TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais

Por:   •  7/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  768 Visualizações

Página 1 de 3

Recursos Materiais e Patrimoniais

Conceito: Segundo  MARTINS 2006, recurso é tudo que gera ou tem capacidade de gerar movimento, no sentido econômico do termo.

Recursos são materiais necessários no processo de produção. Normalmente podemos encontrar na empresa cinco tipos de recursos; materiais, patrimoniais, capital, humanos e tecnológicos.

Os recursos humanos são as pessoas que atuam na empresa;

Os recursos capitais estão diretamente ligados a parte contábil e econômica de uma empresa. É todo o dinheiro de uma empresa.

Os recursos tecnológicos são os recursos de informatização, tais como software, internet etc.

Recursos Materiais são todos e quaisquer componentes que a empresa utiliza no processo de construção do produto final. Tais recursos são adquiridos regularmente e são classificados em materiais auxiliares; matéria-prima; produto em processo e produto acabado.

Os recursos Patrimoniais são o conjunto de riquezas que a empresa possui, tais como instalações, equipamentos, máquinas etc.

  1. Administração de Recursos Materiais

A administração destes recursos de acordo com FRANCISCHINI & GURGEL, 2002, é atividade que planeja, executa e controla, nas condições mais eficientes e econômicas, o fluxo de material, partindo das especificações dos artigos e comprar até a entrega do produto terminado para o cliente.

A administração de materiais é responsável por manter o estoque sempre certo, para atender a demanda sem que nenhum recurso falte, pois qualquer fala neste setor pode comprometer o funcionamento da empresa. É um sistema integrado que possibilita a administração de recurso, equipamentos e informações para que tudo seja executado na empresa de forma contínua.

Segundo Idalberto Chiavenato em Manual de Administração de Materiais.“A administração de materiais consiste em se ter os materiais necessários, na quantidade certa, no local certo e no tempo certo á disposição dos órgãos que compões o processo produtivo da empresa”

É comum, relacionarmos recursos materiais mal administrados com problemas financeiros.

                                       Uma Administração de Materiais deficiente utiliza mal os recursos financeiros escassos, muitas vezes sem resultados na área produtiva ou, como é mais grave, no nível de atendimento ao público.(Francischini & Gurgel, 2002,p.2)

  1. Administração dos Recursos Patrimoniais

A aquisição de bens patrimoniais é um campo da administração. A capacidade de adquirir ou vender bens patrimoniais vai variar com o tamanho da empresa. Os bens de uma empresa são classificados como tangíveis e intangíveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (76.7 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com