TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelos para a análise de indústrias estratégicas baseadas na ciência no processo de inovação e desenvolvimento tecnológico em países em desenvolvimento

Por:   •  3/12/2013  •  Relatório de pesquisa  •  7.881 Palavras (32 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 32

CIÊNCIA E TECNOLOGIA • MODELO PARA ANÁLISE ESTRATÉGICA DE INDÚSTRIAS BASEADAS EM CIÊNCIA

MODELO PARA ANÁLISE ESTRATÉGICA DE INDÚSTRIAS BASEADAS EM CIÊNCIA

RESUMO

Este artigo apresenta um modelo para análise estratégica de indústrias em processo de capacitação tecnológica, baseadas em ciência e sediadas em países em desenvolvimento. O modelo é baseado em cinco elementos principais: regime tecnológico, estrutura mercadológica, processo organizacional, conhecimentos e recursos disponíveis, e papel do governo. Ele pode ser aplicado tanto no nível da indústria como no nível da empresa, e visa apoiar o alinhamento das estratégias de inovação à estratégia geral da empresa. Aplicado à indústria brasileira de vacinas, o modelo permitiu evidenciar limitações no regime tecnológico e nos processos organizacionais dos produtores brasileiros, bem como identificar oportunidades de crescimento mercadológico.

Rosiceli Barreto Gonçalves Baetas

UFRJ e Fundação Oswaldo Cruz

José Vítor Bomtempo

UFRJ

Cristiane Quental

Fundação Oswaldo Cruz

ABSTRACT This paper presents a strategic analysis model for science-based industries in process of innovation and technological development, operating in developing countries. The model is based on five main elements: technological regime; marketing structure; organizational process; knowledge and available resources, and governmental role. It can be applied in both industry and firm level, and aims to support the alignment of innovation strategies to general firm strategy. Applied to the Brazilian vaccines industry, the framework highlighted the Brazilian vaccine manufacturers’ limitations in terms of technological regime and organizational processes, as well as the opportunities of market growth.

PALAVRAS-CHAVE Inovação, competitividade, estratégia, capacitação, indústria baseada em ciência.

KEY WORDS Innovation, competitiveness, strategy, capability, science-based industry.

80 • ©RAE • VOL. 44 • Nº4

ROSICELI BARRETO GONÇALVES BAETAS • JOSÉ VÍTOR BOMTEMPO • CRISTIANE QUENTAL

INTRODUÇÃO

Uma questão fundamental para a gestão estratégica de empresas que atuam em setores industriais baseados em ciência em países em desenvolvimento é como se inserir competitivamente e de forma sustentável em um am-biente turbulento. Em um “setor baseado em ciência” o avanço tecnológico depende de conhecimentos, habili-dades e técnicas provenientes da pesquisa científica (Pavitt, 1990), e a capacitação tecnológica e a inovação inovadora são fatores críticos de sucesso (Kim, 1997; Lall, 2000; Katz, 2000).

Este artigo apresenta uma estrutura analítica, de-nominada Modelo para Análise Estratégica de Indús-trias Baseadas em Ciência de Países em Desenvolvi-mento (MAEI), que visa orientar a estratégia de orga-nizações que estejam passando por processos de capa-citação tecnológica. O modelo se baseia em cinco ele-mentos: regime tecnológico, estrutura tecnológica, processos organizacionais, conhecimentos e recursos, e papel do governo.

Neste artigo, a aplicação do MAEI é ilustrada por uma análise da indústria brasileira de vacinas de uso huma-no. Ao mesmo tempo em que possui limitações estrutu-rais, essa indústria está em posição favorável em termos de oportunidades, em função dos avanços da biotecnologia e da capacitação nacional.

O artigo está organizado da seguinte forma: inicial-mente, são discutidas as bases teóricas e conceituais da construção do modelo; em seguida, o modelo é apresen-tado e ilustrado pelo caso da indústria brasileira de vaci-nas; e, por fim, são apresentadas as conclusões e suges-tões para outras aplicações do modelo.

BASES DO MODELO

O MAEI é baseado em quatro abordagens de análise es-tratégica: primeiro, nas capacitações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.2 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com