TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vidro um material 100% reciclado

Por:   •  1/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.850 Palavras (12 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE ANHANGUERA DE JOINVILLE – UNIDADE 1

CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – 5° FASE

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO MECÂNICA

DANIEL NASIO – 7075321272

VIDRO

Professora Marisa

Joinville – SC

2° Bimestre / 2015

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        VIDRO        

2.1.        O que é vidro?        

2.2.        Composição química do vidro        

2.3.        Propriedades do vidro        

2.4.        Tipos de vidro        

2.5.        Fabricação do vidro        

3.        RECICLAGEM DO VIDRO        

3.1.        Processo de reciclagem        

3.2.        Benefícios do vidro reciclado        

4.        CONCLUSÃO        

5.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


  1. INTRODUÇÃO


  1. VIDRO

        

        O vidro foi descoberto por volta de 5000 a.C. quando mercadores fenícios descobriram esse material ao fazerem uma fogueira na beira da praia, onde apoiaram as panelas em blocos de nitrato de sódio, o fogo junto à areia e o nitrato de sódio, transformou-se em um liquido e após resfriado em vidro. Já os romanos em 100 a.C. já produziam vidro por técnicas de sopro em moldes, confeccionando janelas.

  1. O que é vidro?

        O vidro é uma substância sólida e amorfa, apresentando uma temperatura de transição vítrea, que é a transição reversível em materiais amorfos entre um estado duro e rígido e um estado mole. É um material cerâmico transparente que é obtido geralmente através de um resfriamento de uma massa liquida a base de sílica, podendo ser produzido a partir de materiais inorgânicos, orgânicos e metálicos.

        Na forma pura, o vidro é um óxido metálico esfriado transparente e duro, considerado inerte e biologicamente inativo, podendo ser fabricado com superfícies muito lisas e impermeáveis. Tem como principal característica a transparência, sendo permeável a luz, impermeável a fluidos, excelente isolante térmico e encontra-se com abundancia na natureza.

        O vidro possui grandes vantagens não apenas na sua aplicação, mas no geral, podemos citar, por exemplo, o processo de reciclagem, onde o material é totalmente reciclável, muito higiênico, inerte, versátil, impermeável, transparente e possui difícil corrosão. Logo, possuindo inúmeras vantagens e aplicações, o vidro possui preço um pouco mais elevado que os materiais similares ou substituíveis, também é um material bastante frágil e de difícil manipulação, pesado e com baixa condutibilidade térmica.


  1. Composição química do vidro

        

        O vidro sendo uma substância inorgânica, homogenia e amorfa, obtida através do resfriamento de uma massa a base de sílica em fusão. Tendo como composições individuais variadas, pois pequenas alterações são feitas para proporcionar propriedades especificas, como por exemplo, cor, viscosidade, índice de refração e etc.

        Em todo tipo de vidro encontra-se a sílica que é à base do vidro, a matéria prima básica, a areia, responsável por mais de 72% do vidro. Encontra-se no vidro 0,3% de Potássio, 0,7% de Alumina e 14% de Sódio, esses aumentam a resistência mecânica do material, 4% de Magnésio, que garante a resistência ao vidro para suportar mudanças bruscas de temperatura e aumenta também a resistência mecânica, 9% de Cálcio, que proporciona a estabilidade ao vidro contra agentes atmosféricos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (265.1 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com