TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vidro um material 100% reciclado

Por:   •  1/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.850 Palavras (12 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE ANHANGUERA DE JOINVILLE – UNIDADE 1

CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – 5° FASE

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO MECÂNICA

DANIEL NASIO – 7075321272

VIDRO

Professora Marisa

Joinville – SC

2° Bimestre / 2015

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        VIDRO        

2.1.        O que é vidro?        

2.2.        Composição química do vidro        

2.3.        Propriedades do vidro        

2.4.        Tipos de vidro        

2.5.        Fabricação do vidro        

3.        RECICLAGEM DO VIDRO        

3.1.        Processo de reciclagem        

3.2.        Benefícios do vidro reciclado        

4.        CONCLUSÃO        

5.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


  1. INTRODUÇÃO


  1. VIDRO

        

        O vidro foi descoberto por volta de 5000 a.C. quando mercadores fenícios descobriram esse material ao fazerem uma fogueira na beira da praia, onde apoiaram as panelas em blocos de nitrato de sódio, o fogo junto à areia e o nitrato de sódio, transformou-se em um liquido e após resfriado em vidro. Já os romanos em 100 a.C. já produziam vidro por técnicas de sopro em moldes, confeccionando janelas.

  1. O que é vidro?

        O vidro é uma substância sólida e amorfa, apresentando uma temperatura de transição vítrea, que é a transição reversível em materiais amorfos entre um estado duro e rígido e um estado mole. É um material cerâmico transparente que é obtido geralmente através de um resfriamento de uma massa liquida a base de sílica, podendo ser produzido a partir de materiais inorgânicos, orgânicos e metálicos.

        Na forma pura, o vidro é um óxido metálico esfriado transparente e duro, considerado inerte e biologicamente inativo, podendo ser fabricado com superfícies muito lisas e impermeáveis. Tem como principal característica a transparência, sendo permeável a luz, impermeável a fluidos, excelente isolante térmico e encontra-se com abundancia na natureza.

        O vidro possui grandes vantagens não apenas na sua aplicação, mas no geral, podemos citar, por exemplo, o processo de reciclagem, onde o material é totalmente reciclável, muito higiênico, inerte, versátil, impermeável, transparente e possui difícil corrosão. Logo, possuindo inúmeras vantagens e aplicações, o vidro possui preço um pouco mais elevado que os materiais similares ou substituíveis, também é um material bastante frágil e de difícil manipulação, pesado e com baixa condutibilidade térmica.


  1. Composição química do vidro

        

        O vidro sendo uma substância inorgânica, homogenia e amorfa, obtida através do resfriamento de uma massa a base de sílica em fusão. Tendo como composições individuais variadas, pois pequenas alterações são feitas para proporcionar propriedades especificas, como por exemplo, cor, viscosidade, índice de refração e etc.

        Em todo tipo de vidro encontra-se a sílica que é à base do vidro, a matéria prima básica, a areia, responsável por mais de 72% do vidro. Encontra-se no vidro 0,3% de Potássio, 0,7% de Alumina e 14% de Sódio, esses aumentam a resistência mecânica do material, 4% de Magnésio, que garante a resistência ao vidro para suportar mudanças bruscas de temperatura e aumenta também a resistência mecânica, 9% de Cálcio, que proporciona a estabilidade ao vidro contra agentes atmosféricos.

[pic 1]

Figura 1: Composição Química do Vidro.

[1]Fonte: Pilkongton Brasil Ltda.

  1. Propriedades do vidro

        A propriedade mais importante do vidro, já citado, é a transparência, o vidro permite a passagem de luz visível, com isso, permite o aquecimento do espaço interior que o mesmo protege, mas não permite a transferência desse mesmo calor para o exterior, dando origem ao principal problema ambiental associado ao vidro, o efeito estufa.

        O vidro possui um peso especifico aproximadamente igual ao do concreto armado, mas com rigidez mais elevada, porém apresenta valor inferior ao aço. Abaixo uma tabela com os valores das propriedades do vidro:

[pic 2]

Tabela 1: Propriedade do vidro.

[2]Fonte: Setor Vidreiro.

        Por conseguinte, o vidro é um material com comportamento elástico, quase perfeito, isotrópico e com rotura frágil, ou seja, não apresenta qualquer tipo de aviso e nem redistribui os esforços através de deformações plásticas, se tiver em conta as forças desenvolvidas ao nível molecular, o vidro atinge uma tensão de rotura a tração de até 32 GPa. Porém esse valor é maior do que o valor para o material fabricado, ou seja, acaba não tendo utilidade prática ou estrutural, a existência de defeitos na superfície é a responsável por essa diminuição, sendo impossível obter o vidro sem defeitos e também não é possível prever a posição ou quantidade desses defeitos, isso dificulta prever o valor da tração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (265.1 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com