TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO VBN TELECOMUNICAÇÕES

Por:   •  12/1/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.701 Palavras (7 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 3]

RELATÓRIO VBN TELECOMUNICAÇÕES

Ações empresariais para diminuição dos abusos exercidos contra o individuo e a coletividade

Dezembro/2018

[pic 4]

Elaborado por: Fernando Divanor Santana Alves

Disciplina: Ética e sustentabilidade

Turma: Proj 07


Tópicos desenvolvidos

Serão abordados quatro tópicos principais:

  • Ações ou estratégias comumente utilizadas pelas empresas para assegurar a sua integridade;
  • Obstáculos apresentados pela cultura organizacional para a inclusão de medidas básicas de proteção aos direitos individuais e coletivos;
  • Efeitos ou impactos de ações empresariais antiéticas (caracterizadas pelo desrespeito) para os stakeholders e a sociedade;
  • Soluções que as empresas podem implementar para garantir, de forma ética, os direitos individuais e coletivos.

Apresentação e objetivo

O estudo foi desenvolvido para apresentar ações e procedimentos para a empresa de telecomunicações VBN, a fim de auxiliar que a organização garantia os direitos individuais e coletivos de maneira efetiva.


Ações ou estratégias comumente utilizadas pelas empresas para assegurar a sua integridade;

A integridade reflete em nosso comportamento, é um processo pessoal de evolução e desenvolvimento em qualquer área.

A integridade no meio profissional reflete no resultado final do produto e por esse motivo as empresas têm criado programas com foco no desenvolvimento humano como estratégia para garantir a integridade na organização gerando assim resultados em longo prazo, uma vez que esta seja associada a competência dos funcionários.

Desenvolver o comportamento dos profissionais leva a uma postura ética e acrescentara valor à organização.

Uma importante ação utilizada pelas empresas para assegurar sua integridade moral e ética, é o estabelecimento de um código de conduta dividido em praticas que visão proteger os colaboradores, conduta do negocio e a interação com o meio externo.

Dentre os pontos à serem abordados no código de conduta, podemos destacar a proteção do trabalhador em relação a saúde e segurança; a privacidade dos dados pessoais; a manutenção periodicamente do ambiente; relacionamento de honestidade e ética com clientes, fornecedores e comunidade ; foco sempre nos resultados; sustentabilidade ambiental; e uma comunicação clara, eficaz e objetiva.

Se a empresa não tiver uma postura de promover ações junto com seus colaboradores certamente será prejudicada pela falta de integridade.

Obstáculos apresentados pela cultura organizacional para a inclusão de medidas básicas de proteção aos direitos individuais e coletivos

Pode-se destacar algus dos principais obstáculos que impedem a inclusão dessas medidas básicas e para tanto destacamos as seguintes;

Reistencia a mudanca

Organizações de modo geral precisam lidar com questões relacionadas a implementação e adesão de mudanças. Indivíduos tendem a resistir a mudanças propostas pela organização por temor que a mesma possa trazer prejuízos ao status quo. Por esse motivo é necessário abandonar procedimentos rígidos, deve se criar uma cultura de compartilhamento de informações e reconhecer os resultados atingidos.

Falta de estratégia de comunicação

Internamente, a organização precisa fortalecer a ética e conduta  corporativa, que é a concepção global da organização estabelecida no código de conduta previamente elaborado. A partir disso, espera-se estabelecer a cultura organizacional que orienta a tomada de decisão sempre levando em conta valores da organização.

Diversidade cultural dos colaboradores

A diversidade é extremamente valiosa nos negócios. Ela consiste em todos os fatores de um individuo idade, gênero, crença, personalidade.

Mas a diversidade nas organizações só acontece efetivamente quando todos acreditam que as diferenças podem contribuir para o alcance de resultados.

 Grande parte da produtividade vem da motivação e o individuo se sentir parte de um grupo influencia diretamente a produtividade da empresa.

Assim quebrando as barreiras da diversidade com o desenvolvimento de relacionamentos a produtividade irá aumentar.

Falta de visao estrategica de longo prazo

Empresas cuja gestao esta focada no curto prazo tendem a negligenciar ações éticas e que sejam sustentáveis.

Efeitos ou impactos de ações empresariais antiéticas (caracterizadas pelo desrespeito) para os stakeholders e a sociedade

Os comportamentos antiéticos podem surgir na organização por diversos motivos, como competitividade e autoritarismo.

Entre os efeitos ou impactos ocasionados por ações antiéticas podem ocorrer inclusive incidências de assedio moral, causando estresse, falta de segurança no trabalho, dessa maneira prejudicando o clima da organização e afetando sua produtividade além de interferir no produto final em termos de qualidade, durabilidade, valor agregado e confiabilidade negativa na marca.

Assedio moral

Um dos mais graves problemas antiéticos nas organizações é o assedio moral, que qualquer conduta abusiva, atos, gestos ou palavras que podem trazer danos a integridade física ou psíquica do colaborador e colocar em risco seu emprego.

Essas ações desestabilizam a relação do trabalhador com o ambiente de trabalho e para a empresa pode gerar futuras ações judiciais.

Dano a marca

A gestão de marca é uma das partes mais importantes atividades conduzidas pela empresa, porém todo esse trabalho pode ser desfeito em algumas situações e nas quais a estratégia de condução errada seja adotada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (352.7 Kb)   docx (2 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com