TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ácido clorídrico (HCl)

Tese: Ácido clorídrico (HCl). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  Tese  •  1.438 Palavras (6 Páginas)  •  552 Visualizações

Página 1 de 6

HCl

O ácido clorídrico (HCl) é uma solução aquosa, ácida e queimante, devendo ser manuseado apenas com as devidas precauções. Ele é normalmente utilizado como reagente químico, e é um dos ácidos que se ioniza completamente em solução aquosa. Uma solução aquosa de HCl na concentração de 1 mol/L tem pH = 0. Em sua forma pura, HCl é um gás, conhecido como cloreto de hidrogênio.

O ácido clorídrico é encontrado em vários produtos de limpeza de pisos, é muito usado também em soluções acidificantes para aquários com peixes ornamentais.

HNO3

O ácido nítrico, que tem a fórmula molecular HNO3, é um ácido de elevado grau de ionização e volátil à temperatura ambiente. É produzido industrialmente pelo processo Ostwald. Também conhecido como ácido azótico ou água-forte.

O ácido nítrico é considerado um ácido forte, sendo também bastante corrosivo.

Sendo um ácido típico, o ácido nítrico reage com os metais alcalinos, óxidos básicos e carbonatos, formando sais, como o nitrato de amônio. Devido à sua natureza oxidante, o ácido nítrico geralmente não doa prótons (isto é, ele não libera hidrogênio) na reação com metais e o sal resultante normalmente está no mais alto estado de oxidação. Por essa razão, pode-se esperar forte corrosão, que deve ser evitada pelo uso apropriado de metais ou ligas resistentes à corrosão.

A principal aplicação do ácido nítrico é na produção de fertilizantes.

HCN

Também conhecido como ácido prússico ou, ainda, cianureto de hidrogênio, o ácido cianídrico é um ácido fraco representado pela fórmula química HCN, encontrado naturalmente tanto no estado líquido quanto no estado gasoso (altamente volátil), de odor semelhante ao de amêndoas amargas, solúvel em água, álcoois e éteres, com baixos pontos de fusão e ebulição, baixo peso molecular e de altíssimo grau de toxidez e inflamabilidade.

Usa-se muito o ácido cianídrico na fabricação do plástico, corantes diversos, acrílicos, pesticidas (propriedade descoberta durante a Primeira Guerra Mundial), fertilizantes agrícolas e na extração de minérios como ouro e prata. Pode ser encontrado em algumas espécies de mandioca e em sementes de frutas como maçã, cereja, alperce, pêssego e amêndoas.

No grupo dos venenos mais letais já descobertos, o ácido cianídrico é um importante membro.

HClO3

Quando dissolvemos o gás cloreto de hidrogênio (também chamado de gás clorídrico ou cloridreto) em água ele torna-se o ácido clorídrico, cuja fórmula molecular é HCl. Sua solubilidade em água na CNTP (Condições Normais de Temperatura e Pressão) é de 450 mL/L.

A fumaça liberada por esta solução aquosa é sufocante, corrosiva e tóxica.

Ele é um composto molecular formado por uma ligação covalente, com apenas um compartilhamento de elétrons, conforme a fórmula eletrônica de Lewis mostra:

Esse ácido é muito utilizado em laboratórios e em processos industriais, principalmente para a formação de haletos orgânicos (como o CH3Cl, cloreto de metila, por exemplo). Também é usado na extração de petróleo: ele dissolve uma parte das rochas, pois é introduzido no bolsão rochoso e facilita o fluxo do petróleo até a superfície. Também é usado na produção de corantes, hidrólise de amidos e proteínas, produção de tintas, couros, entre outros.

NaOH

A soda cáustica (NaOH – hidróxido de sódio) é, nas condições ambiente, um sólido branco bastante higroscópico (absorve a água presente no ar). Caracteriza-se por ser uma base de Arrhenius muito forte, portanto, é utilizada para neutralizar ácidos fortes ou tornar rapidamente alcalino um meio reacional, mesmo em poucas concentrações. Sua obtenção origina-se da eletrólise de cloreto de sódio (NaCl) em meio aquoso.

Utilização

• Tratamento de efluentes (resíduos), através da mudança de pH;

• Tratamento de celulose;

• Detergentes e sabões;

• Borrachas remanufaturadas;

• Catalisador de hidrólise de nitrilas, ésteres e cloretos de acila;

• Fabricação de vidros opacos;

• Indústria alimentícia (correção de pH).

NaCl

O cloreto de sódio (NaCl) consiste em um dois mais importantes e conhecidos sais da química inorgânica, e apresenta em sua estrutura um cátion, derivado do elemento químico sódio, e um ânion, derivado do elemento químico cloro, monovalentes, que confere à molécula uma relativa hidrossolubilidade e solubilidade na maior parte dos solventes polares. Comumente é designado por sal de cozinha ou simplesmente por sal, e se apresenta em condições normais como um sólido cristalino branco.

O NaCl apresenta uso doméstico no processo de salga da comida e na conservação de alimentos (carnes e pescados). Industrialmente é matéria prima direta para a produção de cloro gasoso (Cl2), o qual é utilizado no tratamento da água potável, na produção de hidróxido de sódio (NaOH), importante base industrial, e na produção de hipoclorito de sódio (NaOCl), agente alvejante e bactericida. Além disso, é utilizado na manufatura do papel e na produção de sabões e detergentes. Também possui uso indireto na produção de ácido clorídrico (HCl), importante ácido industrial e acadêmico, por eletrólise de sua solução aquosa.

CuNO3

O nitrato de cobre é fonte cobre para processos de galvanização, confecção de pilhas, formulação de soluções hidropônicas para diversos fins, fertirrigação, preparação de meios de cultura, quelatos, uso em laboratórios e pesquisa. O nitrato de cobre é um sal de cor azulada, tóxico se ingerido, que forma uma solução de coloração azul translúcido quando dissovido em água pura. É utilizado também em experimentos para crescimento de cristais em laboratório. Quando em solução aquosa o nitrato de cobre libera um íon cobre (Cu2+) e dois íons nitrato (NO3-).

ZnSO4

Sulfato de zinco (ZnSO4) é um composto químico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com