TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL GESTÃO DE FINANÇAS E TRIBUTOS

Por:   •  11/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  987 Palavras (4 Páginas)  •  15 Visualizações

Página 1 de 4

ORGANIZAÇÃO PARANaENSE DE ENSINO TÉCNICO – OPET

TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

GESTÃO DE FINANÇAS E TRIBUTOS

ESTUDO DE CASO “EMPRESA ALFA”

ADELCIO ANTONIO LOPES PEREIRA

ALINE MACHADO ALBINO

ANDERSON LUIZ TESSARI

LISANEIA RODRIGUES DA SILVA

RENAN HENRIQUE SANTOS BARROS LACERDA JOSEFI

Curitiba

2019


Análise Vertical

A Análise Vertical busca medir a eficiência da administração da empresa, com relação à redução de custos e despesas, e à alocação dos recursos.

Ao analisar a variação do valor de cada conta da Empresa Alfa, em relação ao valor base e aos períodos de 31/12/2005 e 31/12/2010, observamos:

  • um aumento  de 4,3% no Ativo Circulante de um período para outro, sendo que essa conta representa 64,3% do Ativo Total, com concentração em estoques e duplicatas a receber (58%);
  • em contrapartida, uma redução de 4,3% no Ativo Permanente, representando o percentual de 35,7% do Ativo Total, concentração em imobilizado (47,2%);
  • um aumento de 5,4% no Passivo Circulante, correspondente a um percentual de 55,4% do Passivo Total, concentração em fornecedores e empréstimos bancários de curto prazo (45,4%);
  • um aumento significativo do Exigível a Longo Prazo, variando de 0% para 9,4% do Passivo Total, concentrado em financiamentos; e
  • uma redução do Patrimônio Líquido em 14,8%, findando 2010 com o percentual de 35,2% do Passivo Total.

Portanto, de um período para o outro, houve migração de 14,8% de Capital Próprio para Capital de Terceiros (Passivo Circulante + Exigível a Longo Prazo). O Capital de Terceiros passou de 50% para 64,8%.

Houve um grande aumento no endividamento da empresa (13,2%), com concentração em Empréstimos de Curto Prazo, que somam 26,8% do Passivo Total, contra 9,4% de Financiamentos de Longo Prazo.

O percentual de Imobilizado diminuiu em 2,8%, desproporcional ao aumento do valor de Financiamentos, o que leva a crer que esses recursos não foram destinados exclusivamente para investimento na área.

Como houve aumento no estoque, presume-se que parte do capital de terceiros foi investido nessa conta.

O Custo das Mercadorias (matéria prima, mão de obra, etc) permaneceu estável (66,7% da Receita Líquida) e o Lucro Operacional também (14,6%).

As Despesas Financeiras (remuneração ao capital de terceiros) aumentaram, representando 6,8% da Receita Líquida em 2010. Com isso, o percentual de Lucro Líquido e o valor do Lucro por Ação sofreram queda.


Análise Horizontal

A Análise Horizontal sinaliza tendências, variações de receitas e despesas de um período para outro, com o objetivo de avaliar o crescimento da empresa e o melhor momento para se investir nela.

Na análise da evolução das contas ao longo do tempo, pelo dados apresentados nas demonstrações contábeis da Empresa Alfa de 31/12/2005 e 31/12/2010, verificamos que:

  • o Ativo Total cresceu em 90,5% e o Ativo Permanente não acompanhou esse crescimento, alcançando apenas 70%;
  • o Estoque teve incremento de 116,7%, o que contribuiu para o crescimento do Ativo Circulante em 104,2%;
  • o Passivo Circulante teve crescimento superior (111%);
  • o Exigível a Longo Prazo teve uma alta significativa, passando de R$ 0,00 para R$ 1.800,00;
  • houve crescimento inferior de 34% no Patrimônio Líquido;
  • as Despesas Financeiras cresceram em 144,6% de um período para o outro; e
  • apesar dos 10% de elevação na Receita Líquida, o Lucro Líquido apresentou um déficit de 25,9% com relação ao período anterior.

A queda no percentual de lucro se explica pelo aumento do endividamento da empresa, principalmente dos empréstimos de curto prazo, que compõem a maior parcela dos exigíveis bancários, e que geram o pagamento de juros mais altos. Apesar da escolha por fontes de financiamento com prazos mais longos, a empresa ainda possui um endividamento significativo no curto prazo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (147 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com