TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTIGO RECURSOS HUMANOS

Por:   •  20/5/2020  •  Artigo  •  2.371 Palavras (10 Páginas)  •  11 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

Sidney Patrick Fortunato Gomes¹

Cristiana Correia de Melo²

RESUMO

A globalização e as mudanças tecnológicas, fizeram com que as organizações  adotassem mudanças na estrutura organizacional e  administrativa das empresas. Essas mudanças se referem principalmente ao  modo de encarar as pessoas que as compõem. Por acreditar que as pessoas são a essência das empresas, este trabalho demonstrou a importância das pessoas e de como saber lidar com elas e  influenciar nos resultados das organizações. Para gerir pessoas não se pode mais ter uma visão mecanicista, metódica, é preciso discutir e entender as diferenças entre as técnicas obsoletas e as modernas juntamente com a gestão da inovação e do conhecimento. Precisamos resgatar o papel do ser humano nas organizações, com a finalidade de torná-los competentes para atuar em suas atividades como colaboradores. Adotando essa postura, a organização terá o  capital humano como seu grande diferencial competitivo. Uma gestão de pessoas eficaz aliada a gestão da inovação e conhecimento garantem vantagens competitivas importantes e difíceis, podemos dizer quase impossíveis, de serem copiadas pelas concorrentes.

Palavras Chave: Gestão de Pessoas - Vantagem Competitiva - Liderança

  1. INTRODUÇÃO

O mundo está em processo de globalização, isto é fato, principalmente nos planos econômico, tecnológico e das comunicações, o que tem ocasionado diversas mudanças na gestão administrativa das empresas. No decorrer das mudanças, a organização deve estar afinada no tocante as suas estratégias, elas precisam ser claras, sustentadas por uma gestão com amplo envolvimento e participação. Uma organização que pretende ter de si mesma uma visão estratégica precisa levar em conta que há um fluxo de conhecimentos que afeta a produção como um todo.

Podemos afirmar que os seres humanos são a chave do sucesso ou insucesso das estratégias de uma organização. São eles que dão vida aos processos. Por isso, nas organizações de sucesso, o ser humano é visto como a única verdadeira vantagem competitiva sustentável. Para que isso se torne peça central da gestão das organizações, é preciso focar as relações humanas no trabalho, a gestão de pessoas tem essa essência, ela defende que por intermédio desses comandos torna-se possível compreender a natureza das organizações e as reais possibilidades de melhoria, sempre baseado em um planejamento adequado.

A atuação da área de recursos humanos nas organizações representa um importante papel voltado para o crescimento do ser humano, através dos trabalhos voltados para o desenvolvimento das pessoas, com o objetivo de melhorar os níveis de informação, conhecimento, aprendizado, qualidade de vida entre outros para toda a organização. O setor de recursos humanos, tem um papel fundamental em fornecer ferramentas para o desenvolvimento humano, e uma cultura organizacional para fortalecer o trabalho em equipe afim de atingir os objetivos da organização

Segundo autor MICHAEL PORTER “estratégia é o caminho para criar e sustentar posição Competitiva vantajosa e exclusiva no mercado, além de exercer opções excludentes na competição de escolher o que não fazer como também é criar compatibilidade entre as atividades da empresa, defendendo o desempenho diferenciado das atividades e da integração entre elas”.

Conforme definição de PRAHALAD e HAMMEL, a estratégia é o estabelecimento de metas que forçam a empresa a buscar resultados além dos seus executivos imaginam ser possível, bem como a compatibilização entre recursos e oportunidades”.

 O planejamento estratégico trata-se de um plano de ação que possibilite a organização manter, demaneira continuada, o capital humano de que necessita, com o perfil adequado, em todos os níveis; um plano capaz de identificar as ações primordiais que, uma vez  implementadas, permitam a atração, o desenvolvimento, a motivação e a retenção das pessoas certas para os momentos certos na vida da empresa. Não se trata de um plano da área de RH, mas sim o plano de recursos humanos da organização. A estratégia de recursos humanos é desenvolver, implementar e sustentar vantagens competitivas em mercados evolutivos, pois numa organização são as pessoas , as responsáveis por esta estratégia .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (139.1 Kb)   docx (48.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com