TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística como ferramenta para melhorar Desempenho em pequenas empresas

Projeto de pesquisa: Logística como ferramenta para melhorar Desempenho em pequenas empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.867 Palavras (8 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1. Introdução 4

2. Desenho da rede logística 5

3. Resumo do Texto “A Logística como ferramenta para a melhoria do

desempenho em pequenas empresas” 6

4. Análise sobre os “gargalos” percebidos, suas causas e como afetam as

atividades da Empresa..........................................................................................8

5. Análise das tendências de modelos de gestão, futuro da cadeia de

suprimentos e habilidades a serem desenvolvidas.................................................9

6. Resumo do Texto “Integração de processos na cadeia de

suprimentos e desempenho do serviço ao cliente: um estudo na

indústria calçadista de Franca”........................................................................ 11

7. Gráficos Indicadores .................................................................................. 12

8. Proposta de Melhoria................................................................................. 15

9. Bibliografia.......................................................................................................16

1. INTRODUÇÃO

A Equipe definiu como modelo a Empresa “Atacado Diniz”, localizada em Várzea Paulista.

Atua no segmento atacadista desde 1.992, atende bares, hotéis, motéis, cozinhas industriais, padarias, conveniências, mercearias, supermercados.

Entre seus produtos estão: utensílios, formas, armário para pães, recheios, produtos para panetone, cremes, saches, confeitos, misturas para pães e bolos, farinhas, conservas, temperos e embalagens.

É considerada uma empresa de médio porte em seu segmento, possui mais de 70 vendedores externos, sua distribuição de produtos é feita por frota própria e por motoristas terceirizados, possui um departamento com técnicos em alimentos e Chefs que dão suporte e treinamento aos clientes, consumidores que realizam seus pedidos de compras com períodos espaçados de 30, 15 e 7 dias, variando com a demanda de vendas para o consumidor final.

Recentemente o Atacado Diniz firmou parceria com a Rocha Pan, antigo concorrente, para expandir suas vendas no estado de São Paulo e diversificar seu mix de produtos. Tem como missão levar até o cliente soluções em alimentos para panificação e confeitaria contribuindo com o desenvolvimento do setor e trabalha com os valores de excelência, qualidade, pontualidade e competência.

Mesmo já sendo uma empresa estruturada com médio porte, ter uma vasta experiência no ramo atacadista de alimentos e oferecer suporte comercial, entregas programadas, melhores marcas e preços competitivos, atendimento personalizado, condições especiais de pagamento, , ainda possui deficiências na comunicação interna, a qualidade de serviço não tem acompanhado o crescimento da empresa na mesma proporção, não possui um plano de marketing amplamente definido.

O principal concorrente direto do Atacado Diniz é a Casa do Confeiteiro, fundada em 1.985, também atua no ramo de distribuição de produtos para o segmento de confeitaria, localizada na mesma região do Atacado Diniz, conta com sua central de distribuição próxima a Jundiaí, possui frota própria com mais de 30 veículos, mais de 45 vendedores externos e diversos técnicos especializados oferecendo suporte constante a clientes e prega exatamente os mesmos princípios de mercado.

2. O DESENHO DA REDE LOGÍSTICA

3. RESUMO DO TEXTO “A LOGÍSTICA COMO FERRAMENTA PARA A MELHORIA DO DESEMPENHO EM PEQUENAS EMPRESAS”

Nos últimos anos a logística é apontada como um dos principais auxiliares para o desenvolvimento e aumento da competitividade entre as empresas dos mais diversos setores ao redor do mundo.

Grandes empresas desenvolveram departamentos, diretorias, equipes voltadas especificamente para logística dentro de seu espaço físico, buscando uma melhor visão de fluxo de materiais, informações e recursos.

Hoje encontra-se uma nova forma de operação dentro do Supply Chain Management, em que existe perspectiva para deixar de ser apenas interfuncional e tornar-se interorganizacional. Rente a isso, empresas pequenas podem se questionar sobre a execução de sua logística.

Hoje, grande parte das publicações relacionadas a logística estão voltadas a empresas de grande porte, mostrando erroneamente que logística deveria ser aplicada apenas a grandes corporações.

Sobre o papel da Logística

Clientes tendem a escolher produtos e serviços que maximizem seu valor líquido. O valor total obtido pelo cliente em uma aquisição inclui suas percepções relacionadas ao produto, serviços agregados, características pessoais e benefícios de imagem obtidos.

Em um contexto estratégico, o papel da logística é contribuir para que a empresa consiga maximizar o valor entregue ao cliente e o valor agregado por ela própria. Embora existam pequenas empresas ágeis e competitivas no que se refere ao desempenho logístico, muitas das empresas de pequeno porte costumam se incluir no grupo daquelas nas quais as atividades logísticas não estão integradas.

Algumas medidas simples podem contribuir para um aumento significativo do desempenho em termos de nível de serviço e custos logísticos, proporcionando aumento do valor líquido oferecido ao cliente e do valor agregado pela empresa. Por exemplo:

Seleção de estratégias logísticas em função das propostas de valor escolhidas;

Escolha de fornecedores e canais de distribuição com base em custos logísticos totais;

Utilização de um sistema de informação comum para as atividades de compras de insumos, planejamento e programação da produção e da distribuição.

Just-in-time (“no momento certo”) é uma ferramenta de gestão de suprimentos, que consiste na manutenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com