam com facilidade, além de lâminas de facas, ou materiais industriais.

Têm-se também o ferro-fundido, que é um ferro derretido em moldes, já no formato desejado. Estes são muito quebradiços, pois em geral, têm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com