TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INOVAÇÃO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Artigos Científicos: INOVAÇÃO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  926 Palavras (4 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de Avaliação a Distância

Disciplina: Inovação em Micro e Pequenas Empresas

Curso: Administração

Professor: OSNY TABORDA RIBAS JUNIOR

Nome do Aluno: Vitor Silva

Data:20/03/2013

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. A partir do que você estudou na disciplina, sobre resistência à mudança, analise a seguinte situação e responda aos questionamentos: (3,5 pontos)

Há uns dez anos, uma determinada instituição bancária tentava implantar o sistema de auto-atendimento e caixas eletrônicos. Naquela época, contava com muitos empregados que desempenhavam a função de caixas, que autenticavam documentos de recebimento e de pagamentos, durante todo o dia de trabalho. A instalação dos terminais de autoatendimento facilitaria tanto a vida dos clientes, quanto melhoraria a imagem desta instituição perante a comunidade, porque estava aderindo às inovações tecnológicas. Mas havia uma resistência muito grande por parte dos caixas executivos, que não colaboravam nas orientações que deveriam ser repassadas aos clientes sobre o novo sistema de atendimento eletrônico.

Sobre isso pergunta-se: Muitos são os motivos que justificam a resistência à mudança. Na situação apresentada, destaque as razões que justificam a resistência dos caixas executivos às mudanças que estavam sendo implantadas nesta instituição bancária e apresente a forma de condução da mudança mais apropriada neste caso, justificando a sua resposta.

Dentro de um dado contexto tem se mudança como o ato de reformular ou de alterar métodos convencionais de pensamentos ou comportamentos, que causa resistência, porque as pessoas tendem a resistir ao novo ou seja, àquilo que entendem ou interpretam como ameaça à maneira estabelecida de fazer as coisas. Por isso, quanto mais contundente a mudança, mais intensa tende a ser a resistência resultante. Por isso deve ser observado um trabalho intenso com os trabalhadores, para que mostre a eles que a mudança é para melhor e fazer com que eles acreditem que não estão sofrendo nenhuma ameaça com a mudança.

Dentro dessa questão tem se que os funcionários estão avessos a mudança em relação a implantação dos caixas eletrônicos, única e exclusivamente, temendo serem substituídos pelas maquinas e perderem seus postos de trabalho. Não levando em consideração toda a cinemática que permeia a premissa da inovação.

2. Com base nos estudos realizados, você aprendeu que a atração pela novidade é uma marca do mundo contemporâneo e uma necessidade cada vez maior das empresas que querem se manter competitivas no mercado globalizado. Entretanto não é fácil inovar. Hábitos e atitudes individuais podem bloquear o espírito criador da pessoa. Dentre as atitudes individuais que bloqueiam a inovação, quais podem ser destacadas? Explique-as e justifique qual a importância delas para um processo de inovação em uma dada empresa. Pesquisa um caso na internet para exemplificar sua resposta. (3,0 pontos)

Atos de pessimismo : é difícil e não vai dar certo, é difícil não adianta fazer nada,

não vale a pena tentar;

Atos de acomodação: pessoas que querem fugir de esforços evitam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com