As Interações Sociais E O Capitalismo
Por: MAC_AND • 7/7/2025 • Pesquisas Acadêmicas • 384 Palavras (2 Páginas) • 12 Visualizações
A evolução tecnológica, as interações sociais e o capitalismo
Desde os tempos antigos quando o ser humano teve acesso ao fogo, o mundo tem passado por processos constantes de evolução que são definidos por suas fases e consequências. A fase presente é da evolução tecnológica, e sua consequência está na mudança da forma de comunicação entre as pessoas.
A tecnologia tem tomado espaço na vida de forma a afetar as relações da sociedade como um todo. Se antes era comum o envio de cartas para que houvesse uma comunicação entre grandes distâncias, hoje é possível se comunicar com alguém que esteja em qualquer lugar do mundo através de uma simples mensagem de texto por meio de aplicativos como o HelloTalk.
A evolução tecnológica mudou nossa forma de comunicação. (Fonte: Primavera Academy Skills)
Como isso afeta as interações sociais?
Se antigamente as pessoas se encontravam em algum ponto físico para conversar e conviver, hoje não é mais necessário que isso aconteça. O comum atualmente é conversar através de um aparelho de celular ou um computador a qualquer hora. A consequência? Os encontros físicos se tornam cada vez mais raros e superficiais.
O hábito de encontrar amigos para socializar e ter momentos de lazer juntos é, de fato, uma moda do passado. Uma das novidades mais cobiçadas é a possibilidade de unir diversas pessoas online. Serviços como divisão da conta do bar, criar documentos entre várias pessoas, e jogos online multiplayer são reflexo da conexão interpessoal. Pessoas podem inclusive marcarem para jogar em casino. Há jogos como Tlempe Of Tut ou Temple Of Nudges onde facilmente é feita uma dinâmica entre os personagens envolvidos, possibilitando uma interação de socialização entre pessoas diversas em locais diversos.
Ao mesmo passo em que a tecnologia busca evolução e progresso visando facilitar a interação entre as pessoas – e em certo ponto alcança esse objetivo –, é possível observar um afastamento na convivência pessoal. Isso se traduz como um problema quando o contato com algum produto da tecnologia se torna mais importante que a pessoa ao lado.
E onde o capitalismo entra?
O capitalismo cada vez mais vem se fortalecendo e quando ambos – capitalismo e tecnologia – começam a andar com o mesmo propósito, têm-se a criação de mecanismos maléficos para a sociedade, como a obsolescência programada e a desigualdade social, visando lucro acima de tudo.
...