TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM l - SUZANO PAPEL CELULOSE

Por:   •  9/5/2022  •  Projeto de pesquisa  •  4.581 Palavras (19 Páginas)  •  13 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE PAULISTA

GODOFREDO GOMES DE OLIVERIA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I – PIM I

SUZANO PAPEL E CELULOSE S/A

SÃO PAULO

2012

GODOFREDO GOMES DE OLIVEIRA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I – PIM I

SUZANO PAPEL E CELULOSE S/A

Trabalho apresentado às disciplinas de Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática, como avaliação parcial do curso Tecnologia em Logística, 5º semestre.

Orientador: Fernando Leonel

SÃO PAULO

2012

RESUMO

Foi feita uma pesquisa na empresa Suzano Papel e Celulose com o objetivo de desenvolver o conhecimento prático e aprofundar os estudos das disciplinas de Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática.

No projeto foi abordado o contexto lógico, operacional e econômico da empresa estudada e sua relação com o mesmo. Também foram abordados os processos de administração , em especial, a área de  Logística Inboud, compras e administração. Por fim verificou-se como a de informática TI aliada á logística é um forte instrumento na gestão da empresa.

Palavras-chave: Administração, informática.


ABSTRACT


A search on the company Suzano in order to develop the knowledge and deepen the study of the disciplines of Fundamentals of Management, Business Communication and Computing Techniques.
In the project it was mentioned logical context, operational and economic enterprise studied and their relationship with it. Also discussed were the processes of administration, in particular the area Inboud logistics, purchasing and administration. Finally it was found as the computer IT logistics is allied to a strong tool in the management of the company.

Keywords: Administration, IT.


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        ...06

2 DESCRIÇÕES DA EMPRESA................................................................................07

3 FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO...............................................................09

3.1 PRINCIPAIS FORNECEDORES DA SUZANO...................................................11

3.2 PRINCIPAIS CONCORRENTES DA ORGANIZAÇÃO.......................................12

3.3 RESPONSABILIDADE SOCIAL,SAÚDE E SEGURANÇA.................................13

4 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL..........................................................................14

5 TECNICAS DE INFORMATICA..............................................................................19

6 REFERÊNCIAS.......................................................................................................20


1. INTRODUÇÃO

            Uma empresa não poderá trabalhar sem estoque, pois, sua função      amortecedora entre vários estágios de produção vai até a venda final do produto.

O controle de estoque é de suma importância para a empresa, sendo que controla-se os desperdícios, desvios, apura-se valores para fins de análise, bem como, apura o demasiado investimento, o qual prejudica o capital de giro.

O ato de planejar e controlar estoques são fatores primordiais numa boa administração do processo produtivo. Preocupa-se com os problemas quantitativos e financeiros dos materiais, sejam eles matérias-primas, materiais auxiliares, materiais em processo ou produtos acabados. Cabe a esse setor o controle das disponibilidades e das necessidades totais do processo produtivo, envolvendo não só os almoxarifados de matérias-primas e auxiliares, como também os intermediários e os de produtos acabados.

Os objetivos dos departamentos de compras, de produção, de vendas e financeiro, deverão ser conciliados pela administração de controle de estoques, sem prejudicar a operacionalidade da empresa. A administração geral da empresa deverá determinar ao departamento de controle de estoque, o programa de objetivos a serem atingidos, isto é, estabelece certos padrões que sirvam de guias aos programadores e controladores e também de critérios para medir o desenvolvimento do departamento.

2 DESCRIÇÕES DA EMPRESA

              A Suzano Papel e Celulose iniciaram atividades em 1924, quando Leon Feffer, fundador da Empresa começou suas operações no negócio de papel através da revenda de papéis nacionais e importados utilizados para a fabricação de cartões de visita, blocos para anotações e papel de carta.

             Com a aquisição da primeira máquina de papel no final da década de 30, foi iniciada a produção própria de papel.

             Na década de 50, a Companhia foi a primeira produtora a nível mundial a utilizar a celulose de eucalipto em escala industrial, e em meados da década de 60 a primeira a produzir papel para imprimir e escrever utilizando 100% de celulose de eucalipto.

             Em 2001, como consequência da aquisição do controle total da Bahia Sul, a atividade principal de papel e celulose foi estrategicamente fortalecida. A partir deste momento, a Companhia ampliou seu conjunto de ativos integrados produzindo uma ampla gama de produtos de papel e celulose para os mercados doméstico e internacional, e passou a ter significativas perspectivas de crescimento. Também abriu caminho para reduções de custo substanciais e outras sinergias com a consolidação das operações originais da Suzano com as da Bahia Sul realizada em junho de 2004, concluindo assim uma etapa importante de seu processo de reestruturação organizacional.

              Em maio de 2003, visando estar em linha com melhores práticas de governança corporativa, a empresa aderiu ao Nível 1 de Governança Corporativa da Bovespa, garantindo dessa forma a transparência nas operações e a qualidade da prestação de contas aos acionistas.

               Em 2005, a Suzano Papel e Celulose iniciou a implantação de um projeto de expansão de sua planta localizada em Mucuri (BA), “Projeto Mucuri" para construir uma segunda linha de celulose para produção de 1 milhão de toneladas, com expectativa de conclusão em 2008. Porém, com a antecipação de 35 dias para a conclusão de sua implantação, em agosto de 2007, o Projeto Mucuri iniciou sua operação, aumentando a capacidade final de produtos da Suzano Papel e Celulose, passando da produção de 1,35 milhões de toneladas para mais de 2,8 milhões de toneladas por ano de papel e celulose.

          Em março de 2005, ocorreu a aquisição da Ripasa S.A. Celulose e Papel, de forma compartilhada com a VCP, companhia do Grupo Votorantim. Durante o ano de 2006 foi finalizado o processo de reestruturação societária da Ripasa, com a total migração de seus acionistas para as bases acionárias de Suzano e VCP.

 A aquisição da Ripasa nas operações da Suzano representou a ampliação do mix de produtos e o fortalecimento das posições de liderança nos segmentos em que atua. Além disso, a Companhia ganhou reforço da marca Ripax, o papel cutsize da Ripasa, que passou a ser comercializado exclusivamente pela Suzano.

           Assim, em 2007, a Companhia apresentou resultados positivos, concluiu um ciclo de investimento focado em crescimento principalmente devido à organização de Unidades de Negócio já mencionada anteriormente. Com o objetivo de se preparar para o novo ciclo de crescimento e para reforçar ainda mais o sucesso alcançado, a Suzano Papel e Celulose iniciou uma nova reorganização, que trará benefícios para a área operacional, redução de custos, melhoria na qualidade, no aumento da velocidade do desenvolvimento e lançamento de novos produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.3 Kb)   pdf (497.4 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com