TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DECISÃO DO MODAL DE TRANSPORTE ATRAVÉS DA METODOLOGIA AHP NA APLICAÇÃO DA LOGÍSTICA ENXUTA: UM ESTUDO DE CASO

Por:   •  14/10/2019  •  Resenha  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 2

Na busca por uma logística enxuta na cadeia de suprimentos, mas precisamente no segmento de transporte, sabemos que a escolha do modal correto, visando custos baixos, confiabilidade, disponibilidade, menores perdas e danos, entre outros, é o grande diferencial entre os concorrentes, sendo assim uma vantagem competitiva.

O uso do método AHP, serve para auxiliar a empresa na tomada de decisões mais complexas. Essa metodologia proporciona a organização, uma melhor escolha e a justificar essa opção, isso é claro, com base em números, mas precisamente em uma base de cálculos, dando peso a cada um de seus critérios. Como foi dado peso (1) a todos os critérios, a escolha pelo modal adequado foi fácil de ser encontrado, levando em conta o modal com melhor média, contando a análise dos critérios como moderado, alto e baixo. Porém, há também possíveis pontos críticos, como um exemplo, a existência de uma alternativa que, ao ser introduzida no problema, ocasiona inversão de ordem, ou seja, entra como opção na resolução de um problema, sem antes ser analisado os critérios e as metas das decisões, sendo assim, consideramos que na fase de modelagem do problema, ocorreram falhas. Contudo, notou-se que nesse estudo em específico, não se teve nenhum ponto crítico, com relação ao uso do método AHP.

Nesse estudo, notou-se que a empresa necessita de serviços de muita rotatividade, como rápida entrega, trabalho porta a porta e, além disso, não se tem a necessidade de trabalhar com grandes lotes, devido a estar sempre em trânsito de mercadorias para suas franquias, pois suas vendas são muito altas. Sendo assim, tendo a necessidade de um modal flexível, confiável e com alta disponibilidade, a opção pelo modal rodoviário foi a mais adequada.

REFERÊNCIAS

SILVA, R. M.; BELDERRAIN, M. C. N. Considerações sobre métodos de decisão multicritério. Instituto Tecnológico de Aeronáutica / Divisão de Engenharia Mecânica-Aeronáutica.

Disponível em: <http://www.bibl.ita.br/xiencita/Artigos/Mec03.pdf> Acesso em: 30/11/2014

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (29.8 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com