TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Velocidade das Reações Condições para que uma reação aconteça

Por:   •  30/1/2017  •  Artigo  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 3

Aluna: Jhenyffer Melo.                                                                                            

Disc: Química.

Tema: Velocidade das reações.

Condições para que uma reação aconteça

Para que aconteça uma reação são necessários alguns fatores: contato dos reagentes, afinidade química, teoria das colisões (necessidade que ao menos duas partículas de átomos colidam) e a energia de ativação (quantidade mínima precisa para que a reação aconteça). Um exemplo prático disso é o gás de cozinha com o O2 onde precisamos fornecer energia ao aproximar o palito de fósforo, mas depois de iniciada a reação libera energia para ativar as outras moléculas mantendo assim a reação.

Fatores que alteram a velocidade das reações químicas

Alguns fatores podem aumentar ou diminuir a velocidade de uma reação química. Entre eles:

Temperatura

A temperatura está relacionada à agitação das moléculas. Quanto mais calor, mais agitadas ficam as moléculas. Ao aumentarmos a temperatura, aumentamos a energia cinética das moléculas (movimento).

Superfície de Contato

Quando maior a superfície de contato maior será a velocidade da reação porque a superfície de contato é diretamente proporcional ao número de choques da reação.

Pressão

Pressão é a razão entre força e área, ou seja, fazer força sobre uma determinada área. Com o aumento da pressão em um recipiente, diminui o volume e desta forma aumenta a concentração dos reagentes. As moléculas se chocam mais, aumentando o número de colisões e, portanto, aumenta a velocidade da reação.

Concentração

É a parte que está ligada a quantidade de soluto e solvente que uma solução possui. Quando se aumenta a concentração de oxigênio numa queima, a combustão acontece mais rápido.

Presença de Luz

Algumas reações químicas ocorrem com maior velocidade quando estão na presença de luz. A luz influencia na velocidade das reações porque é uma energia em forma de onda eletromagnética que ajuda a quebrar a barreira da energia de ativação. 

Na experiência o grupo pegou dois comprimidos efervescentes e colocou um inteiro e o outro amassado em potes com a mesma quantidade de água. O comprimido que estava amassado dissolveu mais rapidamente devido a superfície de contato que é maior nesse caso.

Processos reversíveis

Quando tanto os reagentes quanto os produtos são consumidos e formados simultaneamente significa que temos reações reversíveis. Essas reações fazem parte do campo do equilíbrio químico e podem se dividir tanto em estática quanto em dinâmica, elas são assim ditas conforme as determinadas ocasiões que são submetidas. As reações podem também receber setas duplas quando ocorrem ambos os processos ao mesmo tempo.

A reação direta (→) ocorre no sentido de formação dos produtos, para a direita;

A reação inversa (←) ocorre no sentido de formação dos reagentes, para a esquerda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (93.9 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com