TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PERFIL DO CONSUMDOR VIRTUAL DA CIDADE DE CERRO LARGO

Por:   •  10/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.140 Palavras (25 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

CAMPUS DE CERRO LARGO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

MARCO ANTONIO KAZMIERCZAK CIUPKA

RONER HILBIG

GUILHERME SCHNEIDER

ANDERSON HARTMANN

DANIEL CARLOS DONEL

O PERFIL DO CONSUMDOR VIRTUAL DA CIDADE DE CERRO LARGO

CERRO LARGO

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

1.1        PROBLEMA DE PESQUISA        

1.2        OBJETIVOS        

1.2.1        Objetivo Geral        

1.2.2        Objetivos específicos        

1.3        JUSTIFICATIVA        

2        REFERENCIAL TEÓRICO        

2.1        INTERNET        

2.2        COMÉRCIO ELETRÔNICO        

2.3        DIMENSÕES DE COMPRA        

3        METODOLOGIA        

3.1 CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA        

3.2 COLETA DE DADOS        

3.3 PROCEDIMENTOS AMOSTRAIS        

4 ANÁLISE DOS RESULTADOS        

5        CONSIDERAÇÕES FINAIS        

6        REFERÊNCIAS        



1 INTRODUÇÃO

Desde sua criação até sua propagação pelo mundo, a internet vem ajudando e transformando o dia a dia de pessoas e empresas. De sua implantação até hoje, houveram varias mudanças que foram agregando novas funcionalidades para melhor atender seus usuários. Assim, foi surgindo uma nova possibilidade de mercado, denominado comércio eletrônico ou e-commerce.

Seguindo esta ideia, Takahashi (2000apud FERREIRA etal., 2008, p. 3) destaca que o comércio eletrônico mudou a lógica de funcionamento dos mercados habituais, impondo-lhes novas características não vistas tradicionalmente, como o fácil acesso à informação, a diminuição de custos de transação e a substituição dos intermediários tradicionais por novos tipos de agentes que atuam na ponta da cadeia produtiva, fazendo a conexão com os produtores de bens e serviços.

Nota-se que nos últimos anos houve um grande aumento no número de empresas que adotam este tipo de transação, fato sustentado por Barboza, Medeiros e Farias (2013, p.2) da seguinte forma:

A principal justificativa para a emergência dessas atividades online se dá pelo fato de que a organização necessita manter um bom relacionamento com os seus clientes, buscando disponibilizar assim, novos canais que agregam rapidez e dinamicidade ao negócio já existente.

Essa nova forma de comércio é uma maneira de expandir e também de competir no mercado, com possibilidades que possam trazer maiores retornos a empresa, onde a distância geográfica não é mais o problema e as formas de pagamento são diversas (COSTA, 2009, p. 13). Tudo isso visa melhor atender seus clientes, em uma tentativa de se manter a frente da concorrência, buscando aproximar cliente e empresa, alcançando com isso uma maior lucratividade.

Apesar da grande fonte de oportunidades, existem algumas restrições para sua maior utilização. Segundo Ferreira etal. (2008, p. 4) a compra pela internet pode representar certo risco, sendo que as vantagens em relação ao varejo convencional devem representar um peso maior do que este risco, para que a decisão de compra do consumidor não seja afetada. Também, do ponto de vista organizacional, cabe destacar que o número de concorrentes se torna maior, visto que qualquer empresa pode optar por disponibilizar produtos através da internet, quebrando assim as barreiras geográficas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41 Kb)   pdf (384.8 Kb)   docx (146.6 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com