TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Perfil dos Egressos do Curso de Licenciatura em Letras

Por:   •  2/10/2018  •  Artigo  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 4

O Perfil dos Egressos do Curso de Licenciatura em Letras na Universidade Estadual de Roraima, Campus Rorainópolis

1 Jociele Almeida da Conceição, Ozivânia Rodrigues dos Santos

2 (Co-orientador)

3 Orientador

Resumo

Palavras chaves: universidade, egressos, mercado de trabalho.

Abstrat

1. Introdução

O estudo com egressos do curso de Licenciatura em letras na Universidade Estadual de Roraima, Campus Rorainópolis, de forma sistemática, pode ser um instrumento importante fundamental para que haja efetividade da utilização dos recursos aplicados nos programas de formação e acompanhamento do universitário, possibilitando, posteriormente, um bom desenvolvimento com melhorias.

As Instituiçoes de Ensino Superior não podem se limitar a acompanhar seus alunos apenas enquanto eles estiverem no período da formação, pois sabemos que na sociedade atual as carreiras tornam-se obsoletas em poucos anos se os profissionais não se dedicarem a um permanente processo de atualização de seus conhecimentos. Por essa razão, conforme Buarque (2003), a universidade deve considerar seriamente a possibilidade de manter um sistema de acompanhamento e de formação permanente de seus discentes, que deverá durar até o fim de sua vida profissional, pois, no futuro, não haverá lugar para ex-alunos; todos serão permanentemente alunos ou não serão profissionais. Nesse sentido, o autor também afirma que a instituição não pode mais encarar o conhecimento de forma estática como se o saber tivesse longa duração, compatível com o horizonte de vida de seus professores, visto que o conhecimento começa a mudar no mesmo instante em que é criado e a universidade tem que incorporar essa dimensão ao papel desempenhado por ela. Diante dessa realidade, é importante que um adequado acompanhamento de egressos proporcione um diagnóstico à luz da realidade experimentada pelo ex-aluno no mundo do trabalho. De acordo com Bertrand apud Machado (2010), é extremamente necessário que se tenha um conhecimento mais fidedigno das condições atuais de inserção dos diplomados no mercado de trabalho, uma vez que em países em desenvolvimento, como o nosso, a necessidade de uma melhor compreensão do futuro dos jovens egressos do sistema educacional é mais premente, em vista dos graves desequilíbrios que se pode observar neles, e particularmente, o crescimento de desemprego de pessoas formadas.

Segundo Lordelo & Dazzani (2012), o sistema de acompanhamento de egressos “talvez seja o mais poderoso e informativo meio para entender a eficácia de um programa” (LORDELO; DAZZANI, 2012), verificando o nível de apropriação de conhecimentos, habilidades e técnicas que deveriam ter sido oferecidos pelo programa educativo a partir da inserção no mercado de trabalho.

Considerando que a transição da universidade para o trabalho requer estratégias e habilidades de adaptação por parte dos recém graduados (VIEIRA; COIMBRA, 2006), é importante que haja estudos que aprofundem o conhecimento acerca dos aspectos objetivos (observável, mensurável e verificável) e subjetivos (somente experienciados diretamente pelo egresso) da transição escola-trabalho. Vieira e Coimbra (2004), apontam dois fatores facilitadores deste processo: individuais (competências de relacionamento interpessoal, autonomia, exploração individual e flexibilidade ou capacidade de adaptação ao meio) e contextuais (percepções do indivíduo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (47.6 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com