TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cenário Macroeconômico Comercial

Por:   •  10/6/2018  •  Dissertação  •  1.023 Palavras (5 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 5

Cenário macroeconômico comercial:

Austrália, país de economia diversificada que atua em vários setores como a produção de alimentos, vinhos, tabaco, exploração mineral e também as atividades que exigem maior tecnologia como a indústria de máquinas e equipamentos... País solido, muito bem estruturado que muitas vezes é chamado de “O Brasil que deu certo”, por conta do clima, das praias, extensão territorial, inclusive tanto o Brasil como a Austrália são primordialmente exportadores de matéria-prima (commodities). Mas quando falamos da diferença entre os dois países é fácil citar os milhões de fatores que diferenciam um do outro, começando pela população. O Brasil possui em torno de 213 milhões de habitantes e a Austrália perto de 25 milhões, diferença bem considerável, ao dizer que os dois países são diferentes temos que levar em consideração primeiramente a colonização de cada um, como por exemplo a grande parte da força de trabalho do Brasil foi trazida da África, enquanto a da Austrália vinham da Inglaterra que já era um reino a muitos e muitos anos. Este fato até hoje é citado por muitos estudiosos que afirmam que o grande diferencial entre os dois países, partiu dali, fazendo com que os aspectos políticos e sociais se tornassem tão diferentes.

Uma maneira de verificar o resultado a longo prazo é observar o índice GINI (medida da extensão com que a distribuição de renda se afasta de uma distribuição perfeitamente igual), na qual o Brasil em uma escala de 157 países ocupa o lugar de 13º de país mais desigual do mundo, enquanto a Austrália é vista na 100º posição, diferença está muito considerável, ou seja, diferença muito grande em termos gerais. Obviamente muitos contestam este fato dizendo que tal diferença se dá devido a razões econômicas, o que de fato não deixa de ser verdade, como eu havia mencionado anteriormente, tanto o Brasil quanto a Austrália são exportadores de matéria prima, como por exemplo o Brasil grande exportador de SOJA e carne, e a Austrália carvão e gás natural. O Brasil é um grande produtor setor petrolífero, já a Austrália depende de importação de petróleo e seus derivados. O que muitos não sabem é que assim como o Brasil, a Austrália vem sofrendo com a desindustrialização, tal condição acaba afetando os dois países para competir no mercado internacional.

Nos últimos 26 anos a Austrália vem apresentando números extraordinários quando o assunto é de crescimento econômico continuo, gira em torno de 2-3% ano em média, mais sustentável. Comparado com os países desenvolvidos, a Austrália se destaca, sendo o único país que conseguiu tal feito em um tempo tão longo. Após analisar dado recentes, pesquisas mostram que produto nacional bruto (PNB) anual de Brasil e Austrália, temos 2.141 e 1.360 bilhões de dólares norte-americanos, respectivamente, e o PNB anual per capita é de 10.309 e 55.215 dólares norte-americanos, respectivamente. Na primeira comparação, o Brasil ocupa a oitava posição num universo de 190 países, enquanto a Austrália ocupa a décima terceira posição. Já na segunda comparação, o Brasil ocupa a sexagésima quinta posição, enquanto a Austrália ocupa a nona posição, também num universo de 190 países. Sem dúvida, a grande diferença no número de habitantes entre os dois países é um fator determinante. 

Como podemos ver há diversas diferenças entre os dois países, relativizadas até certo ponto e inclusive compreendidas, dentro de determinados limites. Mas o que muitos não sabem é que existe sim um outro lado da moeda, e que define bem as diferenças entre Brasil e Austrália, principalmente nos dias e hoje. O que muitos não sabem é que a Austrália já vivenciou algo parecido com a situação que o Brasil vem enfrentando desde 2015. Nas décadas de 1960, 70 e 80, enquanto o Brasil vivia sob um duro regime ditatorial militar, a Austrália, que nunca viveu sob regimes ditatoriais, consolidava de maneira enfática a sua democracia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (63.8 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com