Logística Empresarial
Por: Felipe Manara • 13/11/2016 • Exam • 1.107 Palavras (5 Páginas) • 256 Visualizações
Prova II – Logística Empresarial – UnB
Nome: Felipe Manara
Matrícula: 12/0117151
A prova deverá ser feita (individual – será utilizado software para verificação de possíveis plágios) e enviada para o professor até o próximo domingo dia 13/11 às 23:59. O email para receber as provas é caiocesq@hotmail.com. Peço aos alunos que ajudem na divulgação aos colegas de que a prova está sendo feita dessa forma e que peçam aos que tiverem problemas com computador que me procurem para organizarmos outra forma. Sugiro que guardem um comprovante de envio para eventuais problemas. Boa Prova
- Destaque a importância do transporte na obtenção de vantagem competitiva e apresente os cinco modais estudados, suas vantagens e desvantagens de forma comparativa.
 
R: O tipo de transporte que é escolhido para determinado produto pode trazer diversas vantagens competitivas como: tempo de entrega reduzido, capacidade de entrega maior (geograficamente), menor custo, entre outras.
Os cinco modais são: aquaviário, dutoviário, aéreo, rodoviário e ferroviário.
Modal  | Vantagens  | Desvantagens  | 
Aquaviário  | Frete de custo baixo; Transporte de longas distâncias; Transporte de grandes volumes.  | Depende de vias especializadas; Alta complexidade administrativa.  | 
Dutoviário  | Alta segurança; Transporte de longas distâncias; Baixo consumo de energia.  | Alto investimento inicial; Se houver acidente, o impacto ambiental pode ser gigantesco;  | 
Aéreo  | Tempo de trânsito curto; Transporte de longas distâncias; Vários centros de distribuição (aeroportos).  | Frete muito caro; Limite de volume e peso; Depende de centros de distribuição (aeroportos).  | 
Rodoviário  | Grande malha de vias e rotas; Grande alcance; Flexível para tipo, peso e volume de carga; Frete porta-a-porta.  | Insegurança; Modal mais poluidor; Alto risco de acidentes; Limite na capacidade de carga.  | 
Ferroviário  | Alta eficiência energética; Baixo nível de acidentes; Capacidade de transportar grandes cargas.  | Necessidade de entrepostos especializados; Não seja no cliente final, dependendo de outros modais; Tráfego limitado devido ao tamanho da malha.  | 
- O primeiro passo para a definição da estratégia de distribuição é escolher a estratégia que mais se alinha ao produto. Considerando tal afirmação destaque as estratégias de distribuição (exclusiva, intensiva, seletiva) e apresente para quais tipos de produtos cada uma deve ser usado, trazendo exemplos reais para ilustrar.
 
R: Exclusiva – quando a estratégia de distribuição dá exclusividade a um intermediário em um território. Geralmente, o intermediário não vende outros produtos concorrentes. Exemplo: empresas que trabalham com o sistema de franchising; e geralmente pequenas e médias empresas com grande conhecimento dos clientes que escolhem de maneira assertiva e calculista seus intermediários para atingir o seu público de forma efetiva.
Seletiva – essa estratégia é utilizada quando o produto precisa de valorização. Assim, os intermediários que são selecionados, são considerados os melhores ou mais aptos a distribuir o produto devido a fatores como: localização, tipo de público atingido, reputação e outros. Exemplo: marcas de relógio que são vendidas apenas em determinadas joalherias.
Intensiva – uma estratégia utilizada em conjunto ou complemento com uma das estratégias acima para concentrar forças para atingir mais pontos de distribuição e clientes. Exemplo: campanhas temáticas ou promocionais de alimentos.
- Um canal de distribuição pode ser definido como: o conjunto de pessoas ou empresas que buscam facilitar a movimentação dos produtos desde o produtor até o consumidor final. Entre o produtor e o consumidor final haverá algumas entidades, que se chamam intermediários. Considerando essa afirmação, comente o papel do intermediário no canal de distribuição e se posicione de forma crítica sobre a importância do intermediário, utilizando no seu posicionamento uma comparação dos tipos de canais longo, curto ou direto.
 
R: O papel do intermediário dentro do canal de distribuição é ajudar e otimizar a capacidade de alcance do produto no mercado. Muitas vezes o intermediário possui um know-how que o produtor não possui e pode ser decisivo no sucesso ou não do produto. Ou, além do know-how, ele pode já possuir a carteira de clientes que o produtor quer atingir, tornando-o necessário para a estratégia de negócio.
Podemos realizar esta comparação com os tipos de canais. Muitas vezes a escolha do canal que define a estratégia e não o contrário, pois com um canal longo, a composição financeira do produto e suas margens de lucro são muito complexas, necessitando-se na maioria das vezes, competir por volume ou competir com um alto valor agregado. Já se o produtor opta por um canal curto, suas margens são mais simples e administráveis, conseguindo competir por preço de maneira mais fácil.
A escolha de um canal ou outro de distribuição está intimamente ligado a capacidade do produtor de distribuir. No fim, o uso de intermediários contribui para a capilaridade do produto no mercado, assim como permite ao produtor focar em desenvolver e melhorar o produto em si, enquanto a distribuição é administrada por outros atores.
- O exemplo na sequência apresenta o sistema agroindustrial do Brasil
 
[pic 1]
Tendo por base tal exemplo, explique a integração vertical e horizontal e justifique a importância ou não da realização dessas estratégias na cadeia apresentada.
...