TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM RELATÓRIO DE BIOSSEGURANÇA

Por:   •  3/12/2016  •  Relatório de pesquisa  •  876 Palavras (4 Páginas)  •  5.260 Visualizações

Página 1 de 4

RELATÓRIO DE BIOSSEGURANÇA

1. Introdução:

Biossegurança é o conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, diminuir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, em virtude da adoção de novas tecnologias e fatores de risco a que estamos expostos. A Biossegurança em Saúde contribui substancialmente para a qualidade, promoção e proteção a saúde, assegurados nos princípios básicos do SUS e as políticas governamentais do Mais saúde.” (Ministério da saúde, 2013).

Os antibióticos são substâncias químicas, naturais ou sintéticas, com capacidade de impedir a multiplicação de bactérias ou de as destruir, não tendo contudo eficácia contra os vírus. Por vezes são usados para prevenir infecções bacterianas, como por exemplo, antes das intervenções cirúrgicas, logo, existem riscos ao trabalhar com esse tipo de substância como é caso do laboratório de resíduos de medicamentos veterinários.

3. Metodologia:

Todos os ensaios são registrados, através das fichas de registro de processamento das amostras.

O método baseia-se na extração de tetraciclinas e precipitação das proteínas do leite com acetonitrila acidificada. Uma alíquota do extrato centrifugado é diluída para purificação por extração por fase sólida. O eluato metanólico acidificado é evaporado à secura e ressuspendido em um solvente de reconstituição para injeção no sistema         CLAE-EM/EM. Uma coluna C18 e um programa de eluição gradiente foi usado para a separação dos analitos. O modo de ionização empregado foi o electrospray positivo, com aquisição por monitoramento de reações múltiplas.

O método permite a avaliação da conformidade do leite quanto à concentração permitida de resíduos de oxitetraciclina, tetraciclina e clortetraciclina, segundo os Limites Máximos de Resíduos (LMR´s) estabelecidos pelo Codex Alimentarius e pela Resolução 54/00 do GMC/Mercosul. (POP 65.3120.137)

3.1 Aspectos de Segurança

As substâncias do grupo das tetraciclinas podem causar reações adversas à saúde como irritação ocular e cutânea, além de possível teratogênese. Os solventes empregados no ensaio são tóxicos por inalação, por contato ocular e cutâneo e por ingestão, além de serem facilmente inflamáveis. Deve-se manusear os padrões, suas soluções e os solventes com cuidado, evitando o contato direto com a pele e mucosas. Caso isso ocorra lavar abundantemente com água corrente e solicitar auxílio médico imediatamente em caso de acidente ou de indisposição.

3.2 Reagentes e solventes

  1. Ácido fórmico 98-100%
  2. Acetonitrila
  3. Metanol
  4. Agua purificada
  5. Ácido oxálico diidratado P.A.

3.3 Padrões de medicamentos veterinários

  1. Oxitetraciclina
  2. 4-epioxitetraciclina
  3. Cloridrato de clortetraciclina
  4. Cloridrato de 4-epiclortetraciclina
  5. Cloridrato de tetraciclina
  6. Cloridrato de 4-epitetraciclina
  7. Hiclato de doxiciclina
  8. Cloridrato de demeclociclina
  9. Cloridrato de metaciclina

4. Riscos envolvidos no laboratório:

No laboratório de Resíduos de medicamentos veterinários trabalha-se principalmente com risco químicos, pois trata-se de antibióticos, substâncias com grande capacidade irritante para o trato respiratório e solventes orgânicos que são irritantes por dissolução da camada lipídica protetora da pele.

4.1 Riscos químicos:

“É o perigo a que determinado indivíduo está exposto ao manipular produtos químicos que podem causar-lhe danos físicos ou prejudicar-lhe a saúde. Os danos físicos relacionados à exposição química inclui, desde irritação na pele e olhos, passando por queimaduras leves, indo até aqueles de maior severidade, causado por incêndio ou explosão. Os danos à saúde pode advir de exposição de curta e/ou longa duração, relacionadas ao contato de produtos químicos tóxicos com a pele e olhos, bem como a inalação de seus vapores, resultando em doenças respiratórias crônicas, doenças do sistema nervoso, doenças nos rins e fígado, e até mesmo alguns tipos de câncer.” (FIOCRUZ, 2013)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (196.8 Kb)   docx (253.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com