TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Politicas Sociais surgiram a partir do capitalismo

Por:   •  1/10/2015  •  Resenha  •  2.317 Palavras (10 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 10

ll-DESENVOLVIMENTO


        

        As Politicas Sociais surgiram a partir do capitalismo, na década de 30, o correu uma  intensificação do processo de industrialização e um grande desenvolvimento do capitalismo fazendo com que as expressões das questões sociais ficassem em evidencia. Construída,  por meio das mobilizações das classes operarias advindas das revoluções industriais no século XlX, foi entendida então como estratégia de intervenção do governo nas relações sociais originadas no mundo da produção, foi relacionada a um processo de mediação como estratégia estatal no mundo da produção, ou seja, uma estratégia de intervenção do governo nas relações sociais originadas no mundo da produção.

        Aqui no Brasil teve início as políticas sociais voltadas para resolver as questões sociais em 1923 com a Lei Eloi Chaves esta abriu caminho para uma legislação de um sistema público de proteção social com as Caixas de Aposentadorias e Pensões (caps.). Também neste período, são criados os Institutos de Aposentadorias e Pensões (IAPs), a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o Salário Mínimo, a valorização da saúde do trabalhador e entre outras medidas de interesse social, mas com caráter controlador e paternalista.
        Através da Política Social e de seus programas o Estado procura, manter a
Estabilidade, procurando minimizar as desigualdades e garantindo direitos sociais. Então o Estado brasileiro procurou governar a questão social propagando políticas voltadas para resolver ou apenas minimizar essas questões, privilegiando a via do Seguro Social.
E com Estado Novo (Getúlio Vargas - 1937-1945) as políticas sociais crescem como resposta às necessidades do processo de industrialização.        
        Na década de 30 do século passado, ocorreu uma intensificação do processo de industrialização e um grande desenvolvimento do capitalismo, fazendo com que as expressões da questão social ficassem mais aparentes. 
Nesta época, começaram a aparecer sinais evidentes de descontentamento e frustação da classe média e dos grupos de intelectuais. Ocorrem vários movimentos políticos contra a administração pública, considerada por muitos como ineficiente e inábil. Protestava-se também contra a falta de soluções para as crises sociais, econômicas e políticas. 
Vargas, que estava no poder nesta época, diante desta situação se viu obrigado a estabelecer uma série de medidas de politicas sociais de caráter preventivo, para tentar amenizar a insatisfação da classe trabalhadora e manter a ordem do sistema capitalista.
Essas políticas sociais, em sua grande maioria, também beneficiava a classe média e burguesa, dando condição para o aumento da produção, gerando com isso uma expansão ainda maior do capitalismo no Brasil. Criou o Ministério doTrabalho, Indústria e Comércio, em novembro de 1930, e promulgou uma legislação trabalhista que respondia, de certa forma, as necessidades do trabalhador e aos interesses da indústria cada vez mais emergente.

lll-O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DAS POLITICAS SOCIAIS

        No ano de 1942 o governo aqui no Brasil criou a Legião Brasileira de Assistência – LBA, a primeira instituição de abrange todo país com a Assistência Social, para atender às famílias dos expedicionários brasileiros, e após o término da Segunda Guerra Mundial, a LBA transfere seu atendimento para a Assistência à maternidade e à infância, começando a política de parcerias com instituições sociais na área da filantropia.

        Ao longo do tempo as políticas para minimizar as questões sociais se voltam para a manutenção de instituições carentes, auxílio econômico, amparo e apoio à família, orientação maternal, campanhas de higiene, assistência médica e odontológica, manutenção de creches e orfanatos, combate a pobreza, entre outros. No aparato da Assistência Social são formuladas políticas para a infância e adolescência, para idosos, para necessitados e grupos vulneráveis. O usuário dessas políticas é o pobre, o trabalhador eventual, visto como necessitado e até como culpado pela sua situação de miséria, pois era visto como acomodado.
        Como resultado do engajamento do ideário neoliberal na
 sociedade brasileira como em boa parte do mundo, há dificuldade para tornar sólida a democrática, a cidadania e dos entraves históricos de sua generalização, o incitamento das desigualdades sociais, redução dos direitos sociais e trabalhistas, agravamento dos níveis de pobreza e exclusão social, crescimento da violência urbana e da criminalidade, aumento da crise social que, iniciada nos anos 80, e permanece em crescimento na primeira década do século XXI. Nesse contexto, a discussão sobre as políticas sociais recebe importância pelo seu caráter interventor entre os pedidos sociais e as respostas dadas pelo estado para programar-las.
        Temos um aumento considerável na discussão a respeito das políticas sociais na busca de sua democratização no quadro político dos anos 80, quando surge com força a luta para derrubar a ditadura militar e a luta pela construção democrática do Estado e da sociedade civil.
        Ao pensar em novos sentidos para as relações entre Estado e sociedade civil, um grupo social foi importante para as discussões e propostas para buscar soluções para a crise social, que resultou no processo constituinte do qual originou a Constituição Federal de 1988.A década de 80 ficou conhecida como década perdida tendo uma crise do Estado autoritário, o problema da questão social resultando no aumento da pobreza e da miséria e da busca pela democratização do Estado e da sociedade, aumenta a discussão sobre as políticas públicas,
 e coloca em debate o modo histórico que caracteriza as políticas sociais em nosso país, sendo seletivo, fragmentado, excludente e setorizado. Mas também é debatida a democratização dos processos que definem as prioridades e modos de gestão de políticas e programas sociais. Esse debate favorece uma nova visão das relações entre democratização e representação dos interesses da sociedade nas decisões políticas. É importante notar que, nos anos 80 acontecem avanços democráticos significativos na história política brasileira. Temos nessa década como já citamos, a Constituição de 1988 que deu suporte jurídico e assim consolidou-se o regime democrático no Brasil. Com a garantia de direitos sociais resultados de um longo e difícil processo de movimentos sociais e políticos nos anos 1970 e 1980. Após a constituição de 88, os conselhos se institucionalizaram em quase toda esferas políticas sociais no país sendo uma nova maneira de expressar os interesses da sociedade. A participação da população passou a ser, um elemento que estruturou o Sistema Brasileiro de Proteção Social (SBPS).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (108.2 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com