TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Relatório Inorgânica Complexo

Por:   •  23/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  982 Palavras (4 Páginas)  •  1.273 Visualizações

Página 1 de 4

RESULTADOS E DISCUSSÃO

A primeira experiência consistiu na análise da reatividade dos íons de cobalto e cobre pelos ligantes amônia.

O cobre é um elemento capaz de formar íons com estado de oxidação +1 e +2, sendo este último o estado mais frequente. Em solução aquosa, os íons Cu2+ hidratados apresentam coloração azul clara e são capazes de formar complexos com a amônia de coloração azul escura (1).

No experimento, todas as soluções que possuíam cobre (cloreto de cobre, nitrato de cobre e sulfato de cobre) apresentavam coloração azul clara, conforme descrito pela literatura. Foi feita então a adição de hidróxido de amônia em cada solução para a confirmação da coloração dos complexos obtidos.  

  • Cloreto de Cobre

Após a adição das primeiras gotas de hidróxido de amônio a solução teve uma mudança de coloração para azul escuro turvo, meio opaca, devido a mudança de ligação entre o átomo central e o ligante amônia e também na mudança do número de coordenação (2).  Com a adição de mais gotas, totalizando 14 gotas, foi notada uma mudança na coloração da solução, a mesma deixou de ter caráter turvo e apresentou uma cor azul marinho.

A reação do cloreto de cobre com a adição do hidróxido de amônio forma o complexo Cloreto de Tetraminocobre (II) e é representada pela equação 1.

[Cu(H2O)6]Cl2 + 4 NH4OH → [Cu(NH3)4]Cl2 + 6H2O     Equação 1

  • Nitrato de Cobre

Teve mecanismo semelhante ao anterior. Também apresentou coloração azul escuro turvo com a adição das primeiras gotas. Com um total de 23 gotas a solução apresentou uma mudança expressiva de coloração, a solução apresentou uma coloração azul escuro. A reação do nitrato de cobre com a adição do hidróxido de amônio forma o complexo Nitrato de Tetraminocobre (II) e é representada pela equação 2.

[Cu(H2O)6](NO3)2 + 4 NH4OH → [Cu(NH3)4](NO3)2 + 6H2O   Equação 2

  • Sulfato de Cobre

   As reações acima são semelhantes as reações entre o sulfato de cobre e hidróxido de amônio. A adição das primeiras gotas de hidróxido de amônio forma um precipitado de hidróxido de cobre (II) e com a continuação da adição, totalizando 23 gotas, a coloração azul foi intensificada passando a ser um azul marinho, devido a reação do íon complexo de cobre com amônia e o ânion sulfato. Esta reação forma o complexo Sulfato de Tetraminocobre (II) e é representada na equação 3.

[Cu(H2O)6]SO4 + 4 NH4OH → [Cu (NH3)4](SO4)2 + 6H2O    Equação 3

O elemento cobalto é capaz de formar íons com estado de oxidação +2 e +3. Os íons complexos de cobalto apresentam uma grande variedade de cores. Os íons +2, por exemplo, apresentam coloração avermelhada e são capazes de formar complexos com a amônia de coloração verde (3).

O comportamento das reações é muito semelhante àquele observado para os complexos de cobre. As soluções de cloreto de cobalto, nitrato de cobalto e sulfato de cobalto apresentavam coloração vermelha ou rósea, visto que o íon Co+2 obtido em solução apresenta cor vermelha, conforme descrito na literatura. A grande diferença foram os complexos obtidos.

  • Cloreto de Cobalto

O íon complexo de cobalto forma com os ânions de cloreto, após a adição de 21 gotas de hidróxido de amônio, o complexo Cloreto de Hexaminocobalto (III), de coloração verde-petróleo. A reação é representada pela equação 4.

[Co(H2O)6]Cl2 + 6 NH4OH → [Co(NH3)6]Cl2 + 6H2O    Equação 4

  • Nitrato de Cobalto

O íon complexo de cobalto forma com o ânion de nitrato, após a adição de 59 gotas de hidróxido de amônio, o complexo Nitrato de Hexaminocobalto (III), de coloração verde-petróleo ou verde-musgo. A reação é representada pela equação 5.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (238.1 Kb)   docx (667.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com