TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM POUCO SOBRE O PETRÓLEO

Por:   •  8/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.820 Palavras (8 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

        O presente trabalho é sobre o Petróleo, mais concretamente sobre seu uso na atualidade e outras formas energéticas que podem ser recorridas para substituir essa fonte tão indispensável em nossos dias, porém esgotável e maléfica ao meio ambiente.

        É objetivo desse oficio, mostrar os pontos positivos e negativos do petróleo diante todo o contexto social e ambiental, além de mostrar que é indispensável o investimento de pesquisas em relação a produção de biocombustíveis, uma vez que a dependência ao petróleo é muito grande, mas temos que redobrar nossas atenções aos impactos desse com o meio que vivemos.

         

UM POUCO SOBRE O PETRÓLEO

Sendo encontrado em cavidades existentes entre as camadas do subsolo, o petróleo, do latim petroleum, pedros: pedra e oleum: oléo, portanto trazendo para o nosso português, fica como olho de pedra. Constitui uma grande fonte de energia usada para diversos fins.

Hoje temos duas teorias as quais tentam justificar o surgimento do petróleo, teoria inorgânica ou mineral e a teoria orgânica, porém a mais aceita dentre as duas é a teoria orgânica, a qual diz que o petróleo se originou na decomposição dos organismos marinhos (animais e vegetais), os quais morreram e sofreram uma lenta decomposição na ausência do oxigênio, e em milhares de anos gerou o petróleo.

Suas propriedades físicas, se constituem em um material oleoso, inflamável, cuja cor varia segundo a origem, oscilando de negro ao âmbar, geralmente menos denso que a água. Tal substância escura e oleosa, pode estar presente nos três estados físicos, são eles: líquido, sólido e gasoso. Enquanto em sua composição estão misturadas inúmeras substâncias, porém em maior porcentagem, encontra-se os hidrocarbonetos (compostos formados por carbono e hidrogênio).

Nas refinarias, o petróleo bruto é submetido a uma destilação fraccionada, e os seus componentes são separados por faixas de temperatura de ebulição. E nesse processo obtém-se matéria-prima para a fabricação de diversos produtos encontrados no nosso dia a dia, como corantes, medicamentos, produtos de limpeza, tintas, fibras têxtis, combustíveis, etc.

[pic 1]

No final do século XIX, com a invenção do automóvel com motor de combustão interna, o petróleo passou a ser uma das principais fontes de energia do mundo, em consequência, houve uma maior dedicação aos riscos desse material diante o meio ambiente, uma vez retirado do meio incorretamente, esse equívoco acarretaria malefícios ao meio, pois por ser um produto com alto risco de contaminação, o petróleo em contato com as águas de oceanos e mares ou com a superfície do solo, provoca graves danos ao meio ambiente.

 Vários acidentes ambientais envolvendo vazamento de petróleo (seja de plataformas ou navios cargueiros) já ocorreram nas últimas décadas. Quando ocorre no oceano, as consequências ambientais são drásticas, pois afeta os ecossistemas litorâneos, provocando grande quantidade de mortes entre peixes e outros animais marítimos. E nem sempre as medidas de limpeza conseguem minimizar o problema.

Entretanto, recentemente tem-se discutido muito a respeito do uso do petróleo. É inegável sua enorme utilidade prática como biocombustível ou mesmo como matéria-prima na fabricação de distintos objetos.

Hoje na vida que vivemos, seria impossível abandonar o uso do petróleo, mas deve-se ter uma atenção ambiental diante esse material, uma vez que ao mesmo tempo que ele traz benefícios ao nosso dia a dia, malefícios estão por trás, uma vez que a combustão de seus derivados causa sérios problemas ambientais, por exemplo, na combustão dos carros e caldeiras das indústrias, há o lançamento diariamente de toneladas de gases como o monóxido de carbono, o dióxido de carbono, os óxidos d]e enxofre e nitrogênio, entre outros. E esse fator contribui diretamente para o aumento da poluição atmosférica do efeito estufa.

Dentre tudo, vale lembrar que o petróleo é uma fonte de energia esgotável, logo é função de todos nós buscarmos outras fontes que possam substitui-lo.

O INÍCIO E O FIM DO OURO NEGRO

O petróleo, apesar de produzir poluição atmosférica em sua combustão, ter a exaustão das jazidas, ser fonte esgotável de energia e contribuir para a degradação do meio ambiente. Ela possui consigo seus pontos positivos: não necessita de muita mão de obra, matéria-prima com mais de 300 produtos, facilidade de armazenamento e transporte, e além disso nos proporciona a partir da sua refinação, como visto anteriormente, inúmeros produtos e dentre eles estão as fontes de energia, alguns deles muito utilizados como combustível para vários meios de transporte, como podemos ver:

Gás: Combustível: doméstico e industrial; Matéria-prima para a indústria petroquímica.

Gasolina: Combustível; Solvente.

        

Óleos combustíveis: Fonte de gasolina; aquecimento industrial.

GLP: Gás de cozinha.

        Mas em busca de novas fontes com o âmbito de substituir a grande dependência do petróleo, visando principalmente o meio ambiente, existe atualmente mais produções de biocombustíveis e investimento em pesquisas, pois o petróleo pode arrecadar milhares de lucros aos países que possuem ele em seu território (Arábia saudita, Irã, Iraque...), mas um dia essa fonte há de acabar, a necessidade do ser humano, principalmente, diante esse material vai continuar.

Assim sendo, a produção de biocombustíveis está crescendo e essa produção de energias provenientes de biomassa renovável, o qual pode ou não substituir os combustíveis derivados de petróleo e gás natural na geração de energia, e que emitem menos compostos do que os combustíveis fósseis (petróleo), na combustão do motor do carro e seu processo é mais limpo.

Produção

Utilização

Éster

Óleos vegetais e animais

Combustíveis para motores

Etanol

Biomassa biodegradável

Biocombustível

Gás

Biomassa biodegradável

Gás natural

Éter dimetílico

Biomassa

Biocombustível

Metanol

Biomassa

Combustível

(Tab. 01)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (182.5 Kb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com