TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VALORES DE ALUMÍNIO

Tese: VALORES DE ALUMÍNIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2014  •  Tese  •  2.108 Palavras (9 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 9

O Alumínio e o material mais jovem utilizado nas indústrias, o material vem sendo utilizado na indústria. O alumínio vem sendo utilizado até mesmo antes de cristo e começou a ser produzido comercialmente há cerca de 150 anos. Sua produção atual supera a soma de todos os outros metais ferrosos antes de ser descoberto como metal isolado, o material acompanhou a evolução das civilizações. O alumínio foi descoberto por Sir Humpheres Davy em1809 mais foi isolado pela primeira vez em 1825 por Haus Cristina Oersted obtendo o alumen ( alumínio impuro ). Em seguida o pedagogo e químico alemão: Friedrich Wohler obteve a isolação do alumínio em 1927.

IMPORTÂNCIA DO ALUMÍNIO

O alumínio hoje é o metal mais utilizado pelas indústrias?

Ele apresenta características próprias é bem maleável, leve (densidade abaixo de 5/cm³) é muito resistente a corrosão é um dos metais mais versáteis pois a partir dele pode se confeccionar peças automotivas utensílios domésticos painéis coletores de energia solar, na indústria alimentícia ,é utilizado por ser atóxico para proteger alimentos industrializados. O Brasil hoje seria uma grande exportadora tendo a terceira maior jazida de bauxita, é o quarto maior fabricante de alumínio, e ocupa a quinta colocação na exportação de alumínio primários/digas.

O alumínio hoje tem o custo de produção muito alto mais compensa ser fabricado, pois e um material utilizado e reaproveitado em diversas áreas.

O alumínio é retirado do ambiente natural em seu estado composto como minério de bauxita contendo seu estado físico matérias como hidróxidos de alumínio em varias mistura de sílica, óxido de ferro, óxido de titânio , silicato de alumínio e outras impurezas em quantidades menores.

Para extração do elemento titânio alumínio utilizando o processo de Bayer. O átomo de alumínio está ligado às moléculas de oxigênio para serem separadas em processo de eletrolise para obter o alumínio puro.

Utilizando o processo de Bayer o minério de bauxita, passa pelo processo inicial de digestão onde e adicionado uma solução cautisca de hidróxido de sódio sobre temperatura e pressão controlada. Em seguida ocorre a filtragem onde separa o solido do liquido, em seguida a calcinação é o processo de remoção de qualquer resíduo liquido em seguida a alumina é calcinada a temperatura de 1000°C Celsius para desidratar os cristais de alumina puros, de aspecto arenoso e branco. A partir da alumina ocorre a transformação em alumínio metálico ,isso ocorre na fundição da alumina a 2000°C Celsius .

A mistura obtida sofre uma reação onde os átomos de alumínio em processo de eletrolise separando as moléculas de oxigênio onde as moléculas de oxigênio se agrupam com o carbono acumulado, o alumínio liquido no fundo da cuba em seguida e transferido para extrusão onde são produzidos os lingotes, placas e tarugos de alumínio.

O Alumínio e retirado do seu ambiente natural em forma de minério de bauxita, contendo em sua composição outros diversos elementos como ferro e carbono.

Para extração do alumínio puro e utilizado o processo de Bayer, por onde o Alumínio passa por diversas etapas como Digestão, Filtragem, Calcinação, Eletrolise, ate chegar aos lingotes de alumínio puro.

Descrevendo um pouco das características física e química do alumínio, o alumínio tem uma grande resistência a corrosão e oxidação o que o torna bem útil no processo de fabricação de pecas automotivas, marítimas, utensílios domésticos (panelas, frigideiras e outros).

Uma das características do alumínio é a sua elasticidade, podendo suportar até 7.000kg/mm3.

Outra característica do alumínio e sobre sua dureza, para que ele se torne um metal mais duro ele passa por um processo de tratamento térmico onde ele passa se torna mais duro porem mesmo assim sua dureza será menor que a do aço e a do ferro mais o ponto positivo e que mesmo após tratado sua densidade será menor que a do ferro e a do aço o tornando assim mais leve.

Depois de ser obtido o alumínio puro ele pode ser utilizado em diversas áreas como na área naval para construções de navios, barcos, lanchas entre outros equipamentos marítimos, na área automotiva utilizado em chassis de veículos, blocos de motores, peças e acessórios automotivos e também pode ser utilizado ate mesmos nos utensílios domésticos como e panelas, frigideiras, e outros então hoje em dia o alumínio e muito utilizado em todas as áreas, pois e um metal leve e muito resistente.

Propriedades intensivas

São substancias ou matéria que não dependem de sua massa, pois a medição de sua densidade seja a mesma em diferente de tamanho e peso e qualidade ex: um cavaco de alumínio tem a mesma densidade de uma barra.

Propriedades extensivas

São aquelas que a massa e volume influenciam em sua densidade ex: a densidade da queima de um palito de fósforo é diferente da queima de dois ou mais palitos.

PROPRIEDADES MECÂNICAS

As propriedades mecânicas são determinadas por ensaios rotineiros de amostras selecionadas como sendo representativas do produto. Estes ensaios mecânicos são normalmente destrutivos de modo que não devem ser efetuados em produtos acabados, pois alteram suas condições de funcionalidade. Obtêm-se corpos de prova de amostras que tenham sido elaboradas do mesmo modo que o produto, exceto no caso de peças fundidas e forjadas. Os ensaios de peças fundidas são feitos em corpos-de-prova do mesmo vazamento do metal da peça fundida e elaborados ao mesmo tempo. Com as peças forjadas, os ensaios, geralmente, são feitos em pedaços cortados do mesmo metal da peça. Os valores das propriedades mecânicas podem dividir-se em dois grupos:

Valores garantidos: Parâmetros mínimos estabelecidos pelas especificações

Valores típicos: obtidos por meio de dados estatísticos propiciados por ensaios rotineiros, que garantem que o material obedece às especificações.

Limite de Resistência a Tração

É a máxima tensão que o material resiste antes de haver sua ruptura. Calcula-se dividindo a carga máxima (em quilogramas) aplicada durante o ensaio, pela seção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com