TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD Inovacao Micro Pequenas Empresas

Por:   •  29/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  955 Palavras (4 Páginas)  •  639 Visualizações

Página 1 de 4

Faça a leitura e analise o artigo abaixo. Na sequência, responda as questões.

A dependência da inovação como fator de crescimento econômico sustentado é um fenômeno que está cada vez mais presente na economia brasileira

Estudos têm mostrado que a inovação assume papel cada vez mais importante para o crescimento econômico sustentado. Cálculos econométricos apontam que apenas a expansão da disponibilidade de capital e força de trabalho não explica a totalidade do processo de crescimento do produto nacional. Nas economias desenvolvidas, onde o bônus demográfico já foi incorporado à atividade produtiva, a expansão econômica se mostra extremamente dependente do processo inovativo, e da maior capacitação da mão de obra que ele demanda.

Inovação é um conceito ligado à ciência e à tecnologia. Enquanto a ciência refere-se ao conhecimento adquirido com base em um método de pesquisa, a tecnologia é a transformação desse conhecimento em novos ou melhores equipamentos, produtos, processos, matérias primas e materiais visando inseri-los na atividade produtiva. A inovação ocorre quando essa novidade chega efetivamente ao mercado como um bem, serviço ou procedimento capaz de promover um método mais eficiente de produção ou de distribuição.

A ideia consolidada nas principais economias do mundo é que sem inovação não há crescimento econômico de longo prazo. Isso se torna mais evidente com o aprofundamento da integração entre as nações. Com a expansão dos mercados há maior especialização de países e regiões e essa nova divisão do trabalho demanda aperfeiçoamento constante para manter a competitividade das economias.

Resumindo, a inovação está intimamente ligada com a questão da produtividade, tanto no âmbito da empresa como da economia em geral. É o fator que permite a elevação da curva de produção em um empreendimento particular, em um setor e também da economia em termos agregado.

A dependência da inovação como fator de crescimento econômico sustentado é um fenômeno que também está cada vez mais presente na economia brasileira. Nos últimos anos o Brasil incorporou ao processo produtivo grande parte de sua mão de obra disponível. Esse fenômeno associado à reduzida produtividade decorrente do baixo grau de inovação de sua economia vem mantendo a taxa de expansão do produto na casa dos 2% ao ano.

A alternativa para a economia brasileira superar o quadro atual de baixo crescimento é o aumento da produtividade, através do progresso tecnológico. Assim, o papel da inovação passa a ter peso cada vez maior para a eficiência da atividade produtiva nacional. É preciso criar condições para acelerar o desenvolvimento científico e tecnológico, incorporando esses avanços ao processo de produção, de tal forma a elevar a produtividade total dos fatores.

Fonte: CINTRA, Marcos. Papel da inovação. Disponível em: <http://www.brasil247.com/pt/247/artigos/143338/Papel-da-inovação>. Acesso em: 12 ago. 2015.

Pesquise na internet uma empresa que tenha elaborado ou implementado um produto, serviço ou um processo inovativo, apresente a fonte de sua pesquisa e responda as seguintes perguntas:

Questão 1: Apresente uma síntese sobre a empresa e o produto pesquisado (tenha como parâmetro um texto entre 10 e 20 linhas) contendo as seguintes informações: (3,0 pontos)

- Nome da empresa;

- Produto/serviço/processo inovativo criado pela empresa;

- Área que a inovação pertence;

- Dificuldades encontradas na implantação da inovação;

- Se o Produto/serviço/processo ainda está presente no mercado em que atua e apontar os principais benefícios alcançados.

Resposta:

Empresa: Universidade do Sul de Santa Catarina

Produto/serviço/processo inovativo criado pela empresa: Um processo inovativo (na minha opinião) foi a criação da Unisul Virtual, o ensino a distância, levando o ensino superior a todos os cantos do país.

Dificuldades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (71.3 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com