TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

10 perguntas para entrevista de emprego- vendedor

Por:   •  8/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.049 Palavras (5 Páginas)  •  827 Visualizações

Página 1 de 5

CUSTO PADRÃO

ÁREA TEMÁTICA: Gestão de Custos

RESUMO: O presente trabalho foi desenvolvido sob o critério de pesquisas bibliográficas, onde consiste em apresentar conceito de Custo padrão suas utilidades e importâncias dentro de uma empresa. Percebe-se que o custo padrão é um método de eficiência e esse sistema de custo padrão tem na sua utilização como objetivo principal de controle de estoques. E também é de extrema importância na parte de contabilidade da empresa, pois permite identificar os fatores de ineficiência da empresa.

PALAVRAS-CHAVES: Conceito de Custo padrão; Tipos de padrão; Fixação do padrão;

INTRODUÇÃO

O conceito de custo padrão é uma predeterminação do que os custos reais devem ser dentro de condições projetadas, para servir como base para o controle de custos, e também como um método de eficiência de produção, quando colocada diante destes custos reais. O custo padrão é capaz de fornecer uma oportunidade para que os resultados ocorrentes consigam ser analisados e as responsabilidades pelos desvios possam ser apontadas (LEONE, 1997).

Martins (1998) afirma que o custo padrão pode ser entendido como custo ideal de fabricação de um determinado item. Seria  o valor seguido com o uso das melhores matérias-primas, com a mais eficiente mão-de-obra, com a máxima capacitação da empresa, sem ter nenhuma parada por qualquer motivo a não ser as que já estão programadas, em função  de uma perfeita manutenção preventiva.  

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Este trabalho sobre Custo Padrão foi realizado através de pesquisas bibliográficas, que segundo Gil (2010) uma pesquisa bibliográficas  é desenvolvida com base em materiais já publicados sobre um determinado assunto. Sendo assim, este trabalho utilizou-se de artigos científicos, livros e outras publicações para maior compreensão do tema.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

CONCEITOS

O custo padrão é um custo predeterminado para certo número de unidades de produto, ou para produção de uma unidade, durante certo tempo no futuro. Seria um planejamento do custo do produto. Se baseia em condições normais ou idéias de eficiência e volume principalmente a gastos indiretos de produção (SOARES, on-line, 2017.

O sistema de custeio padrão tem como objetivo principal na sua utilização o controle dos custos. Tendo metas fixadas como base, para condições normais de trabalho.

Uma das grandes finalidades de um custo padrão é de fixar uma base de comparação entre o que ocorreu de custo e o que deveria ter ocorrido. O custo-padrão não é uma outra forma de contabilização de custos (como absorção e variável) mas sim como uma técnica auxiliar (MARTINS, 1998).

Um sistema de custo-padrão se não for implantado solitariamente não terá utilidade nenhuma. Esse sistema só disponibiliza informações importantes e relevantes se estiver junto com outro sistema de custeamento com base em custos reais (LEONE, 1997).

TIPOS DE PADRÃO

Segundo o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (1992) afirma que existem diversos tipos de conceitos e denominação para a concepção dos padrões, mais os mais comuns são: padrão ideal também conhecido como teórico e padrão corrente ou normal.

Custo padrão ideal: refere ao ideal a ser alcançado apenas em eficiência máxima e condições perfeitas.  Seria um custo desenvolvido em laboratório, com base em estudos científicos. As perdas de matéria-prima admitidas seriam somente aquelas impossíveis de serem eliminadas. Não considera-se ineficiências e, com isso tem pouquíssimas chances de ser atingido.

Já o custo padrão corrente: refere à produção em bons níveis, passíveis de serem alcançados. Esse padrão corrente é um padrão para um determinado período, para determinadas circunstâncias, juntando aspectos teóricos e práticos. Toma lugar de um custo real e se endereça para os livros de contas, ou até mesmo para os demonstrativos financeiros (SOARES, on-line, 2017)

A fixação de metas inatingíveis não gera nenhum comprometimento com o pessoal na procura de um desempenho melhor ou talvez aumento da eficiência. Mas apenas a consideração de dados de períodos anteriores, sem os ajustes necessários dos desvios ocorridos, pode significar a  repetição de erros e ainda a perda de eficiência. Portanto entre os padrões que melhor atende as necessidades de planejamento, controle e também na tomada de decisões seria o custo padrão corrente (CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE, (1992).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (177.3 Kb)   docx (188.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com