TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO ADMINISTRATIVO: ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO, CONTROLE E ADMINISTRAÇÃO DA AÇÃO EMPRESARIAL

Por:   •  4/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.346 Palavras (14 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 14

ANHANGUERA EDUCACIONAL

ADRIANA GOBIRA NUNES – RA: 2981574645

ALINE THIER SCHWOCHOW – RA: 2951588886

KARINA PEREIRA CALDAS – RA: 2983560096

MAXIANE MACHADO TEIXEIRA – RA: 9895338838

PROCESSO ADMINISTRATIVO: ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO, CONTROLE E ADMINISTRAÇÃO DA AÇÃO EMPRESARIAL

Trabalho desenvolvido para a disciplina Processos Administrativos, apresentado à Faculdade de Administração da Anhanguera Educacional como exigência para avaliação na Atividade Prática Supervisionada, sob a orientação do Professor Eduardo Cristello.

RIO GRANDE

JUNHO – 2015

OBJETIVO DO DESAFIO

O objetivo deste desafio está em identificar as causas do problema, gerar um sentimento de mudança e, principalmente, envolver as pessoas e processos em uma mudança para que o resultado de tal investimento e expectativa seja renovação, melhoria e crescimento.

Para o aluno, preparar-se para este desafio está diretamente relacionado ao mercado de trabalho em inúmeros problemas que incontáveis pessoas enfrentam nos processos e na falta de gestão de pessoas, resultando em operações desastrosas ao crescimento da empresa.

Na primeira etapa, foi importante entender o universo que envolve externamente uma empresa; e que o mapeamento ambiental (sondar o ambiente e colher informações para reduzir incertezas) é o primeiro passo para um planejamento eficaz.

Agora, ao longo do trabalho, vamos entender que o Planejamento é a primeira função administrativa e vamos determinar quais os objetivos que devem ser atingidos e como fazer para alcançá-los, pois nenhuma empresa pode trabalhar na base do improviso. É importante que se compreenda que a Organização é a função administrativa ligada ao ato de organizar, estruturar e integrar recursos e departamentos incumbidos de sua administração, estabelecendo suas atribuições e interrelações.

Posteriormente, veremos que o papel da Direção é acionar e dinamizar a empresa; e como uma das funções administrativas, está relacionada com colocar as pessoas em ação.

E, finalmente, finalizando a atividade, veremos que o Controle, como função administrativa, tem a finalidade de assegurar que os resultados daquilo que foi planejado, organizado e dirigido se ajustem tanto quanto possível aos objetivos estabelecidos.

PROCESSO ADMINISTRATIVO: ORGANIZAÇÃO DA AÇÃO EMPRESARIAL

1. DEFINIÇÃO DO PÚBLICO ALVO PARA A EMPRESA

Como nos referimos na atividade anterior (etapa 1), a Cafeteria “AWA’s Coffee”, tem o intuito de se tornar um local de referência, como foi estabelecido na visão que se adotou para a empresa:

Em dois anos devemos nos tornar uma cafeteria de referência com relação ao atendimento, inovando a cada dia na qualidade dos nossos serviços.

Em até cinco anos, a cafeteria AWA’s Coffee será o espaço ideal e de referência para reuniões descontraídas, pequenos eventos e jantares de formatura ou casamentos, tendo seu espaço ampliado para comportar até cem pessoas.

Sendo assim, podemos definir nosso público alvo ideal como as pessoas de ambos os sexos, das classes: média classe média, alta classe média, baixa classe alta e alta classe alta . A faixa etária a ser atingida é da população economicamente ativa, entre os 18 e 60 anos mais precisamente, é o que buscamos alcançar.

Uma vez que a Cafeteria pretende se tornar um espaço para eventos, buscamos pessoas que estejam para se formar, para casar, ou então, empresas que desejam um espaço para alguma confraternização ou um local para palestras e treinamento de seus funcionários.

2. ORGANOGRAMA DA EMPRESA

Tendo em vista a falta de recursos financeiros, manteremos a equipe (2 atendentes e 1 que prepara os pedidos), sem demitir ou admitir ninguém. Entretanto, o proprietário deverá assumir algumas outras funções, que o ajudarão a se integrar com a equipe e a conhecer todo o seu negócio.

2.1 Funções do proprietário

O proprietário continuará responsável pelo pagamento das contas e negociar com os fornecedores, bem como pela contratação e demissão de funcionários. Todavia,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)   pdf (79.2 Kb)   docx (25.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com