TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação do perfil do investidor no curso de Administração UVA-CE

Por:   •  13/3/2019  •  Artigo  •  4.674 Palavras (19 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 19

PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO – PROGRAD

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – CCSA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

BENEDITO DIEGO FERNANDES ALBUQUERQUE

AVALIAÇÃO DO PERFIL DE INVESTIDOR DOS ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UVA

SOBRAL - CE

2019

AVALIAÇÃO DO PERFIL DE INVESTIDOR DOS ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UVA

TCC – Artigo científico apresentado à Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA como requisito parcial, para obtenção do título de bacharel em administração

Orientador: José Hamilton Máximo de Almeida

SOBRAL – CE

2018

BENEDITO DIEGO FERNANDES ALBUQUERQUE

AVALIAÇÃO DO PERFIL DE INVESTIDOR DOS ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UVA

TCC - Artigo científico apresentado à Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA como requisito parcial, para obtenção do título de bacharel em administração

Artigo Científico aprovado em: _____/____/____.

____________________________________________.

Prof. Ms. José Hamilton Máximo de Oliveira

Orientador(a)

___________________________________________.

Prof(a):

Membro

____________________________________________.

Prof(a):

Membro

  1. INTRODUÇÃO.

Constantemente o Brasil passa por mudanças, tais como políticas e está por sua vez impacta diretamente na economia do país que resulta em um grande númeno de desempregado, e hoje o país conta com mais de 12 milhões de desempregados, de acordo com dados do IBGE.

Desde a crise de 2008, o país tem mostrado força na forma de governo e uma boa governança para atingir os desafios que foram propostos. Nesse período de crise, inúmeros bancos nos EUA e na Europa faliram e outros recorreram ao governo para evitar um colapso no sistema financeiro. Por aqui, houve também medidas de estímulo à economia, que fizeram com que nosso país passasse por este período difícil para a economia com mais tranquilidade, ano em que foram, por fim, acumuladas riquezas de 1,696 trilhões de U$D, maior que o PIB de México e Argentina.

É importante que existe um planejamento financeiro para se preparar para o futuro próximo, construindo reservas financeiras de emergência para esquivar-se dos desafios relacionados a crises financeiras. Também é importante organizar a vida financeira para descobrir como transformar os sonhos de hoje em uma realidade futura. (ASSAF NETO, 2011).

Este é um grande desafio na sociedade brasileira, as escolas não estão preparadas para a orientação adequada das crianças sobre a forma mais eficiente de organizar as receitas e despesas, e talvez muitas nem ao menos tocam neste assunto, vale ressaltar que muitas destas unidades escolares não possuem estruturas físicas adequadas para a educação das crianças sobre as regras mais básicas de matemática.

No ensino superior em áreas mais direcionadas para finanças tais como Administração, Ciências contábeis e Economia, se espera que estes estudantes possuam o a capacidade que controlar suas despesas e receitas. Nos casos específicos como os alunos do curso de Administração é necessários o controle mais rigoroso das finanças, já que eles estudam com o objetivo de se tornarem bons líderes e tomar boas decisões, este elas as boas praticas de administração financeira.

Uma das hipóteses desta pesquisa é avariar se estes alunos se sentem preparados para assumir risco na hora de escolher as melhores opções de investimento. Também verificar se estes alunos estão dispostos a assumir algum risco ao escolher algum investimento. Será que os alunos de Administração da UVA são avessos ao risco em aplicações financeiras.

O objetivo geral deste trabalho é avaliar o perfil do investidor dos alunos da UVA. Identificar em qual categoria os alunos melhores estão enquadrados dividindo investidores conservador, moderado ou agressivo, este grupo também é descrito por alguns autores como investidores arrojados, para cada tipo de categoria existem especificidades e nível de tolerância risco.

Terá como objetivos específicos apresentar o que é o planejamento financeiro, descrevendo alguns autores sobre como realizar um bom planejamento financeiro. Analisar as características de algumas opções de investimento em renda fixa. Abordar os tipos mais comum de investimento em renda varável, suas características e como realizar aplicações em renda variável.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO.

2.1 Planejamento financeiro.

 A sociedade brasileira possui uma política de educação baseada em ideias e propostas que na maioria das vezes não atende as necessidades de cada indivíduo, na educação básica e no ensino médio, os alunos não são confrontados com a educação financeira, mesmo no seio de suas famílias as crianças não recebem a orientação necessária. O problema pode ser explicado pelo simples fato de em muito dos casos nem os próprios pais possuem conhecimento necessário capaz de transmitir para sua prole. Está falha na educação infantil acarreta problemas futuros a toda a sociedade, uma vez que dificuldades financeiras resulta em problemas familiares, saúde psicóloga, relacionamentos pessoais, baixa estima, etc.  (WISNIEWSKI, 2011 apud HISSA, 2009, P.4)

Atualmente as finanças pessoais está caracterizada como a forma com que o indivíduo faz o gerenciamento de forma eficaz de suas receitas. O planejamento é uma forma que todos tem de conseguir alcançar algum objetivo, e para o planejamento financeiro é necessário a existência de um controle de despesas e recitas, identificar despesas desnecessárias e posteriormente realizar aplicações das receitas adquiridas por meio deste planejamento. (NETO e LIMA 2011)

A falta de controle sobre as finanças causa mediante o consumo em excesso, o acúmulo de dívidas, o descontrole financeiro e consequentemente a inadimplência, e o não pagamento destas dívidas piora a situação das famílias a medida que o tempo passa, estas dívidas só cresces devido a rolagem de juros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.7 Kb)   pdf (260.1 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com