TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO ADMINISTRATIVO: CONTROLE DA AÇÃO EMPRESARIAL

Tese: PROCESSO ADMINISTRATIVO: CONTROLE DA AÇÃO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  Tese  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 2

PROCESSO ADMINISTRATIVO: CONTROLE DA AÇÃO EMPRESARIAL.

A administração e o processo de consecução dos objetivos organização de uma maneira eficiente, eficaz, e isso é possível por meio de planejamento, das organização, da liderança e do controle dos recursos organizacionais (CARAVANTES; PANNO; KLOECKNER, 2005).

No quadro 1.1 temos uma breve descrição de cada uma das quatro atividades do processo administrativo.

• Planejamento : Definição dos objetivos e das metas. Estabelecimentos dos meios para alcançá-los.

• Organização: Estabelecer as atividades a serem desenvolvidas. Determinar as pessoas para a realização. Alocar os recursos. Devinir a estrutura organizacional.

Controle: Acompanhar o desenvolvimento dos processos, verificar se os objetivos serão antigidos, ações corretivas.

Planejamento

Para as organizações alcançarem tudo o que esperam e almejam é necessário planejar. Somente analisando o presente e pensando no futuro que se pode estabelecer algo mais concreto. As organizações não devem trabalhar com base na imprevisão, pois para atuarem de forma eficientes e eficiaz é necessário estabelecer aonde se quer chegar, de que forma, quando e como?

Vejamos algumas definições sobre qual a função do planejamento:

O processo de planejamento é a ferramenta para administrar as relações como o futuro. É uma aplicação especifica do processo de tomar decisões que procuram, de alguma forma, influenciar o futuro, ou que serão colocadas em práticas no futuro, são desições de planejamento.(MAXIMIANO,2004, p. 138)

Planejamento compreende a definição das metas de uma organização, o estabelecimento de uma estratégia global para alcançar essa metas e o desenvolvimento de uma hieraquia de planos abragentes para integrar e condenar as atividades. Diz respeito, portanto, ao fins (o que será feito) e também aos meios (como será feito) (ROBBINS,2003, p.116).

Vemos, estão, que o planejamento não está relacionado somente com o presente, mas principalmente com o futuro, pois as decisões que serão tomadas no processo de planejamento estão voltadas para o futuro, planejar significa que os administradores pensam antecipadamente em seus objetivos e ações, e que seus atos são baseadas em algum método, plano ou lógica, e não palpites.

Administração não pode ser feita na base do "achômetro": acho que vamos conseguir!

Um dos itens de mais destaque no planejamento é o estabelecimento de objetivos e metas.

Resultante do processo de planejamento surge a necessidade da formulação de um plano. O plano é as atividades e ações para realizar os objetivos estabelecidos no planejamento.

Assim como planejamento abrange os três niveis organizacionais, os planos também o fazem. Maximiano (2004, p. 153) apresenta os três tipos de plano elaborados pelas organizações:

I. Planos estratégicos: Definem a missão, o futuro e as formas de atuar no ambiente (produto e serviços, cliente e mercado, vantagens competitivas), bem como os objetivos de longo prazo.

II. Planos funcionais ou administrativos: Definem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com