TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO ADMINISTRATIVO: CONTROLE

Por:   •  2/10/2013  •  Seminário  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 2

PROCESSO ADMINISTRATIVO: CONTROLE

Assunto Definição (PLT) Definição 2 Definição3

Controle Avaliar desempenho real Objetivos estabelecidos alcançados Ciclo de vida da Empresa

Definição 1: Controle é avaliar o desempenho real frente ao previsto no planejamento, possibilitando a ação corretiva, realimentando, alterando, atualizando o plano. O controle pode assumir vários significados, como função restritiva e coercitiva, coibir ou limitar desvios indesejáveis, manipulação, controle social, como sistema automático de regulação, como função administrativa, tendo fases do controle, estabelecimento de padrões ou critérios, observação do desempenho, comparando com o padrão estabelecido e ação corretiva.

Definição 2: O controle constitui a última das funções administrativas, vindo depois do planejamento, da organização e da direção.

A função administrativa de controle está relacionada com a maneira pela qual os objetivos devem ser alcançados através da atividade das pessoas que compõem a organização.

Por fim, o controle serve para que tudo funcione da maneira certa e no tempo certo. O controle é algo universal, todas as atividades humanas, quaisquer que sejam, sempre fazem uso do controle, consciente ou inconscientemente.

A essência do controle reside em verificar se a atividade controlada está ou não alcançando os resultados desejados. Através da função de controle, o administrador assegura que a organização e seus planos estejam na sua trilha certa. O objetivo do controle é indicar quando, quanto, onde e como se deve executar a correção. A ação corretiva é a tomada a partir dos dados quantitativos gerados nas três fases anteriores do processo de controle.

Definição 3: Modelo de controle de gestão para a pequena empresa como garantia da qualidade na prática da gestão da pequena empresa o controle acontece informalmente e em muitos casos continua sendo informal mesmo à medida que a empresa vai crescendo. Porém, ele somente tem condições de efetuar controle visual eficaz de seu patrimônio enquanto o movimento dos negócios é pequeno.

Esta observação empírica se confirma através dos estudos de Adizes (1990) sobre o ciclo de vida das organizações. Esse autor afirma que no início de qualquer organização o proprietário executa sozinho boa parte das atividades de controle, e que à medida que a empresa vai crescendo, avançando nas fases do ciclo de vida, obrigatoriamente terá de delegar responsabilidade e adotar controles e procedimentos formalizados para que possa continuar crescendo. Portanto, o modelo propõe um processo de controle de gestão para as fases iniciais do ciclo de vida das empresas

Depois passa pela avaliação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com