TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Administrativo: Direção da ação empresarial

Tese: Processo Administrativo: Direção da ação empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  Tese  •  2.134 Palavras (9 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 9

Etapa 3 - Passos de 1 a 3.

Aula-tema: Processo Administrativo: Direção da ação empresarial.

A função administrativa de direções no nível institucional da empresa é a responsável pela condução e pela orientação da ação empresarial por meio da direção das atividades realizadas em todas as áreas e níveis da empresa. Funções predominantes voltadas para o desempenho das pessoas ao seu redor.

A direção depende dos sistemas de administração existentes na empresa e varia em quatro sistemas.

1. Sistema autoritário e coercitivo é um sistema administrativo forte autocrático, forte, coercitivo e arbitrário, e que controla rigidamente todos os acontecimentos dentro da empresa é o sistema mais duro e fechado;

2. Sistema autoritário-benevolente é um sistema autoritário, porém mais suave que o sistema 1 e menos rígido;

3. Sistema consultivo é um sistema com maior pendência para o lado participativo do que para o lado autocrático e impositivo. Representa um gradativo abrandamento da arbitrariedade organizacional;

4. Sistema participativo é um sistema administrativo democrático por excelência é o mais aberto de todos os sistemas.

Em alguns casos, verifica-se a coexistência dos quatro sistemas em diferentes áreas e níveis da mesma organização. Tudo isso depende da cultura organizacional. Ela pode ser percebida em três níveis de profundidade:

1º nível da cultura corporativa são Artefatos. Que são todas as coisas, que no conjunto definem uma cultura e revela como a cultura lhes dá atenção, é o nível mais superficial, visível e perceptível;

2º nível da cultura corporativa são Valores Compartilhados. Que são os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e definem razões pelas quais elas fazem algo;

3º nível de cultura corporativa são Pressuposições Básicas. Que são crenças inconscientes, as percepções, os sentimentos e as pressuposições dominantes e nos quais os membros da organização acreditam.

A gestão participativa esta substituindo rapidamente a velha gestão autocrática do passado. E ela utiliza amplamente o conceito de empowerment no sentido de dar importância e autonomia as pessoas. Para tanto os administradores precisam utilizar alavancadores do empowerment.

A função administrativa de direção no nível intermediário recebe o nome de gerência e se incube de dirigir o comportamento das pessoas para o alcance dos objetivos empresariais. A gerência é uma atividade voltada para as pessoas e se fundamenta na motivação, liderança e na comunicação. Todo comportamento humano é causado, motivado e orientado por objetivos pessoais e pode ser explicado por meio do ciclo motivacional: equilíbrio interno, estímulo ou incentivo, necessidade, tensão, comportamento ou ação e satisfação da necessidade ou frustração ou ainda compensação por meio de outro comportamento derivativo. As necessidades humanas estão dispostas em uma hierarquia;

O estado motivacional das pessoas produz o clima organizacional reinante na empresa. O segundo aspecto importante da gerência é a liderança, ou seja, a influência interpessoal exercida em uma situação e dirigida por meio de processo de comunicação humana para o alcance de objetivos específicos.

A liderança pode ser explicada pelos traços de personalidade do líder ou por estilos de liderança (autoritária, liberal e democrática ou liderança centrada na tarefa versus liderança centrada nas pessoas) , por certas habilidades gerenciais básicas

A função administrativa de direção no nível operacional é denominada supervisão. Recebe o nome de supervisão de primeiro nível para reforçar o fato de se tratar do escalão administrativo mais baixo e elementar dentro da hierarquia da empresa. A supervisão de primeiro nível trata da direção do trabalho de todo o pessoal incumbido da execução pura e simples das tarefas e operações localizado no nível operacional. As atribuições do pessoal não-administrativo envolvem apenas execução de tarefas e operações. A supervisão de primeira linha ou supervisão de primeiro nível, ou simplesmente supervisão, apresenta características que tornam esse nível bastante singular dentro da organização da empresa: o supervisor depende da pericia técnica, ou seja, ele precisa conhecer o trabalho realizado pelos subordinados; o supervisor precisa comunicar-se em duas linguagens diferentes: para cima ele precisa entender-se com valores e pontos tipicamente administrativos e para baixo precisa entender-se com o pessoal de execução e de operação; o supervisor sofre com uma crise pessoal de identidade, pois esta ao mesmo tempo orientado para a tarefa e para as relações; sua autoridade é restrita e sofre pressões tanto de cima (por parte dos superiores) quanto de baixo(por parte dos subordinados); o supervisor representa a administração da empresa diante do pessoal de execução. Muitas vezes, o supervisor é visto como um homem-chave na hierarquia administrativa; outras vezes, uma pessoa no meio nem administrador nem executor- um homem marginal sem participação nas principais decisões ou, ainda, simplesmente um operário melhorado. Contudo, e apesar das enormes variações ao redor dessa singular figura, o supervisor é uma importantíssima peça na direção da ação empresarial.

Alem do mais, o supervisor precisa trabalhar em equipe e com equipes. Para tanto, deve saber construir e formar equipes com meios para alcançar excelência no desempenho.

Etapa 4 - Passos de 1 a 3.

1. INTRODUÇÃO

O controle define os padrões para medir desempenho, corrigir desvios ou discrepâncias e garantir que o planejamento seja realizado.

O controle é a função administrativa na qual a organização avalia suas realizações contidas no planejamento com o objetivo de mensurar, monitorar e acompanhar o sucesso ou fracasso de suas atividades.

Por esta definição, percebe-se que o planejamento e o controle estão intimamente ligados. Enquanto o primeiro estabelece o que fazer e como fazer, o segundo cria os meios pelo qual será feita a avaliação de como estão sendo feitas as atividades para a realização dos objetivos e metas organizacionais.

O controle propicia a mensuração e a avaliação dos resultados da ação empresarial obtida a partir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com