TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DA EFICIÊNCIA DAS METODOLOGIAS ATIVAS: Uma revisão comparativa de Estudos deliberados

Por:   •  11/7/2019  •  Artigo  •  2.086 Palavras (9 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 9

ANALISE DA EFICIÊNCIA DAS METODOLOGIAS ATIVAS: Uma revisão comparativa de Estudos deliberados  

Franciele, Denise[1]

Camila da Silva[2]

RESUMO

Este artigo busca uma analise das diversas publicações baseadas em metodologia ativa através de uma comparação de cinco estudos elaborados em diferentes áreas e níveis de ensino realizando uma pesquisa qualitativa baseadas na aplicação da metodologia ativa com objetivo final de identificar convergências entre as linhas de estudos das obras apresentadas, destacando os principais pontos positivos que podem ser aplicados no aprendizado elevando o nível de aproveitamento das metodologias ativas.

Palavras-chave: Metodologia ativa, Ensino-Aprendizagem, Eficiência Metodologica.

ABSTRACT

Introduction: You should briefly introduce the information contained in the introduction of the article. Materials and Methods: The methodology of the research should be presented briefly, providing information on whether it is a qualitative or quantitative research, methods of data collection among other information. Results: Briefly present the results found in the research. Discussion: present the main items discussed in the article. Final considerations: briefly present the conclusion of the work.
Keywords: First. Monday. Third.

INTRODUÇÃO

A atual abordagem do ensino educacional desde seu desenvolvimento nas bases escolares voltadas para atendimento pedagógico com reflexo do desenvolvimento infantil priorizando a participação da família elaborado de maneira ativa e receptiva aos alunos vem passando por uma series de discussões que passam desde a sala de aula até as pautas politicas de quem desenvolve as leis nacionais.

Uma análise deste atual cenário que concentra sua atenção na mudança do ensino levanta a questão desta necessidade, mesmo com todo planejamento necessita de um piloto de acompanhamento, analise, verificação e principalmente comparação com o atual sistema de ensino. Pois bem iremos neste artigo deliberadamente analisar esta comparação com algumas mudanças já existente e seus resultados. Para que assim chegarmos a uma pauta de discussão: a mudança no atual sistema de aprendizado ativo é necessária? através de revisão de artigos e sobre o tema proposto.

As metodologias ativas de ensino-aprendizagem compartilham uma preocupação, porém, não se pode afirmar que são uniformes tanto do ponto de vista dos pressupostos teóricos como metodológicos; assim, identificam-se diferentes modelos e estratégias para sua operacionalização, constituindo alternativas para o processo de ensino-aprendizagem, com diversos benefícios e desafios, nos diferentes níveis educacionais.

Segundo (SIQ        UEIRA-BATISTA et al., 2009) As metodologias ativas são caracterizadas por situar o aprendiz no cerne do processo de ensino-aprendizagem, em que este torna-se capaz de desenvolver seu próprio conhecimento. Baseando-se no meio em que está inserido, através da ampliação da visão do todo, desde os indivíduos, até as suas relações com a coletividade e com o meio.

MATERIAIS E METODOS

Este estudo trata de uma revisão comparativa, metodológica a qual relaciona informações de literaturas teóricas já desenvolvidas e validadas além de compor vários propósitos, sendo seu principal uma análise para discussão que agregue entendimento e um conclusão em cima de um tema delimitado.

Assim, pode-se identificar lacunas de conhecimento, levantar o conhecimento já produzido e indicar prioridades para futuros estudos, ou seja, é uma “metodologia que proporciona a síntese do conhecimento e a incorporação da aplicabilidade de resultados de estudos significativos na prática.

A metodologia ativa praticada a mais de 70 anos vem sendo questionada no desenvolvimento eficiente do ensino atual, devido aos resultados do baixo aproveitamento estudantil questiona-se a eficiência desta metodologia, mas que formou várias gerações de mestres e doutores que foram disseminadores da atual geração que ensina e que aprende.

Foram analisados artigos e publicações da área de nutrição, enfermagem, engenharia, direito, sendo eles os seguintes artigos:

- Metodologias ativas de aprendizagem: caminhos possíveis para inovação no ensino em saúde (PAIVA, Marlla Rúbya Ferreira);

- As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes (BERBEL, Neusi Aparecida Navas);

- Metodologias ativas de aprendizagem aplicadas no Ensino da Engenharia (FERREIRA, Marcos);

- A importância e os desafios na aplicabilidade das metodologias ativas no ensino superior em saúde: uma revisão de literatura (MAGALHAES, Beatriz De Castro);

-  Metodologias ativas e interdisciplinaridade na formação do nutricionista (DOS SANTOS, Josiele Cristine Ribeiro);

Desde o desenvolvimento dos trabalhos a partir analisada em cada um é uma equivalência do desempenho ensino a partir de metodologias ativas e fica constantemente citados nas publicações de que uma comparação é necessária diante da visão que se tem do ensino, por ser uma metodologia típica de mais de meio século e inquestionável por várias décadas identifica-se a oportunidade de análise e verificação desse efetividade.

Fica claro a análise dos relatórios identificados em cada publicação e permitiu destacar como o processo vivenciado proporcionou uma experiência rica e produtiva de formação às alunas envolvidas e também às supervisoras, tendo em vista os objetivos do estágio, a realidade escolar e a formação para a pesquisa.

Entre as metodologias ativas mais utilizadas em cursos de saúde estão a aprendizagem baseada em problemas e a aprendizagem baseada em projetos. Na aprendizagem baseada em problemas, os alunos trabalham em grupos para resolver problemas relacionados com atividade profissional futura com apoio do professor e de tutores. Após receber o problema, os alunos se organizam de modo a estabelecer um caminho que leve a elucidação do mesmo. Em encontros subsequentes o professor e os tutores interagem com os alunos e avaliam o progresso dos grupos de acordo com metodologia proposta por Berbel (1998).

Fica a cargo do professor o esforço no sentido de gerar e proporcionar modelos e cenários de ensino capazes de conduzir o trabalho e a aprendizagem em níveis de complexidade e relevância adequados (ROCHA; LEMOS, 2014).

O emprego de abordagens pedagógicas inovadoras tem sido indiscutível ante a necessidade da formação profissional que atenda às exigências do mercado e do mundo em transformação. Nesse sentindo, o novo método de ensino-aprendizagem Ciclos de Discussão de Problemas (CDP), apresenta a vantagem de viabilizar discussões em grandes grupos e evidencia benefícios na construção e agregação do conhecimento (SILVA, 2015).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (151.3 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com