TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MICRO E MACROECONOMIA, MÉTODOS QUANTITATIVOS, ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE

Por:   •  12/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  972 Palavras (4 Páginas)  •  1.601 Visualizações

Página 1 de 4

2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

Não existe empresa, sem ter lucro. Uma empresa ainda existirá, se de alguma forma gerar lucros e estiver proporcionando este. Mas para que uma empresa gere lucros, é importante fazer uma pesquisa de mercado, conhecer bem seu publico alvo, assim como na parte administrativa no quesito de ter bons contatos e fornecedores, produtos variados e de boa qualidade assim como um bom atendimento e local. A seguir um exemplo.

A Empresa Mercearia Kelly, situada a Rua Manoel de Abreu, n°44, bairro Bela Vista – Curvelo/MG concedeu informações importantíssimas sobre seu funcionamento, medidas estabelecidas e métodos utilizados na administração do negócio.

Principais produtos comercializados são do gênero alimentício, bebidas, produtos de limpeza e alguns produtos da região. O perfil dos clientes é misto (variado) assim como a faixa etária, renda, escolaridade e sexo (masculino e feminino).

Assim, como todo bom e exigente brasileiro, os clientes deste estabelecimento têm preferências por algumas marcas de produtos como, por exemplo: Farinha de trigo: Boa Sorte; Arroz: Codil; Macarrão: Santa Amália; Leite: Cemil; Sabão: Ypê; Água Sanitária: Globo; Produtos da marca Knor; Cosméticos das marcas: Tre Semmé e Seda; dos produtos caseiros: Queijos, doces e ovos caipira de produtores da região de Curvelo; Refrigerante: Coca-cola e Guaraná Antártica.

Como são marcas que tem reconhecimento, os preços acabam saindo mais caros, por isso alguns consumidores buscam testar novos produtos, afim de encontrar um custo-benefício melhor.

O gasto médio de cada cliente fixo é de R$ 340,00 à R$550,00 reais/mês na empresa, e seus clientes tem como opção de forma de pagamento debito ou crédito e promissória com validade de até 30 dias.

A tomada de decisão para ver se será realmente necessário o aumento ou não dos preços é sempre feita com muito cuidado, diante de uma análise criteriosa de preços, mercado, etc. Os preços das mercadorias a ser compradas sobem, faz-se uma pesquisa de preços com seus fornecedores, assim como no SEASA para comprá-las por um preço melhor e mais em conta, para que seus clientes não sofram tanto com tal aumento necessário.

A inflação, como é na maioria dos casos é um fato ruim, principalmente para o consumidor final, pois uma de suas conseqüências é que reduz o poder de compra do consumidor. No caso desta empresa, esta exerce grande interferência nos preços dos produtos.

Pois, se ocorrer inflação, a empresa acaba tendo que repassar os aumentos para os preços das mercadorias e quando isso acontece, os clientes reclamam dos aumentos, pois na maioria das vezes, os preços sobem, mas seus salários (renda) não acompanham na mesma proporção.

Para definir o aumento nos preços, empresa analisa principalmente os custos como custo dos produtos, Impostos (tributos), gastos com funcionários transporte com fretes das mercadorias do distribuidor para a empresa. Verificam estes pontos para poder manter um padrão aceitável em relação aos custos totais e seu lucro final, para que tanto o cliente quanto a empresa não saiam prejudicados.

A organização faz comparativo de preços entre fornecedores na hora de comprar em relação aos preços, para escolher a mais viável para então finalizar a compra de suas mercadorias visando menor preço e qualidade e também, até para poder em seguida, repassar a um preço mais em conta aos clientes. As formas e prazos de pagamento de fornecedores são feitas através de dinheiro à vista, boleto ou cheque com: 7 dias, outros são com 21 e 30 dias.

Raramente, no mercado atual existem empresas que são únicas ou que não tenham concorrentes, seja na mesma cidade, estado, país ou bem próxima do estabelecimento. Esta por exemplo, possui vários concorrentes; que vão desde pequenas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (49.2 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com