TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Desempenho da Empresa

Por:   •  13/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.374 Palavras (14 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 14

FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS

ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE SÃO PAULO

MASTER IN BUSINESS AND MANAGEMENT - MBM

VICTOR ARACATY

ANÁLISE DE OPORTUNIDADES DE MERCADO:

ESTUDO DE CASO DA EMPRESA RENNER.

São Paulo

2018

VICTOR ARACATY

ANÁLISE DE OPORTUNIDADES DE MERCADO:

ESTUDO DE CASO DA EMPRESA LOJAS RENNER.

Trabalho apresentado ao Curso de Pós-Graduação em Master in Business and Management da Fundação Getúlio Vargas – Escola de Administração do Estado de São Paulo (EAESP). Como parte da avaliação do desempenho dos alunos na disciplina de Análise de Oportunidades de Mercado.

Profª. Paula Sarita Schnaider Nissimoff

        São Paulo        

        2018

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1.        DESCRIÇÃO DA EMPRESA        5

2.        DIRECIONADORES        5

3.        ANÁLISE EXTERNA        5

3.1.        ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO DA EMPRESA        5

3.2.        ANÁLISE DO SETOR (5 FORÇAS DE PORTER)        7

4.        ANÁLISE INTERNA        7

4.1.        ANÁLISE DA CADEIA DE VALOR        8

4.2.        ANÁLISE DOS RECURSOS E CAPACIDADES DA ORGANIZAÇÃO        9

5.        ANÁLISE SWOT        10

6.        DISCUSSÃO        10

REFERÊNCIAS        11

INTRODUÇÃO

No presente trabalho, vamos analisar as oportunidades e estratégias adotadas pela empresa RENNER, em relação ao seu mercado, produtos e consumidores.

Por se tratar da maior empresa, em faturamento, do segmento de varejo têxtil, a Renner já possui uma marca consolidada no mercado. O sistema de operação da empresa é bastante enxuto e eficaz, o que gera uma forte vantagem competitiva entre as demais concorrentes.

Será considerado no trabalho a análise externa da empresa, considerando as características do ambiente que tornam o investimento na empresa atraente, bem como a análise do ambiente em geral, com olhares voltados para o setor e seus concorrentes. Além disso, também vamos falar sobre a análise interna, onde serão abordadas as características internas da empresa que geram vantagem competitiva perante as outras empresas do setor.

Por fim, será oferecida uma conclusão levando em consideração as informações levantadas ao longo do trabalho, que poderá ajudar a desenvolver a melhor forma de investimentos na RENNER.

  1. DESCRIÇÃO DA EMPRESA

A Renner é a maior varejista de moda, no Brasil, em faturamento. Tem uma forte cultura corporativa e uma gestão que busca surpreender o cliente, a fim de superar expectativas e causar encantamento. Em 1996, foi pioneira em medir a satisfação dos clientes na porta de suas lojas, através do “Encantômetro”.

Atualmente a Renner conta com mais de 350 operações,  localizada  nas cinco regiões do Brasil, contando com mais de 17 mil colaboradores, produtos importados e diversas marcas próprias. Em 2014 foi considerada segundo a Interbrand, no setor de vestuário: a 1ª do Brasil (nas cinco regiões), contando com mais de 17 mil colaboradores, produtos importados e diversas marcas próprias. Em 2014 foi considerada segundo a Interbrand, no setor de vestuário: a 1ª do Brasil e a 3ª da América Latina e a 9ª mais valiosa no varejo da América Latina.

  1. DIRECIONADORES

A RENNER possui valores como a sustentabilidade, pautando seus negócios na redução dos impactos ambientais; desenvolvimento social; padrão de excelência nos produtos; obstinação por resultados excepcionais; os colaboradores pensam e agem como donos do negócio, são contratados, treinados e as melhores pessoas podem se desenvolver trabalhando em equipe, com autoridade e responsabilidades, otimismo e alegria.

A principal missão adotada pela rede de lojas, RENNER, é ser a maior rede de lojas de departamentos das Américas, no segmento de médio/alto dos consumidores com diferentes estilos, sempre com moda qualidade, preços competitivos e excelência nos serviços prestados, encantando e inovando.

Em 1922, a Lojas Renner inaugurou seu primeiro ponto de venda para a comercialização de artigos têxteis, em Porto Alegre, como parte do grupo A. J. Renner. Em 1940, seu mix de produtos foi ampliado e passou a operar como uma loja de departamento. Em 1965, o grupo A. J. Renner tornou independentes as diferentes empresas que o formavam, devido ao crescimento da Renner, constituindo então a companhia Lojas Renner S.A. Em 1967, transformou-se em uma empresa de capital aberto.

  1. ANÁLISE EXTERNA

  1. ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO DA EMPRESA

Apesar da grande crise que vem assolando o Brasil no últimos anos, o mercado têxtil vem registrando significativos crescimentos, chegando a 3,5% em 2017. Apesar de ser um mercado com uma enorme variedade de concorrentes, é um mercado que sempre está em alta, devido a necessidade dos produtos, como roupas, ainda mais quando estamos falando de vestuários com custo baixo. Os fornecedores, por se tratarem que pequenas e médias industrias, sentiram bastante a crise e já que a RENNER consegue ter cerca de 600 fornecedores, a empresa tem uma certa vantagem na negociação de preços e prazos. Muitos desses pequenos fabricantes não conseguiram superar a crise, o que não interferiu na operação da RENNER.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (200.4 Kb)   docx (30.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com