TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Por:   •  10/10/2020  •  Exam  •  886 Palavras (4 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

1ª Atividade:

Atualmente, percebemos que diversas instituições estão utilizando a Educação a Distância para capacitar seus profissionais. A rigor, estudar a distância não é uma atividade nova. No Brasil, existem experiências de sucesso realizadas há muito tempo. Porém, tendo em vista os recursos tecnológicos utilizados antigamente (correspondência), nem sempre tínhamos certeza de sua eficácia. Nesse sentido, qual o seu posicionamento sobre a utilização de tecnologias informatizadas para capacitação profissional? É um meio mais eficaz?

R: Como já citado a Educação a Distância é utilizada a muito tempo no Brasil, porém o meio de dar-se o conteúdo e a interação entre alunos, professores e tutores era apenas por correspondência e isso criava um grande distanciamento, sem contar, como também já foi dito, que não era certeza o aluno ter realmente interpretado corretamente e nem que de fato tivesse aprendido o conteúdo. Mas com a utilização de tecnologias informatizadas agora ficou mais fácil interagir com os tutores, professores e colegas na hora de tirar dúvida, como também é mais eficaz na hora de saber se o conteúdo está sendo interpretado corretamente e se de fato o aluno está aprendendo. Sabemos que nem todos tem acesso a essas tecnologias e não possuem acesso a internet, porém segundo o IBGE o número de internautas no Brasil aumenta em 10 milhões de pessoas por ano, portanto a Educação a Distância é um dos meios mais eficazes para capacitar profissionais. Outros fatores que tornam a Educação a Distância junto da utilização de tecnologias informatizadas um dos meios mais eficazes de aprendizagem é a possibilidade de poder ser ofertados vários cursos de uma vez, pois não é necessário um ambiente físico e nem um mesmo horário diário para as aulas, cada aluno terá seu ritmo, o aluno também se torna o principal responsável da sua aprendizagem e tudo isso leva a um maior número de pessoas formadas no fim de cada curso.

2ª Atividade:

No Brasil, o Decreto nº 2.494 da Presidência da República, que regulamenta o artigo 80 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), destaca em seu primeiro artigo que: "Educação a Distância é uma forma de ensino que possibilita a autoaprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação". (BRASIL, 1998, não paginado).

Baseado no texto apresentado, iremos criar um wiki. Um wiki é uma página criada de maneira que cada estudante pode dar a sua contribuição, compartilhando assim ideias e criando sites informativos.

Nesta atividade, iremos construir um texto colaborativo, dissertando sobre o que é a Educação a Distância e qual a sua importância nos tempos de pandemia, como o vivenciado no ano de 2020.

Cada estudante deverá deixar a sua contribuição no texto e logo em seguida colocar seu nome entre parênteses. Por exemplo:

Texto inserido (Prof. Carlos Fernandes).

Deve-se tomar muito cuidado para não apagar o trabalho inserido por um outro colega do curso.

R: Segundo o livro base de Introdução à Educação a Distância existem inúmeras definições de Educação a Distância,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (40.7 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com