TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecimento e Aprendizagem Organizacional

Por:   •  25/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  886 Palavras (4 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 4

Identificação

Nome: Cristiane Freire de Moraes – RA 3776763647

E-mail: krika_did@ig.com.br – Cidade: Campinas – SP

Faculdade Anhanguera de Campinas – Unidade 2

Nome: Priscila dos Santos Xavier  – RA 4211770511

E-mail: priscilaxaviere@hotmail.com – Cidade: Jacareí – SP

Faculdade Anhanguera de Jacareí – Unidade 1

Conhecimento e Aprendizagem Organizacional

A aprendizagem gera consequências positivas, mesmo que os resultados do aprendizado possam ter resultados negativos, o aprendizado possa levar a erros, embora o aprendizado tenha como unidade central o indivíduo, as empresas também podem aprender, pois a aprendizagem ocorre através de todas as atividades da empresas e em diferentes níveis. Essa variedade de interações na aprendizagem constitui numa tarefa chave no processo de gerenciamento do conhecimento.

O conhecimento está relacionado com a inovação, e tem sido uma forte área de estudo em nível da estratégia como do gerenciamento tático e operacional. Na administração o conhecimento está relacionado a uma eficiência competitiva, sustentável e relativa. É através do conhecimento que se tem a aprendizagem organizacional.

Criação da Consultoria

A.V.A. Consultoria Empresarial foi constituída em 2003 com o intuito de oferecer ao mercado empresarial o melhor em soluções de consultoria e assessoramento as organizações, implantando soluções e novos modelos de gestão de uma maneira que melhore o processo decisório e a empresa possa atingir seus objetivos e metas, através da aplicação deste novo modelo de gestão.

Atualmente a A.V.A. conta com a participação ativa de seus sócios-proprietários que atuam como consultores e auditores dentro das empresas onde prestam consultoria e assessoramento. Atendendo empresas no mercado nacional de pequeno, médio e grande porte.

Orientação Consultoria

        A A.V.A. Consultoria, voltada na orientação do seu cliente, procura começar pelos pontos positivo identificado na empresa um desses pontos é o pensamento criativo que existe na Brasil Motores. O pensamento criativo parte do principio da criatividade de cada individuo, que no passado foi vista como um desafio e resultado de uma visão desajustada dos padrões sociais vigentes, hoje se apresenta como um diferencial e uma alternativa para o desenvolvimento de soluções inovadoras sejam em produtos ou em serviços, partindo deste ponto a criatividade se apresenta, na atualidade, como um elemento fundamental nas organizações que buscam soluções que não apenas satisfaçam as necessidades dos seus clientes, mas também que os surpreendam, esse pensamento criativo, possibilita que a Brasil Motores alcance um dos seus principais objetivos que é a fidelização.

        Para que a empresa recupere o prestigio da marca é necessário aprender a lidar com as mudanças, pois lidar com mudanças é difícil, mais indispensável ao crescimento, para muitas pessoas e até na área empresarial é extremamente difícil aceitar, encarar e participar do processo de mudanças por se sentirem inseguras, incapazes ou ainda por pura acomodação.

Para começar a mudança é necessário identificar o que se quer mudar e a partir daí seguir alguns passos é após identificarmos os pontos que precisam de mudanças será identificado à dificuldade de cada individuo em lidar com a mudança e trabalhar esses pontos cuidadosamente para que se obtenha o êxito desejado. Serão aplicados métodos que auxiliam em como seguir uma disciplina para conseguir realizar todas as mudanças necessárias. 

Para lidar bem com as mudanças:

  • Manter os indivíduos atualizados com assuntos voltados ao sue ramo de atuação
  • Procurar mostrar a cada um o lado positivo da mudança.
  • Mostrar o porquê a mudança é necessária.
  • Mostrar uma forma de ser útil ao processo.
  • Envolver a empresa no projeto de mudança pra que possam interagir.
  • Mostrar a posição de cada um e sua importância como profissional.

É importante entender que podemos crescer profissionalmente e tirar bom proveito das mudanças.

Passo 1 - Reter na empresa pessoas que se aposentam

  1. Para manter, compartilhar e não desperdiçar o conhecimento de profissionais que se aposenta, Nos dá consultoria A.V.A., com intuito de reter o conhecimentos dos colaboradores mais velhos da Brasil Motores, desenvolvemos um projeto interessante para aproveitar o conhecimento dos profissionais que se aposentam na empresa. Com o auxílio da consultoria, será proposto a esses trabalhadores o trabalho como orientadores de novos talentos da empresa, após o seu desligamento. Desta maneira ganha os dois lados. A Brasil Motores, podendo contar com a experiência de profissionais que têm um profundo conhecimento dos processos e da cultura da empresa. Ganham também os profissionais, que têm a oportunidade de continuar na ativa, mas agora em projetos pontuais, o que lhes dá mais tempo para gozar de sua merecida aposentadoria.
  2. A maioria dos profissionais contratados pela Brasil Motores passa boa parte de suas carreiras na empresa. "As pessoas entram cedo e acabam passando a vida dentro da companhia. Tanta experiência e tanto conhecimento não podem ser desperdiçados". Com esse projeto pretendemos reter 90% de seus profissionais, através desta possibilidade de desenvolvimento de carreira, e treinamentos oferecidos para a retenção. Ajuda a empresa entender melhor o quanto esses profissionais são valiosos como orientadores para a empresa em seu pós-carreira. Para a implantação deste projeto de retenção, será oferecido dez dias de formação por ano para cada funcionário, além do apoio para a realização de mestrados.
  3. Com aplicação do projeto de retenção, pretendemos aproveitar 80% de ex-funcionários como orientadores de novos funcionários.

Referência Bibliográfica

http://convergencias.esart.ipcb.pt/artigo/109 - Acesso em 15/11/2013

http://www.simonecastillo.com.br/artigos.asp?id=77 – Acesso em 15/11/2013

http://www.ddsonline.com.br/dds-temas/carreira-motivacao-e-sucesso/721-aprendendo-a-lidar-com-mudancas-na-vida-pessoal-e-profissional.html - Acesso em 15/11/2013

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (93.2 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com